PM tem utilizado estratégias para evitar assaltos e furtos no comércio de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A equipe da 2ª Cia. do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Barra Mansa tem utilizado técnicas estratégicas para evitar assaltos e furtos nos principais centros comerciais da cidade neste período de festas de fim de ano, principalmente quando ocorre um aumento nas lojas por conta dos presentes de Natal e dos pagamentos referentes aos décimos terceiros. O A VOZ DA CIDADE conversou nesta terça-feira, dia 21, com o comandante da 2ª Cia., tenente Ricardo Cunha, que falou sobre o assunto e deu dicas para a população que pretende ainda fazer suas compras natalinas.

Ele conta que a Polícia Militar fez algumas mudanças neste período totalmente voltadas para esta época de maior consumismo. “Nosso policiamento agora vai além do horário do fechamento das lojas, pois também preservamos pela segurança dos funcionários. Muitas vezes o comércio fecha, e eles continuam lá dentro, deixando o local preparado para o outro dia, arrumando o estoque”, disse o comandante.

Ele lembra que para contar com o reforço, além das viaturas, os militares contam com o “PO Circle”, que são os policiais de bicicletas, que permite maior aproximação com a população; e militares trabalhando a pé. “Com isso eles conseguem ter uma melhor visão para dentro das lojas e da população. Isso acaba coibindo o criminoso, pois ele vê o policial próximo dele, ou seja, a ação acaba sendo mais rápida caso tenha necessidade”, disse Cunha, lembrando que a Polícia Militar também conta com os militares de motocicletas. “Elas andam não somente nas principais, como nas ruas paralelas. A ideia é ter agilidade, para que as pessoas também não sejam assaltadas quando estiverem voltando para seus carros, ou para os pontos de ônibus, ou casas”, completou.

O comandante defende que a equipe tem aumentado e melhorado o policiamento, principalmente nos horários de mais movimento, direcionando as viaturas e se fazendo presente em ao máximo de lugares. Um dos principais pontos citados por Cunha, são as agências bancárias. “Temos viatura só para fazer ronda nas agências bancárias. A ideia é proteger as pessoas que vão fazer saques, idosos, entre outros e evitar a saidinha de banco”. Entretanto, ele lembra que nesses casos, também é importante que as pessoas procurem não andar sozinhas. “Idosos, ou pessoas com alguma deficiência, se vai num bando, ou principalmente comprar algo e está com grande quantia em espécie, deve procurar não ficar sozinha. Também é importante ficar atenta aos golpes, aos estelionatários e desconfiar de pessoas que as vezes chegam pedindo ajuda, dizendo de são de ONGs, entre outras. As vezes, o espírito natalino faz com que a pessoa se sensibilize a ajudar, mas pode ser vítima de golpe”, alerta.

Cunha explica ainda que a PM está bem aliada com a equipe da 90ª Delegacia de Polícia (DP), por meio do delegado titular, Michel Floroschk, para garantir a segurança de Barra Mansa. “Se a pessoa notar qualquer coisa estranha, deve chamar a policia pelo o número 190. Estamos focados, estamos alinhados também com os dirigentes lojistas, e temos tido um bom retorno nas ruas”, finaliza o comandante da 2ª Cia., Ricardo Cunha.

Deixe um Comentário