DEBATE TEMÁTICO ITATIAIA – Como pretende trabalhar o desenvolvimento econômico, ainda mais na pós-pandemia de Covid-19?  

0

DENILSON SAMPAIO

Foto: Divulgação

 

Todos os projetos do plano de governo estarão articulados com as seguintes pautas:  Distribuição de renda, Moeda Social, Sustentabilidade, e Banco Comunitário.  Trabalhar e estabelecer parcerias:

  • Para a implementação de aplicativos com serviços diversos para a população onde o lucro é destinado à distribuição de renda.
  • Com a secretaria de Turismo para desenvolvimento do setor.
  • Parcerias público privadas, e com Sebrae-RJ e AGE-Rio; voltadas para projetos da Saúde, Educação, Esporte e Cultura e Turismo.
  • Atrair empresas para a ampliação do parque industrial e logístico. O projeto Selo idade de Ouro, no qual essas empresas poderão aderir, também contribuirá com a distribuição de renda no município e impulsionarão as empresas na preferência dos consumidores.
  • Apoio às associações que fomentam e estimulam o desenvolvimento local.
  • Promover concessões aos empreendedores para atividades comerciais turísticas, focados na Sustentabilidade. Incentivo às atividades do Campo; agropecuária, capacitação de pequenos produtores; agricultura familiar, estimulando e promovendo o abastecimento de orgânicos para escolas e creches; unidades de saúde municipais.
  • Melhorar a articulação entre as secretarias de Planejamento; Fazenda e Meio Ambiente, bem como, a atuação do dep. de vigilância sanitária garantindo também mais agilidade nas formalizações das ME; EPP; e EI. Melhorando também o atendimento na Sala do Empreendedor. Estabelecer o Microcrédito a juros zero com taxa de serviço que irá para um fundo do Banco Comunitário.
  • Incentivar a capacitação e a participação das empresas em licitações.

A retomada econômica deve estar inteiramente voltada para a distribuição e geração de renda.  Algumas ações são fundamentais na construção de prosperidade para nosso município nesse momento tão delicado.  O Banco Comunitário e a Moeda Social  serão ferramentas cruciais para uma boa recuperação de recursos. Favorecem o desenvolvimento de recursos, a redução das desigualdades, democratizando o crédito e ampliando investimentos locais.

EDUARDO SANCLER

Foto: Divulgação

 

Acompanhei de perto todo o processo da vinda das indústrias para nossa cidade, aquele momento foi pintando como o grande salto para o fim do desemprego, do aumento da movimentação financeira no nosso comércio, nos aumentos das receitas públicas. Mas infelizmente quem esteve lá no comando disso tudo não teve o mínimo de planejamento de futuro, não tem o cuidado com as pessoas e nem com a cidade, e o que era um sonho dourado, se transformou em pó. Nossos pais, mães de família e jovens sem emprego, um comércio praticamente falido e fechando as portas, e inúmeros processos das empresas cobrando acordos com a Prefeitura.

A pandemia veio nos mostrar o que a falta de planejamento não faz com uma cidade, e agora vamos lutar para colocar tudo nos trilhos. Vamos criar, antes mesmo de iniciar o governo, um grupo de trabalho formado por técnicos, servidores públicos e sociedade civil organizada para desenvolver o “Plano Itatiaia” que irá propor ações de enfrentamento da crise no campo do emprego e na volta do investimento no comércio e nas indústrias, com apoio dos Governos Federal e Estadual, focando os pilares: Turismo, Indústria e Comércio.

Criaremos o “Capacita Itatiaia” que irá contribuir com acompanhamento técnico e profissional, com o SEBRAE, a recuperação do nosso comércio, com o desenvolvimento de ações para o futura, como por exemplo para o E-commerce (comércio digital). Vamos investir na qualificação da nossa mão de obra, tendo como contrapartida social o apoio financeiro das indústrias. Iremos criar um Calendário Anual de Eventos para uma melhor atração de turistas valorizando nossa vocação ambiental com opções que artísticas, culinárias e literárias que atraiam mais visitantes.

