Prefeitura de Barra Mansa inaugura primeira clínica veterinária municipal

0

BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) a primeira clínica veterinária do município. A unidade, situada na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa, está estruturada para realizar dez cirurgias de castração/dia de cães e gatos de pequeno porte e 15 consultas/dia.

O evento contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima, do deputado federal Delegado Antonio Furtado, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Afonso Sales, o Paulo Chuchu, dos secretários da administração pública do município, dos vereadores Marquinho Pitombeira, Renatinho, Daniel Maciel, Elias da Corbama, Luis Antônio Cardoso, Gilson Poxa Vida e do ex-deputado estadual Ademir Melo. Também prestigiaram a solenidade representantes das ONGs Arca de Noé, APA, Late e Mia e Planeta dos Animais.

Rodrigo Drable lembrou que a clínica foi idealizada há cerca de três anos, em parceria com as ONGs. “Fizemos uma reunião e na época detalhamos a situação precária que a saúde do município vivia. Nos comprometemos em solucionar questões prioritárias, como a reabertura da UPA Centro, a reestruturação das unidades de saúde e do serviço de atendimento domiciliar, além da Clínica de Hemodiálise. Conseguimos equacionar os problemas existentes e fizemos um trabalho de base essencial para que pudéssemos obter, nos dias atuais, os resultados do combate ao coronavírus”.

O chefe do Executivo afirmou ainda que a clínica é o primeiro passo para o tratamento dos animais. “Ela foi construída em uma área pública para que permaneça independente de mudanças de governo. Esse equipamento público atende aos anseios das ONGs, a lei de 2014 do ex-vereador Pissula e do presidente do legislativo Paulo Chuchu”.

No evento, o deputado Antonio Furtado, que é um defensor da causa animal, anunciou que incluiria emendas na Câmara Federal com a finalidade de ajudar na manutenção da unidade.

A Clínica Veterinária funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas. Devido à Covid-19, os serviços devem ser agendados previamente pelo telefone (24) 3324-7917.

Neste primeiro momento as cirurgias de castração são destinadas ao atendimento das demandas apresentadas pelas ONGs cadastradas junto à prefeitura. A finalidade é reduzir os animais em situação de abandono nas ruas de Barra Mansa e simultaneamente, estimular o processo de adoção de cães e gatos.

A veterinária responsável pela clínica, Rafaela Cristina Silva Costa, disse que antes da realização do procedimento cirúrgico o animal será submetido a uma avaliação para verificar sua aptidão e condições de saúde. Informou também que as cirurgias acontecem sempre no período da manhã. “Assim, após o período inicial de recuperação, o animal será liberado. Reservamos a parte da tarde para essa recuperação e a realização de consultas emergenciais gratuitas, vacinação e coleta de sangue”, detalhou.

A clínica tem 70 metros quadrados e além do atendimento cirúrgico e clínico, oferecerá vacinação e exames para detectar a leishmaniose em cães e esporotricose em gatos. Os profissionais também vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir, assim, para a promoção da guarda responsável dos animais.

error: Conteúdo protegido !