Jucerja promove encontro para a desburocratização de negócios, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Representantes de vários municípios da região se reuniram nesta terça-feira, dia 13, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), no Aterrado, para o evento de desburocratização e desenvolvimento econômico como ferramenta. O objetivo do evento, promovido pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), é fazer a apresentação das facilidades relacionadas aos processos de registro e licenciamento empresarial via Sistema de Registro Integrado (Regin). Visou ainda incentivar os funcionários públicos e outros profissionais a usarem as ferramentas que facilitam a emissão do alvará online.

Segundo informou o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso Júnior, durante o evento teve apresentação das entidades que compõem a Caravana e importante depoimento do prefeito de Quatis, Bruno de Souza. Aconteceu ainda, de acordo com Velloso, a assinatura da carta de intenções para a implantação do projeto Simplifica Médio Paraíba.

O evento na CDL-VR para a apresentação dos processos de registro e licenciamento empresarial via Regin

UMA DAS PRIMEIRAS

Velloso lembrou que, Volta Redonda foi uma das primeiras a implantar o sistema de desburocratização eletrônico, que facilita as empresas na hora na emissão do alvará. Ressaltou que o que demorava meses, atualmente é feito em poucas horas. Garantiu o presidente que é uma conquista importante, pois abre as portas para o desenvolvimento econômico do município. E assim, abre também espaço para a adesão de outras cidades, como já ocorre. “Através do sistema tem a integração dos municípios com os órgãos de licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, Secretaria de Estado, cartórios, e outros. Todos os parceiros através do Regin se comunicam para licenciamento e a emissão do alvará de forma mais rápida”, disse Velloso, lembrando que a rede já contra com a participação de 53 municípios. Lembra que o mapa da integração já é um grande avanço, mas pretende chegar mais longe.

Vale lembrar que Volta Redonda já faz parte das administrações municipais do Estado do Rio de Janeiro que já emitem o Alvará Eletrônico, online. Na região, apenas três cidades, incluindo Volta Redonda, emitem o alvará eletrônico.

MELHORA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães destacou que a melhora do ambiente de negócios favorece a geração de empregos. “Aqui estamos expandindo, com todos os municípios do Médio Paraíba, as boas praticas de desburocratização na abertura de empresas no município de Volta Redonda e que tem gerado um ganho na geração de emprego”, disse Joselito.

No evento foi destacada a importância das cidades estarem, cada dia mais, integradas e num avançado nível de desburocratização. Representando Resende, a assessora executiva da Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo, Yara Puello disse que eles tiveram três agentes de desenvolvimento nomeados no município. “Trouxemos um processo muito interessante de desburocratização e desenvolvimento com avaliação desses agentes e a criação da rede. A gente tem trocado informações sobre a importância em facilitar a abertura de empresas na cidade”, pontuou.

Além do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, estiveram presentes no encontro o representante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Capitão Davi, o Secretário de Desenvolvimento de Volta Redonda, Joselito , o  subsecretário de Meio Ambiente do Estado Sergio Mendes,  o assessor do presidente da Jucerja, Delmir Custódio, entre outros representantes das cidades que fazem parte da Rede de Agentes, como representantes de outras cidades, entre elas Itatiaia, Rio Claro, Pinheiral. Todos aprovaram a iniciativa da Jucerja. Além de Volta Redonda, fazem parte da Rede de Agentes Barra Mansa, Barra do Piraí, Porto Real, Resende e Vassouras.

No final do evento, foram entregues exemplares do Painel Municipal feito em parceria entre a Jucerja e o Sebrae-RJ.

Deixe um Comentário