Prefeituras se preparam para vacinar pessoas com comorbidades

0

SUL FLUMINENSE

Algumas cidades da região já estão vacinando contra a Covid-19 a população de 60 anos, que é a última idade da 2ª fase do cronograma de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A 3ª fase, segundo a SES, é para a população com comorbidades. Os municípios que já estão quase finalizando a segunda fase são: Itatiaia, Barra Mansa, Porto Real e Resende. Apenas Itatiaia já preparou o cronograma para a 3ª fase, e já tem quase 400 pessoas cadastradas para receberem as doses.

Porto Real atualmente está imunizando idosos de 61 e 62 anos. A divulgação da fase três acontecerá somente após a conclusão da fase dois. Contudo, mesmo sem uma data definida, a Secretaria de Saúde através das equipes nas Unidades de Saúde da Família (USF), está fazendo um levantamento sobre o número de pacientes que atendem as definições previstas para a 3ª fase da vacinação.

Questionada pelo a Voz da Cidade, a prefeitura de Barra Mansa informou que é preciso receber as vacinas, que estão em atraso, para definir as próximas etapas. Já Resende não respondeu até a publicação desta edição.

Em Itatiaia a Secretaria de Saúde deu início ao cadastro de moradores de 18 a 59 anos com comorbidades no dia 20 de abril. O primeiro passo para receber a dose da vacina, é preencher um cadastro, disponibilizado, no site da Prefeitura (itatiaia.rj.gov.br ). A nova fase terá início no dia 3 de maio, imunizando primeiramente pessoas com obesidade mórbida. Os moradores desse grupo, que já realizaram o cadastro no site da Prefeitura, devem ir à Sala de Vacinação na data marcada para receber a dose da vacina. Mulheres devem ir na parte da manhã, de 9h às 11h e homens, na parte da tarde, de 13h30 às 15h30.

Quem poderá vacinar

Segundo o Plano Nacional de Imunização, nesta fase, serão imunizadas pessoas com: diabetes, hipertensão pulmonar ou arterial resistente, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular (incluindo Doença de Parkinson), doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Deixe um Comentário