Operação “Volta Às Aulas” e entrega de kit escolar marcam o primeiro dia de aula da Rede Municipal de Volta Redonda

0

 Cerca de 37 mil alunos começaram, ontem, o ano letivo nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda. Visando a segurança desses alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou também a fiscalização para coibir o transporte clandestino que leva os alunos para as escolas do município. Trata-se da Operação “Volta Às Aulas” que é realizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SMTMU) e Guarda Municipal (GMVR), respectivamente. Além disso, foi iniciada uma ação educativa, com distribuição de material informativo aos motoristas por fiscais e guardas municipais.

O secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, explicou que a ação tem como principal finalidade conscientizar as pessoas para a utilização do transporte regular. Lembrou que a expectativa é orientar a população no primeiro momento, com orientações aos condutores para amenizar infrações de trânsito.

E para garantir ainda mais a segurança dos estudantes, o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, explicou quie três patrulhas escolares estão preparadas para acompanhar as atividades nas unidades escolares. Informou ainda que, além disso, a inspetoria da corporação e outros agentes estarão percorrendo a cidade para analisar a situação do trânsito e combater as irregularidades, sem contar com outros serviços de responsabilidade da GMVR.

O início das aulas, segundo a secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, foi marcado também pela entrega do kit escolar. Segundo ela, a previsão é que logo após o Carnaval, todos os estudantes da rede já tenham recebido os kits. Ela contou que são 40 mil kits adquiridos e que a secretaria tem uma margem de 10% para atender aos alunos que ingressam durante o ano letivo. “Somente ontem, primeiro dia de aula, foram entregues cerca de 3,5 mil kits”, contou, ressaltando que na Escola Municipal Dr. Júlio Caruso, no bairro Eucaliptal, os 750 alunos foram contemplados com o material.

Segundo declarou o prefeito Samuca Silva (podemos), o planejamento feito no ano passado, primeiro ano do novo governo, está sendo fundamental para as melhorias na educação de Volt Redonda. Lembrou que, além dos kits escolares, está sendo entregue também o material de limpeza e pedagógico, que já chegaram em 57 unidades. “Quando a escola é maior, priorizamos a entrega desses materiais, por conta do início das aulas. E logo após o Carnaval, vamos entregar também os uniformes. Aguardem, pois ficou bem bonito”, contou.

Samuca lembrou ainda que, as crianças das creches estão recebendo  agenda e mochila. Já os da pré-escola, agenda, estojo, giz de cera, duas massas de modelar e mochila. Os alunos do 1º ao 5º ano, por sua vez, recebem mochila, estojo, apontador, régua, agenda, tesoura sem ponta, borrachas, caixa de lápis de cor, lápis preto e caderno brochura. Os alunos do 6º ao 9º ano são contemplados com apontadores, borrachas, caderno universitários e de desenho, canetas esferográficas, esquadro, estojo, tesoura sem ponta e transferidor. O início das aulas na Rede Municipal de Educação foi bem movimentado nas unidades escolares, como no Colégio Pará, no bairro Retiro.