Parque Tecnológico em busca de apoio para desburocratização de projeto

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de se tornar um equipamento fundamental para o desenvolvimento em todos os seus aspectos. O Parque Tecnológico da cidade objetiva ser o futuro da Região Industrial do Médio Vale do Paraíba Fluminense.

De acordo com o diretor de inovação do Instituto We Change The World (WCW), Marcos Correa, o projeto nasceu em 2013 e está fase de busca de apoio regional para que a parte burocrática seja resolvida. “Temos o apoio das principais instituições educadoras, indústrias, e de algumas cidades. Falta pouco para começarmos a tirar esse sonho do papel”, apontou Marcos.

O programa do Parque Tecnológico orienta uma organização complexa, de caráter administrativo, cientifico e tecnológico, estruturado em torno de um eixo funcional que agregam os diversos serviços. A organização do espaço estima a promoção da inovação da diversidade das pesquisas, de competitividades e da capacitação, necessários para a geração do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Ainda de acordo com Marcos Correa a diversidade do parque engloba espaços vinculados aos Centros e Instituições de Ciência e Tecnologia na Região Industrial do Médio Paraíba Fluminense que mantenham atividades de pesquisa, estabelecendo em seus futuros Centros de Desenvolvimento, as condições para a operacionalização de tecnologias. “Além das instalações de pesquisa, o espaço oferece condições para incubação de empresas, treinamento e aprimoramento de tecnologias e uma visão avançada de prospecção dos negócios. Nas suas dependências existirão os espaços para os eventos cujo objetivo será a troca/oferta/demandas de conhecimento e mercado, para feiras, exposições a seminários que colaborem na fixação e melhorias de metas de pesquisas e produtos”, informa, acrescentando que o parque é liderado pela Associação dos Pesquisadores do Sul Fluminense em parceria com o Instituto WCW.

Na prática o Parque Tecnológico será um espaço para trabalho e conhecimento. “Será a oportunidade para que universidades abram novos cursos, serão instalados auditórios, espaços de trabalho compartilhados. A ideia é ser um espaço sustentável além de otimizar o desenvolvimento regional. A região forma bons profissionais e acaba perdendo essas pessoas para o mercado de trabalho fora daqui, a intenção é mantê-los na região”, avalia.outro ponto é fazer do local uma cidade sustentável, trabalhando a reciclagem”, destaca.

LOCALIZAÇÃO

O terreno destinado ao Parque Tecnológico tem uma área estimada de 200.000,00 m² e está localizada na continuidade da Zona Especial de Negócios (ZEN), já implantada, sob a expectativa de estabelecer, com a área industrial a sinergia necessária e provável. “As instalações e infraestruturas de apoio especializado gradualmente passarão a serem implantados, cumprindo igualmente a vocação natural do território e a vocação natural do Parque Tecnológico, em uma região reconhecida por sua concentração industrial, e a concentração de Universidades, Centros Universitários e Instituições de Curso Superior e Excelência Logística”, aponta.

Deixe um Comentário