Para fazer de Itatiaia uma cidade com oportunidade para todos, temos que trabalhar com os pés no chão, com respeito ao cidadão, dialogando com as empresas, com os comerciantes, indo atrás de novos investimentos, mas com a decência de quem sempre fez a coisa certa. A esperança vai voltar para Itatiaia, e com ela um futuro melhor, com mais emprego e mais dignidade para todas e todos!

DUDU 

Foto: Divulgação

O desenvolvimento econômico é um assunto que deve ser levado muito a sério para o crescimento de uma cidade, e para isso precisa-se de uma boa administração, foi exatamente isso que fizemos na nossa última gestão. Além de ser reconhecido no “Prêmio Prefeito Empreendedor”, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município, também fomos os responsáveis por incentivar a atração de investimentos públicos e privados, implantar o Programa Municipal “Itatiaia Compra Aqui”, o Centro de Eventos Turístico-Cultural, promovemos feiras de negócios e diálogos com os empresários locais para identificar fragilidades e efetivar políticas públicas de promoção ao desenvolvimento econômico sustentável. Com a nossa reeleição, iremos fazer ainda mais, como  incentivar a atração de investimentos públicos e privados, Instituir o Programa “Itatiaia, Cidade Empreendedora e Cidadã”. Também vamos Implantar o Programa Municipal “Itatiaia Compra Aqui”, incentivar a implantação de um Centro de Convenções por parte da iniciativa privada. Promover, em parceria com a Iniciativa Privada, convenções, congressos, fóruns, workshops e feiras de negócios. Promover diálogos com os empresários locais para identificar fragilidades e efetivar políticas públicas de promoção ao desenvolvimento econômico sustentável, articulando a realização de processos seletivos com munícipes de Itatiaia. Fortalecer a atuação da Sala do Empreendedor, e a parceria com o SEBRAE e a AGE Rio fomentando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Além disso, vamos desenvolver em parceria com as empresas locais a criação de novos polos comerciais em nosso município, e implantar o Mercado do Pequeno Produtor, para incentivar a produção e comercialização de pequenos produtores e comerciantes locais.

IRINEU NOGUEIRA 

Foto: Divulgação

Seremos o governo do empreendedorismo, da qualificação profissional, do desenvolvimento econômico e das novas oportunidades para o povo de Itatiaia. O ponto de partida para superarmos as dificuldades do pós-pandemia é o que estamos propondo desde o início da campanha, ou seja, usar os recursos de nossa cidade de maneira assertiva, responsável, em prol de ações que se convertam em benefícios na vida das pessoas.

Além de Incentivar a instalação de novas empresas e cooperativas, vamos buscar parcerias com a iniciativa privada, inclusive com o terceiro setor, com objetivo de criar uma incubadora e uma aceleradora de startups. O que significa disponibilizarmos um espaço físico colaborativo de novos empreendimentos em nossa cidade, com treinamentos, mentorias e conexões com possíveis parceiros. Desta maneira, nós vamos ajudar na sobrevivência dos novos negócios em nosso município e isso vai representar a abertura de novos postos de trabalho.

No caso da aceleradora, as ações são mais direcionadas à expansão de empreendimentos já consolidados, mas que estão com dificuldades de crescimento econômico. Então nós queremos incentivar e consolidar as atividades, desde os pequenos empreendedores, tais como costureiras e artesãos, até as pequenas empresas de tecnologia, por exemplo.

Paralelamente ao empreendedorismo, nós vamos investir em qualificação profissional para atender às demandas do município e da região. Mas daremos uma ênfase à criação de um polo tecnológico em Itatiaia, com cursos de informática, robótica, automação, entre outros. Porque assim abriremos as portas do futuro aos nossos jovens, que hoje infelizmente encontram-se desprestigiados pelo poder público municipal.

Também é importante ressaltar nossos investimentos em qualificação e capacitação relacionados às atividades tradicionais e algumas outras ligadas às características econômicas de Itatiaia, tais como o turismo, os esportes radicais e o artesanato, além de outras, como, por exemplo, a estética, massagem holística e a fauna e a flora. Para que isso aconteça, vote Irineu 14, vice Thiago Góes. Agora Itatiaia vai dar certo!

