Volume de serviços prestados no Estado do Rio cresce 3% em março

0

ESTADO

O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro cresceu 3% em março, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Na passagem de fevereiro para março, o crescimento foi de 1,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o IBGE aponta que o principal impacto positivo, entre os estados, foi o do Estado do Rio de Janeiro: 4%.

De acordo com o governador Cláudio Castro. Setor de serviços é o que mais gera empregos. “Essa expansão registrada pelo setor está relacionada à abertura de novos negócios no nosso estado, que, apenas nos primeiros quatro meses do ano, já ultrapassaram a casa dos 24 mil, e aos milhares de postos de trabalho criados no período. O setor de serviços é o que mais emprega no estado e no país, e funciona como um indicador do desempenho da economia fluminense. Mais empregos significam mais renda e maior consumo”, comenta.

Ainda de acordo com o IBGE, em relação às áreas do setor de serviços que tiveram crescimento em relação a março de 2023, o principal resultado positivo ficou com o segmento de informação e comunicação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, comenta que os demais avanços vieram dos serviços prestados às famílias e dos profissionais, administrativos e complementares. “A pesquisa mostra também que, na comparação interanual, o resultado do Rio de Janeiro ficou bem acima da média do país, que foi de -2,3%, e do resultado nacional na comparação mensal (0,4%). O setor de serviços tem grande peso na economia fluminense e seu crescimento é um indicativo de progresso socioeconômico”,  destaca.

Fórum do Lide em Nova Iorque

O crescimento de 33% da indústria fluminense em 2023 e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil foram destaques no Fórum Lide, que reuniu empresários brasileiros e americanos em Nova Iorque. No painel As opções no Brasil para novos investimentos internacionais, o governador Cláudio Castro apresentou os benefícios concedidos pelo RJ para o setor. No primeiro bimestre de 2024, o número de empresas industriais interessadas em abrir ou ampliar seus negócios no Estado do Rio dobrou em relação ao mesmo período de 2023. “Houve melhoria do ambiente de negócios, com os incentivos fiscais que concedemos às indústrias com interesse em investir no estado. Apenas nos dois primeiros meses do ano, o aumento de 125% no quantitativo desses benefícios representa negócios que somam em torno de R$ 46 milhões. E nos próximos cinco anos, a análise de incentivos pode gerar cerca de R$ 1,7 bilhão em investimentos, que serão responsáveis pela geração de milhares de novos empregos para a população fluminense”, explica.

 

 

Deixe um Comentário