Aplicativo eSocial Doméstico simplifica o contrato de trabalhadores

0

SUL FLUMINENSE

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira, dia 13, o aplicativo eSocial Doméstico, que vai simplificar a vida de quem contrata trabalhadores domésticos. Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Receita Federal, o Serpro e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o novo aplicativo vai possibilitar que o empregador faça o registro de empregados e o gerenciamento da folha de pagamento a partir de qualquer smartphone ou dispositivo móvel.

O coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, Altemir de Melo, afirmou que reduz custos e amplia a agilidade nos procedimentos.“Estamos aprimorando o eSocial para diversas plataformas. O App do empregador doméstico vem para facilitar ainda mais a vida de todos. É mais agilidade, transparência, redução de custos e segurança jurídica para a relação de trabalho do trabalhador doméstico”, avalia.

O App pode ser baixado nos smartphones com sistema Android ou iOS – Idelfonso Pinheiro

Na prática, a tecnologia permite que o empregador doméstico possa fechar a folha mensal do seu empregado direto do smartphone em qualquer lugar que esteja. “Todo o procedimento pode ser iniciado e concluído em poucos minutos. Também é possível fazer, no próprio celular, o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) no aplicativo do banco de preferência”, explica o Coordenador-Geral de Governo Digital Trabalhista do Ministério da Economia, João Paulo Ferreira Machado.

Desde seu lançamento em 2015, o eSocial tem sido aprimorado com a implementação de novas funcionalidades. Em junho deste ano, já havia sido disponibilizada a possibilidade de alterar o responsável pela contratação do trabalhador doméstico no sistema. “O eSocial já vem facilitando a vida de quase 1,5 milhão de empregadores domésticos de todo o Brasil, racionalizando e simplificando o cumprimento de obrigações, além de garantir os direitos trabalhistas e previdenciários do cidadão. O aplicativo é mais um passo dessa evolução e contribui para impulsionar o governo digital no país”, avalia a superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro, Ariadne Fonseca.

FUNCIONALIDADE

O APP eSocial Doméstico permite que o empregador possa realizar a alteração salarial dos empregados, o fechamento e reabertura das folhas de pagamento, a geração das guias de recolhimento e a consulta da situação do pagamento das respectivas guias. O contador Marcelo Pereira adianta que o aplicativo vai agilizar a rotina nos escritórios e também na rotina individual dos patrões. “É uma ferramenta nova que vai nos ajudar nos procedimentos dos clientes. Mas, muitos patrões não terão dificuldade também em utiliza. Ele estará disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos dos smartphones. Para acessar é só usar o CPF e o código de acesso e senha. São basicamente as mesmas informações utilizadas no site”, afirma.

error: Conteúdo protegido !