IZAEL BERNARDES 

Foto: Divulgação

A pandemia trouxe um grande abalo a economia de Itatiaia. Conheço pessoas que investiram grande valor de suas economias em um projeto empresarial voltado para o turismo, e que perderam todo o investimento feito, quando do fechamento das fronteiras municipal pelo executivo. Houve outros fatores externos que contribuíram na paralisação da economia, mas entendo que o executivo municipal teve grande contribuição na falta de gestão deste fatídico acontecimento. Quando ainda não havia a necessidade de fechar as fronteiras, o executivo assim o fez, sendo que no momento certo de fechar, o executivo flexibilizou, o que fez que tomássemos uma “benzetacil” no início da pandemia, sendo certo que neste momento deveríamos ter tomado um “xarope de morango”, e estaríamos muito bem tratados. O certo é precisamos lidar com esta situação, que infelizmente trouxe inúmeras mortes, mesmo aqui em nossa cidade. A economia municipal já mostra seu sinal de recuperação, sendo certo que precisamos dar condições de explorarmos nossa principal indústria, que é o turismo. Queremos voltar a receber nossos turistas em nossa sede, criando meios para que o turista transite além de Penedo, que se encontra já no limite de sua capacidade. Vamos criar atrações na sede, sendo o espetáculo de projeção de imagens, luzes e som na sede da prefeitura e na Igreja Matriz. Vamos criar os museus de imagens da história da cidade na igrejinha ao lado do fórum. Vamos criar o mirante esplendor no alto do Bairro Vila Pinheiro, com vista espetacular da cidade. Vamos criar a galeria dos artistas locais, onde os mesmos irão expor suas obras, livros, esculturas, etc. Vamos criar a casa do artesão. Vamos criar o parque de esporte no Bairro jardim Itatiaia. Vamos criar a área de lazer na lagoa do Bairro Nova Conquista. Vamos criar ainda mais 03 museus. Vamos criar o nosso Natal Luz. Vamos criar o calendário cultural de grandes eventos de 02 em 02 meses isso irá dar o devido amparo a nossa economia, gerando renda e empregos. Outra forma ainda que iremos enfrentar a economia, e criando o nosso centro de produção municipal de artefatos de cimento, gerando mais de 400 empregos, pois iremos iniciar o projeto de pavimentação integral das ruas e estradas do município.

PROFESSOR ADRIANO

Foto: Divulgação

 

Uma cidade sem privilégios para alguns, mas direitos para todos. Vamos implantar um amplo Programa de Geração e Renda de apoio aos pequenos e médios comerciantes, produtores rurais, ao artesanato e artistas locais, aos empreendedores individuais e aos microempresários adotando práticas da Economia Solidária bem sucedidas em outras cidades. O desenvolvimento econômico buscará a valorização e potencialização das nossas características geográficas e culturais. Entre outras medidas, nos comprometemos:

– Criar o programa Renda Básica Municipal para garantir um auxílio financeiro permanente às famílias mais pobres da cidade.

– Criar a Moeda PURI, moeda social que poderá ser utilizada para pagamentos de serviços e compras no comércio local. A Prefeitura organizará esse programa através da criação de um Banco Comunitário.

– Construir o Centro de Capacitação e Qualificação Profissional com os recursos garantidos na Lei Prodemi.

– Cobrança de Imposto Progressivo dando incentivo aos produtores e empreendedores locais.

– Criar o Parque Municipal Ecológico na área da Fazenda Aleluia construindo um amplo Centro Cultural.

– Implantar o Programa de Produção Agroecológica, criação hortas comunitárias, realização de Feiras, construção de um Restaurante Popular e utilização em programas de combate à fome e na Alimentação Escolar.

– Apoiar o comércio de bairro, investindo na infraestrutura.

– Incentivar o Turismo Ecológico.

– Criar Incubadoras de Cooperativas Municipais que possibilite a organização dos produtores e trabalhadores como Recicladores, Entregadores, Uberistas entre outros além de programa de crédito popular.

Descentralizar e aprimorar os serviços de atendimento Centros Administrativos de Maromba e Penedo.

– Criar Internet Banda Larga Pública, atuar para ampliar a capacidade de distribuição da energia elétrica nas localidades distantes.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário