OSBM dá início às comemorações de 15 anos com estreia mundial

0

BARRA MANSA 

Iniciando o ano das comemorações dos seus 15 anos de história, tem inicio amanhã a temporada 2020 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O concerto acontece às 20 horas, no Espaço M Eventos, livre para todos os públicos e com entrada gratuita.

Na ocasião, será realizada a estreia mundial de uma composição do violinista Frederick Portilho, ‘Fantasia – Concerto para violino e orquestra’, ex-integrante da OSBM e aluno do Projeto Música nas Escolas, que volta como solista da noite.

De acordo com o solista, o programa conta com a ‘Sinfonia n°6 em A menor’, de Gustav Mahler, e a estreia mundial da obra ‘Fantasia – Concerto para violino e orquestra’. “A proposta desta obra consiste em convidar o ouvinte a entrar em um novo universo de sons, ideias e cores variadas onde o violino e solista dialogam com a orquestra”, pontua Frederick, convidando a deixar a arte e a imaginação contarem essa história.

Barra Mansa é o único município do interior fluminense que ostenta uma orquestra sinfônica com mais de cem músicos contratados. O que começou como um projeto social passou para um novo estágio, de profissionalização dessa mão de obra formada em música. Barra Mansa hoje é um dos grandes pólos de música erudita no Brasil.

Fundada em 2005, a OSBM é reconhecida por sua qualidade técnica e pelo vigor de seus jovens músicos, recebendo excelentes comentários da crítica especializada e do público que tem assistido a seus mais recentes concertos.

O SOLISTA

Frederick Portilho teve sua formação de violino inicialmente com seu pai, o maestro Vantoil de Souza (Regente titular da osbm), e posteriormente no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Entre seus professores estão Ana de Oliveira e Daniel Guedes (Regente associado da OSBM). Foi spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e atualmente recebe aulas de composição com o Dr. Estércio Marquez Cunha, além de integrar o naipe de violinos da Orquestra Filarmônica de Goiás.

O evento é realizado pelo Ministério da Cidadania – Governo Federal, Lei de incentivo à Cultura, Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.  Com o patrocínio do Itaú e Saint Gobain. Apoio Fundação de Cultura de Barra Mansa e Transporte Generoso.