Parque das Águas será palco da Campanha Setembro Amarelo em Resende

0

RESENDE

O Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco, será palco de uma ação da prefeitura sobre a Campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção de suicídios. A programação do evento prevê uma lista de atividades gratuitas disponíveis das 18 às 20 horas. Entre elas, musicoperapia, auriculoterapia, artesanato, yoga e pilates. Também serão realizadas ações de saúde como aferição de pressão, roda de conversa e a atividade “árvore da vida” que permitirá que as pessoas pendurem mensagens positivas nas árvores.

O setembro Amarelo é uma campanha brasileira de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV). O mês foi escolhido por já ter uma data desde 2003, sendo dia 10 de setembro estabelecido como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O objetivo da ação, de acordo com a diretora do serviço de Saúde Mental, Alessandra Clume Ferreira, é criar uma grande mobilização em torno da campanha “Setembro Amarelo” e gerar uma rede de apoio sobre o tema dentro da sociedade. Além disso, o evento é uma oportunidade de receber, ouvir e direcionar as pessoas que estiverem passando pelo parque. “A ideia da campanha é que sejam organizados debates sobre a valorização à vida, alertando a população para importância dessa discussão, pois falar de temas que tangem o suicídio ainda é um tabu. Também é importante lembrar de todos os reflexos da pandemia que estão gerando um aumento nas estatísticas do suicídio. Queremos acolher, mostrar que há profissionais que podem ajudar, mas a ajuda também parte de alguém próximo, que pode conduzir a pessoa até o devido cuidado”, disse Alesandra, salientando que “a informação e a aproximação podem, sem dúvidas, salvar vidas e o serviço de Saúde Mental do município está de prontidão para ajudar a população”.

error: Conteúdo protegido !