Polícia resgata aves silvestres em Mendes após denúncia ao Linha Verde

0

MENDES
A Polícia Militar Ambiental (UPAm )resgatou nesta quarta-feira, dia 20, três pássaros da fauna silvestre, em Mendes, que eram mantidos em cativeiro. A apreensão se deu graças a uma denúncia sobre guarda de animais silvestres feita ao Linha Verde, no telefone 0300 253 1177, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Os agentes informaram que a denúncia dava conta de que o responsável possuía aves silvestres sem anilhas e as comercializava. Com a ajuda do programa Linha Verde, os agentes foram à Rua Prefeito Antônio Caramez, no bairro Santa Rita, onde durante fiscalização no imóvel denunciado, encontraram dois coleiros e um trinca ferro. Ao ser questionado, o proprietário dos animais teria informado não possuir nenhuma licença específica para a criação das aves.
O homem foi levado para a 97ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi feita. Já as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
Vale lembrar que, desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu cerca de 14 mil denúncias sobre crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Deste montante, pouco mais de mil são referentes à guarda e comércio de animais silvestres. É importante reforçar ainda que a população pode ajudar o trabalho da polícia na redução dos crimes ambientais, denunciando de forma anônima através dos telefones 0300 253 1177, com custo de ligação local, e (21) 2253 1177 ou ainda pelo aplicativo para celulares Disque Denúncia RJ.