Pré-carnaval de Resende registra mais de 4 mil pessoas na Praça da Bandeira

2

RESENDE

O sábado é de muita alegria e diversão em Resende. Após dois dias de folia na semana passada, a programação do Pré-carnaval segue neste hoje e amanhã, dias 23 e 24, com uma extensa programação celebrando o Carnaval que oficialmente ocorre entre os dias 2 e 5 de março. Em Resende, a festa já é garantida e uma mega estrutura de palco, som e iluminação foi montada pela Prefeitura de Resende na Praça da Bandeira (Praça do Trenzinho), altura da Rua Coronel Brasiel, em Campos Elíseos. Neste momento, ao menos 4 mil pessoas prestigiam o evento segundo dados dos organizadores.

A animação tomou conta dos foliões durante o sábado de folia antecipada em Resende

Neste sábado, 23, a folia começou com o esquenta dos blocos às 13 horas. O ponto de encontro foi o Calçadão da Avenida Albino de Almeida tendo como destino a Praça da Bandeira, alguns metros adiante. Alguns blocos tiveram concentração em local distinto e desfilaram por ruas do centro até o local, integrando com os demais participantes da folia antecipada em Resende. A programação totalmente gratuita termina logo mais com a apresentação da Banda Abadah, que subiu ao palco por volta das 19 horas.

Mulher no samba: integrantes do Tamborim de Ouro mostraram talento na bateria

Além dela, o sábado de pré-carnaval contou com a Banda Quartetum Brasil e a bateria dos blocos participantes como o Ki-Beleza, Vai Quem Quer do Ipiranga e Tamborim de Outro. Muito samba e animação com percussionistas bem ensaiados e componentes descontraídos na apresentação. “Eu venho sempre que posso, pois o pré-carnaval é uma festa da família. Deixo os filhos na área infantil com os filhos de outras amigas e dou um pulinho nos blocos, sem medo de ser feliz. A festa é bonita e o clima ajuda com dois finais de semana de folia sem chuvas por aqui, enquanto participei. Tudo de bom”, comenta a auxiliar de escritório Sandra Maria da Penha, do Montese.

PÚBLICO INFANTIL

O Pré-Carnaval de Resende é um evento voltado para toda a família e a programação conta com o ‘Bailinho’. O espaço para as crianças conta com cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, oficina de máscaras, pintura facial, contação de histórias, distribuição de pipocas, além da realização do projeto Árvore do Saber, vinculado a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

No pré-carnaval o samba envolveu o público de todas as faixas etárias na Praça da Bandeira

Quem aproveitou foi a pequena Rafaela Menezes, 9, que fantasiada de Fada da Sorte brincou o carnaval ao lado da mãe, Sabrina Diniz. “Ela pediu pra vir porque as amiguinhas vieram na semana passada. Eu trouxe um pouquinho e ela queria essa roupa de fada. As coleguinhas estão de coelhinhas. Faz parte incentivar a cultura o carnaval sadio entre as crianças. O espaço pra elas é legal, eu gostei e daqui também dá pra cair no samba”, conta a mãe da estudante.

O Espaço Kids foi disputado com os brinquedos infláveis e atrações para as crianças

AÇÃO CONTRA O CÂNCER BUCAL

A folia antecipada neste sábado também marcou a ação da Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), que em parceria com a prefeitura, promoveu ação conscientizando os foliões sobre os riscos de contrair câncer bucal por meio da prática do sexo oral sem a devida prevenção. Para isso, um estande foi montado na área da folia, efetuando a distribuição de preservativos. A Superintendência de Atenção Básica da Prefeitura também aderiu à iniciativa.

As universitárias Amanda Velasques, 19, Iara Batista, 20 e Bruna de Farias, 18, comentaram sobre a ação. O trio fantasiado de ‘Diabinhas’ lembrou que a proteção é fundamental. “É importante frisar que a segurança esta à frente de qualquer ação. O Carnaval proporciona muitas emoções, mas é preciso saber conter a euforia e usar a inteligência e prevenção”, comenta Iara, escolhida como a interlocutora do grupo.

TRÂNSITO ALTERADO

Em virtude do evento o motorista que trafega por Campos Elíseos deve ficar atento, pois existem ruas interditadas momentaneamente e outras onde o fluxo de veículos registra trânsito lento. No acesso do Paraíso sentido Centro, na bifurcação da Avenida Dorival Marcondes Godoy com a Avenida Marechal Castelo Branco e Rua Gulhot Rodrigues, um cartaz adverte que seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, indo para a Rua Luiz Pistarini e, consequentemente, passando pela Rua Coronel Brasiel, o condutor pode encontrar trânsito lento na altura da Praça da Bandeira – no local agentes de trânsito da Guarda Municipal controlam o fluxo de veículos devido a uma faixa de travessia de pedestres (altura da antiga cooperativa de leite).

O Bloco Vai Quem Quer do Ipiranga foi uma das atrações deste sábado no pré-carnaval

No perímetro do evento, os acessos para veículos pela Rua Henrique Sívori e Avenida Nilo Peçanha estão interditados durante a folia. Devido à grande concentração de foliões, o fluxo pela Rua Alfredo Whately foi fechado desde às 17h45min na altura do cruzamento com a Rua Nicolau Rizzo. A orientação é que o condutor trafegue pela região da Praça da Bandeira respeitando o limite de velocidade e a sinalização da Guarda Municipal, observando a preferência para pessoas atravessando as vias, em virtude do carnaval antecipado.

O Pré-carnaval de Resende segue neste domingo, dia 24. Além do Espaço Kids, o cronograma de atrações traz o Grupo Nosso Lema, às 16 horas e a partir das 18 horas a Banda do Bloco Cordão do Bola Preta, tradicional atração do carnaval de rua carioca.

As crianças brincaram com as atrações gratuitas desenvolvidas no Espaço Kids

SEGURANÇA E LIMPEZA

A festa conta com a segurança de mais de 20 policiais militares e viaturas em locais estratégicos no entorno do evento. A Guarda Civil Municipal conta com 30 membros da corporação e cinco viaturas atuando naquela área. Além disso, a folia antecipada conta ainda com seguranças particulares espalhados entre a multidão, durante o evento. A infraestrutura do pré-carnaval conta também com banheiros químicos para os foliões e aparato médico de emergência, com equipe e ambulância.

Ao final de cada dia de folia, a Prefeitura realiza a limpeza da Praça da Bandeira. Por volta das 6 horas da manhã uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos faz a varrição e a lavagem das ruas no entorno da festa. A equipe também fica responsável pela higienização de calçadas e banheiros químicos.

 

2 Comentários

  1. Simplesmente horrível! A festa acabou cedo, no entanto, a região ficou cheia de jovens alcoolizados. Menores comprando/ingerindo bebida alcoólica na frente de agentes de segurança. Uma cidade que normalmente já tem um trânsito que não funciona, vem um alma iluminada que tem a brilhante ideia de completar o nó com um carnaval bem no coração da “enorme” Resende.

Deixe um Comentário