Prefeitura realiza ações de combate à dengue neste final de semana em Resende

0

RESENDE

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti a prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ligado à Secretaria de Saúde do município, promove ações educativas no município neste final de semana. Neste sábado, dia 19, a mobilização será no Calçadão do bairro Campos Elíseos, principal Centro comercial da cidade. Já no domingo, dia 20, as atividades acontecem na Feira Livre da Beira Rio, no bairro Jardim Jalisco.

Neste sábado, as equipes realizarão, no período de 9 às 14 horas, uma ação educativa com orientação e panfletagem. Já no domingo, a mobilização na Feira Livre será das 8 às 14 horas. A tenda montada em frente ao Parque das Águas contará com brincadeiras infantis, mostra de materiais reaproveitáveis, orientação, laboratório com exposição de larvas dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya, e ainda terá ponto de atendimento para reclamações e dúvidas sobre o combate à dengue.

Laboratório com de larvas dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya estará exposto-Raimundo Brasil/PMR

O secretário de Saúde, Jayme Neto destaca que a iniciativa via a conscientização para que a população saiba sobre os cuidados, prevenção e os perigos que os criadouros do mosquito Aedes aegypti podem causar e trazer para o município. “Neste período de novembro aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor Aedes devido às chuvas ou também ao acúmulo de água.  A conscientização sobre o combate à dengue deve começar desde cedo, pois o Aedes é causador de outras doenças como a chikungunya e a zika. Os cuidados devem ser feitos regularmente, como não deixar água parada em recipientes e colocar areia nos vasos de plantas”, explica Neto.

DIA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE

Vale destacar que foi instituído pela Lei n°12.235/2010 como o Dia Nacional de Combate à Dengue, no penúltimo sábado do mês de novembro. O objetivo da data é mobilizar iniciativas do poder público para realização de ações voltadas ao combate à doença.

A população também pode fazer sua parte no combate à dengue. Em 10 minutos semanais já é possível eliminar os focos do mosquito como: limpeza de quintais e recipientes como pneus e garrafas, que possam ter acúmulo de água parada; manter a caixa d’água tampada; colocar areia nos vasos de plantas; limpar calhas; cobrir piscinas. A rotina de cuidados deve ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Deixe um Comentário