Pesquisa aponta vitória de Tutuca em Piraí

0

PIRAÍ

O jornal A VOZ DA CIDADE encomendou uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Orbital Pesquisa de Opinião e Mercado. A análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número RJ-03910/2020. Foram realizadas entre os dias 6 e 7 de novembro 400 entrevistas com eleitores. A margem de erro é de 5 (cinco) pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados estarem dentro da banda de flutuação cientificamente estimada pela pesquisa. O levantamento foi feito por amostragem estratificada por sexo, idade e regiões geográficas, e aleatória nos bairros. As entrevistas foram realizadas de forma presencial. Foram ouvidos eleitores de 16 anos a 60 anos ou mais. Em Piraí estão na disputa apenas dois candidatos, o ex-prefeito Tutuca (PSC) e o ex-vereador Alzemiro (PSB).

Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o TUTUCA, piraiense, tem 71 anos. É conhecido da população de Piraí, ocupou a prefeitura durante três mandatos, nas eleições (1993 a 1996 | 2005 a 2008 | 2009 a 2012). Ele ainda foi vereador, deputado estadual e vice-presidente do Detran. Segundo os dados apurados pelo instituto, Tutuca pode ser eleito para seu quarto mandato na cidade. Sua Coligação Trabalhando com Diálogo, Compromisso com Piraí (DC/ Republicanos/ MDB /PSL/ SOLIDARIEDADE/ PSC/ PL/ DEM/ Patriota), que tem ao lado o candidato a vice Dr. Ricardo Passos.

Em 2016 disputou o pleito, mas não conseguiu se eleger, perdendo para o atual prefeito Luiz Antonio. Segundo a pesquisa realizada quando é feita uma avaliação do governo, o atual prefeito é avaliado negativamente pela maioria dos eleitores, 38,6% como ruim e péssimo e 27,8% positivamente. Quando o instituto pergunta se aprova ou desaprova o governo de Luiz Antonio, os números são: 54,3% dos entrevistados DESAPROVAM e outros 40% APROVAM o governo municipal e 5,8% não souberam responder. O atual prefeito já declarou apoio ao outro postulante ao cargo ALZEMIRO dos Santos Dias que também é conhecido da população. Aposentado da Cedae, advogado, foi vereador por dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016. É nascido em Piraí, tem 63 anos, sua coligação se chama União, Ética e Trabalho, com a Força do Povo (PDT / PTB / AVANTE / PSB / PSD). Ele tem ao seu lado o candidato a vice-prefeito, Cadão (Avante). Numa briga acirrada ambos buscam os votos dos indecisos agora na reta final da eleição.

Intenção de voto espontânea

Fonte: Instituto Orbital

Segundo os dados apurados, pelo instituto ORBITAL, na opinião de 400 eleitores de Piraí, se as eleições fossem hoje, Tutuca ganharia o pleito. Sem mostrar qualquer nome ao entrevistado (voto espontâneo), o ex-prefeito aparece na liderança com 47% dos eleitores afirmando que votariam nele. Alzemiro tem 26,3% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5,8%, indecisos chegam a casa dos 19% e 2% não responderam.

Intenção de voto estimulada

Fonte: Instituto Orbital

De acordo com a pesquisa, quando o eleitor é entrevistado e se apresentam a ele os nomes dos candidatos a colocação dos adversários se mantém a mesma, mas os números aumentam. Tutuca chega a 53,3% e Alzemiro 30%. O número de votos brancos e nulos cai um pouco, para 5% e o de indecisos também, para 10%. Não responderam 1,8% das pessoas.

Fonte: Instituto Orbital

Rejeição Estimulada

Fonte: Instituto Orbital

Quando perguntado em qual candidato você NÃO VOTARIA de jeito nenhum, a maior rejeição é do ex-vereador Alzemiro. Ele aparece com 40,8% de rejeição. Tutuca tem 21,5%. O mesmo percentual de 21,5% é visto quando os entrevistados se manifestam dizendo que votariam em todos. Não votaria em nenhum dos dois candidatos 5% e não responderam 11,3%.

Avaliação de Governo

Fonte: Instituto Orbital

A pesquisa na íntegra está disponível para download.

Baixar pesquisa

 

Deixe um Comentário