Prefeitura intensifica fiscalização de medidas de segurança contra Covid-19 em Resende

0

RESENDE

A fiscalização de estabelecimento comerciais, para verificar o cumprimento das medidas de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) estabelecidas no município estão sendo intensificadas. Nos últimos dois meses, 119 estabelecimentos foram notificados durante as ações. As operações de fiscalização são realizadas em conjunto e ocorrem diariamente, através de uma parceria entre a Divisão de Fiscalização de Posturas da prefeitura, Guarda Civil Municipal e, em alguns casos, com apoio de policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM).  As ações seguem um critério estratégico, visando atingir os locais com maior concentração de estabelecimentos comerciais, além de espaços públicos e de promoção de lazer.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Cesar Laurindo, os principais atos fiscalizados estão previstos em decreto municipal. O uso de máscara, o limite de 50% da ocupação para evitar aglomerações em determinados estabelecimentos comerciais e o cumprimento do horário de funcionamento são algumas das regras. Ele explica inda que a fiscalização é essencial exatamente para manter os estabelecimentos em funcionamento, sem a proliferação da doença. “São trabalhadores exercendo atividades econômicas de grande importância, porém é imprescindível que cumpram as determinações para preservar a saúde da população e para evitar que o município fique numa situação crítica com a Covid-19. As abordagens são feitas com toda humanidade e respeito possíveis, mas prezando sempre pelo bem comum, com uma missão importante”, explicou o comandante.

Uso de máscara, limite de ocupação no comércio e o horário de funcionamento são algumas das regras fiscalizadas-Carina Rocha/PMR

Durante a abordagem, a equipe também verifica a documentação dos estabelecimentos, podendo constatar irregularidades. Os locais com pendências são notificados e deverão se regularizar junto à gestão municipal. Os donos dos estabelecimentos recebem orientações sobre o último decreto da Prefeitura e sobre cuidados contra a Covid-19.

A fiscalização não se restringe aos estabelecimentos comerciais. As equipes também percorrem espaços públicos e de promoção do lazer, como quadras e campos de futebol. Nestes locais, os agentes verificam se não há formação de aglomerações e também conta com a colaboração da população, visando manter os cuidados contra o novo coronavírus.

error: Conteúdo protegido !