ITATIAIA
A Oficina de construção do novo roteiro da Região das Agulhas Negras, focado no Cicloturismo será realizada hoje, a partir das 10 horas, em Penedo, na Pousada do Lago.
A ADR Líder Vale Médio Paraíba (Agência de Desenvolvimento Regional), através de seu Eixo Turismo, desenvolveu o Projeto Cicloturismo, que conta hoje com apoio do Sebrae, das Prefeituras e de empresas da região visando desenvolver novos roteiros comerciais a partir dos 400km de rotas já mapeadas em toda a Região Médio Paraíba, que inclui os quatro municípios das Agulhas Negras (Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real) e oito municípios do Vale do Café (Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Valença e Vassouras).
Denyse Singulani, Diretora do Eixo Turismo da ADR, acredita que o grande objetivo da Oficina de Roteirização é apresentar mais uma vez aos empresários o Circuito do Cicloturismo do Sul do Estado para que juntos possam se organizar para receber e apresentar aos turistas a região através da gastronomia, hotelaria, cultura e belezas naturais fomentando novos negócios e aumentando o tempo de estadia e o ticket médio dos turistas.
O Cicloturismo é um dos segmentos que mais cresce e gera oportunidades, por isso a realização deste encontro para que parceiros como empresas turísticas, profissionais do setor e atrativos possam inovar, desenvolver novos produtos para esse público e participar do Roteiro.
Evandro Queiroz Glória, idealizador e coordenador do Projeto do Cicloturismo e também Diretor da ADR, declara que a ideia deste projeto nasceu na formação do Projeto Líder implantado pelo Sebrae em 2017, quando reuniu lideranças da sociedade e do poder público de toda a região do Médio Paraíba para a elaboração de um Plano de Ação de desenvolvimento para a região até 2030. Esse circuito tem 456km e foi idealizado com objetivo de promover o turismo na região, interligar os 12 municípios e além de promover o lazer e o esporte para as pessoas da região e turistas. Todos que participam do projeto são voluntários e alguns empresários e Prefeituras estão apoiando a implantação do projeto patrocinando os totens de navegação que nortearão o trajeto de todo o circuito contemplando vários pontos e atrativos turísticos de toda a região. Esse circuito irá contribuir com o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região.
Marcelo Carrasco Jimenez, Presidente do CONRETUR Agulhas Negras, ressalta a importância do projeto do Circuito do Cicloturismo para a região, como mais um produto turístico e coloca o Conselho à disposição da ADR para efetivar a parceria na implantação dos roteiros do Circuito.
A Oficina de Roteirização será gratuita e conduzida pelo Consultor Flávio Gueiros, do Sebrae.