Prefeitura de Vassouras reajusta em 56% piso dos agentes de saúde

0

VASSOURAS

A Prefeitura de Vassouras reajustou, em 56%, o salário dos Agentes de Combate à Endemias e Agente Comunitário de Saúde. A medida contempla 109 profissionais da saúde – sendo 83 Agentes Comunitários e 23 Agentes de Endemias – cujos vencimentos passam de que passam de R$ 1.550,00 para R$ 2.424,00.

A medida, autorizada pelo prefeito Severino Dias, ocorre em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde, nº 2.109, de 30 de Junho deste ano, que estabelece o piso desses profissionais.

“É um reajuste mais do que merecido. Sabemos a importância desses profissionais no dia a dia da nossa comunidade. Nosso governo tem com foco melhorar a cada dia a qualidade de vida dos vassourenses e de todos que trabalham para alcançar esse objetivo. Acolher essa categoria é nossa responsabilidade e fico muito satisfeito em poder conceder um aumento que realmente fará a diferença no bolso dos colaboradores”, ressaltou o prefeito.

Na decisão do MS a importância da criação do programa de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias também ganhou destaque. O órgão lembra que esses profissionais são legados do Sistema Único de Saúde, com a implantação de políticas públicas que possibilitam o acesso à saúde por parte da população mais carente e vulnerável, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias.

A vice-prefeita, Rosi Silva, também exaltou a medida para valorização dos profissionais e ressaltou os avanços da saúde no município.

“A saúde de Vassouras é referência na região e temos que agradecer a cada um que contribui para que isso seja possível. Nossos agentes fazem um trabalho excepcional e merecem esse reajuste. Ao lado do prefeito Severino, estamos realizando um governo que tem avançando na estrutura física da saúde municipal e ampliando os atendimentos para a população”, disse Rosi.

A importância da atuação desses profissionais e a proximidade deles com a população foi ainda destacada pela secretária de Saúde, Larissa Vieira. A secretária enfatizou a atuação desses profissionais junto a comunidade.

“Os agentes prestam serviços importantes e essenciais à população, são esses profissionais que mais conhecem a saúde do povo, com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. Eles são atores importantes para a obtenção de resultados positivos na saúde da população”, concluiu.