Aman abre Olimpíada Acadêmica reunindo mil cadetes na disputa de 15 modalidades

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman)abriu nesta sexta-feira, 22, no Estádio General Mark Clark, a cerimônia de abertura da 68ª Edição da Olimpíada Acadêmica. Disputada anualmente no âmbito do Corpo de Cadetes, a competição têm como principais objetivos fortalecer o espírito de corpo, proporcionar o congraçamento militar através do esporte e selecionar atletas para integrar as equipes desportivas da Aman que irão competir com a Escola Naval e a Academia da Força Aérea. A primeira edição da Olimpíada Acadêmica aconteceu em 1952.

Mais de mil Cadetes participam de 15 modalidades esportivas: Atletismo, Basquetebol, Biatlo (natação e corrida), Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pentatlo Militar, Triatlo Militar, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Tiro e Vôlei. As competições esportivas ocorrerão até o dia 1º de março, quando serão disputados o Troféu Duque de Caxias, entre os Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico; e o Troféu Agulhas Negras, disputado entre as quatro Companhias do Curso Básico.

Em 2019, pela primeira vez na AMAN, além das disputas por esses dois troféus, ocorrerá a disputa  pelo  Troféu  Maria  Quitéria,  entre as  Cadetes do  Curso Básico e dos Cursos de Intendência e Material Bélico. Elas participarão das competições de Atletismo, Orientação, Triatlo Militar, Natação, Tiro e Hipismo. O nome dado ao troféu é uma homenagem a Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher das Forças Armadas brasileiras e heroína da Guerra da Independência.

ABERTURA

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades militares e civis, além do Cel. José Carlos Iengo Batista, atleta de tiro, medalhista de ouro nos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro e nos Jogos Mundiais Militares de 2015, na Coréia, e da TC Ana Luíza Ferrão Souza Lima, única atiradora brasileira medalhista de ouro em Jogos Pan-americanos (Guadalajara – 2011), em toda a história dos Jogos e integrante do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ambos atletas militares de Alto Rendimento.

Deixe um Comentário