Pré-temporada do Resende conta com atividades psicológicas

0

RESENDE

A pré-temporada do Resende Futebol Clube para o Campeonato Carioca 2023 segue a todo vapor, com muitos treinamentos físicos, técnicos, táticos e mentais. O elenco do Gigante do Vale também está promovendo um trabalho psicológico, com o intuito de fortalecer o preparo comportamental e as habilidades socioafetivas dos jogadores do alvinegro. As reuniões acontecem, uma vez por semana, no CT da Pelé Academia, e são conduzidas pela psicóloga do clube, Iara Farias.

Ela falou sobre a importância desse tipo de atividade para os atletas. “O futebol vai além das quatro linhas. É importante que o atleta tenha o seu preparo físico, técnico e tático, mas não podemos deixar de fora a questão do preparo comportamental e das habilidades socioafetivas. É um diferencial para todo e qualquer atleta, independentemente do esporte, pois ele vai saber manejar, da melhor maneira, os conflitos que podem surgir durante a partida e as suas emoções, seja raiva, tristeza ou alegria”, comentou a profissional.

A psicóloga alvinegra ainda explicou que as atividades acontecem em grupo, baseadas nas observações do dia a dia, já que a ideia é utilizar uma perspectiva institucional. Porém, não está descartado o trabalho individual, aquele do modelo clínico, tradicional da psicologia. “Antes de identificar problemas ou questões individuais, o nosso foco é desenvolver e promover saúde dentro do espaço institucional. Trabalhamos toda a equipe de staff, mas com foco principal nos atletas. Nosso trabalho envolve vivencias grupais, com psicologia dos grupos, desenvolvendo sempre a perspectiva coletiva. Mas também realizamos alguns acolhimentos individuais, conversando com os atletas”, destacou Iara.

Ela ainda acrescentou que nesta pré-temporada foram feitas duas atividades psicológicas com todos os jogadores do elenco. Na primeira, um trabalho de integração e apresentação, para que os atletas se conhecessem. “Nesta segunda semana, vamos falar sobre identidade e sobre o processo de construção de coesão em grupo. Vamos trabalhar a árvore da vida, para que possam lançar o olhar para eles mesmo. Depois que construímos as árvores, elas vão virar uma floresta e aí falamos do trabalho coletivo a partir desta ação”, explicou a psicóloga.

Parceria

O trabalho psicológico no Resende teve início em 2020, por meio de uma parceria com a Universidade Estácio de Sá. Ano passado, a psicóloga Iara Farias foi contratada para integrar, de vez, a comissão técnica alvinegra. Além da equipe profissional, as categorias de base do Resende também contam com este auxílio psicológico.

“A parceria veio para desenvolver não apenas a parte profissional e prática, mas gerar conhecimento académico-científico nas áreas mais diversas que o futebol pode trazer, agregando, assim, teoria e prática. Foi um trabalho muito importante, pois gerou frutos e esperamos que possa seguir contribuindo e fortalecendo os jogadores e, principalmente, a instituição”, frisou a profissional.

Deixe um Comentário