Prefeitura alerta sobre a segunda etapa da Campanha de Vacinação da Febre Aftosa em Porto Real

0

PORTO REAL

Até o próximo dia 30, os pecuaristas do município podem participar da segunda etapa da Campanha de Vacinação da Febre Aftosa. A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento está alertando os produtores rurais sobre a data.  Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria está disponibilizando aos pequenos pecuaristas, a vacina gratuitamente. Serão imunizados os animais recém-nascidos, até os 24 meses de idade.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. Ela é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.

A doença causa febre e aftas na boca e cascos dos animais, dificultando a alimentação e locomoção. O rebanho atingido fica com a produção de leite e carne comprometida, perdendo valor, o que causa prejuízos econômicos e sociais ao município e ao produtor.

A vacina está disponível na sede da Secretaria, na Rua Professora Júlia Graciani Marassi, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 10 às 15 horas. Para obter a vacina é preciso utilizar máscara facial de prevenção contra a Covid-19 e respeitar o distanciamento social. Além disso, é necessário ter em mãos um documento de identificação e principalmente um isopor com gelo, para servir de recipiente para as vacinas.

Este ano os profissionais não farão a aplicação da vacina nos animais como acontece normalmente, dessa forma, o próprio pecuarista deverá aplicar a vacina no animal.

A Prefeitura recomenda que os produtores rurais podem adquirir a vacina na sede da Secretaria ou em uma loja autorizada. O transporte da vacina deve ser em uma caixa de isopor com gelo. Faça a aplicação de 2 ml na “tábua” do pescoço do animal. Após a aplicação, o pecuarista deve preencher toda a declaração de vacina e enviá-la para o Whatsapp: (21) 98605-1198 ou o email: [email protected].

Deixe um Comentário