Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são resgatados após denúncias

0

MANGARATIBA

Sete pássaros da fauna silvestre brasileira que não possuíam anilhas, foram encontrados em cativeiro no interior de uma residência em Mangaratiba na segunda-feira, dia 25. O flagrante ocorreu durante ação de fiscalização de policiais militares da 4ª UPAm, que verificavam denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.

Em cumprimento a ordem de policiamento, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga estiveram na Praia Águas Lindas, na Ilha de Itacuruçá, onde identificaram oito gaiolas contendo oito pássaros silvestres, além de um alçapão utilizado para caça.

Os agentes informaram que um trinca ferro, um sanhaçu, três coleiros, um azulão e um tizil não possuíam anilhas de identificação e o próprio responsável não possuía nenhuma licença específica para mantê-los acondicionados.

Diante dos fatos, os agentes procederam à 165ª Delegacia de Polícia (DP), onde após o registro da ocorrência, os sete pássaros foram sem anilhas encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), enquanto que o outro pássaro, por ser anilhado, ficou com o proprietário, como fiel depositário.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

 

Deixe um Comentário