O que os avós pedem?

0

 

A terceira idade é uma fase da vida marcada pelo privilégio de se viver muitos anos. De ver criados seus filhos, netos, e até bisnetos. Uns têm a alegria de ver em datas comemorativas e esporadicamente reunidos em sua casa, uma geração alegre, feliz e reconhecidos que suas vidas provieram daqueles dois velhinhos, dezenas de anos atrás, queridos e amados por todos.

Mas outros, infelizmente, amargam as indiferenças, o abandono, a ingratidão, a necessidades; por parte dos filhos, noras, netos, e demais parentes.

Outros ainda sofrem nos Asilos, colocados longe dos seus queridos, que foram criados, cuidados, educados e desenvolvidos. Mais que não querendo ter trabalho de cuidar ou ter custos. Despreza-os.

Sofrem ainda esses velhinhos, as enfermidades provindas da fragilidade de um corpo cansado e desgastados.

Uns foram bons, responsáveis, amaram, encaminharam seus filhos a uma boa cultura, investiram seus recursos e tiveram a alegria de vê-los bem colocados no mercado de trabalho; até cuidaram dos filhos dos seus filhos.

Outros, porém, não tiveram recursos, não puderam dar aos seus filhos o necessário, contudo, fizeram o que podiam fazer.

Outros ainda, não foram bons, não se interessaram, maltrataram, amaldiçoaram e até torturaram seus filhos. Foram egoístas; marcando tristemente a consciência dos filhos; pela ignorância ou má índole.

Mas de modo geral, agora, curtem uma vida carente, marcadas pelos seus próprios erros e arrependimento.

Nem ainda, por isto, devem ser maltratados pelos seus filhos, noras e netos. Todos nós cometemos erros e procedimentos comprometedores. Mas quem não erra? Além de tudo, são seus pais, seus genitores, e Deus tem uma benção para quem ama seus pais.

Se Deus manda amar até seus inimigos, por que não amar seus pais? Por que negar o perdão? Para que sejam também perdoados. Jesus disse: Porque, se não perdoardes ao seu próximo. Também, vosso Pai celestial não vos perdoará os vossos pecados. (Mateus 6.14,15).

Amorosamente, Paulo ensina: A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. ( Romanos 12. 18,19).

Tenha compaixão de todos, mas principalmente dos que te trouxeram a vida. Que foram os mais presentes desde a tua infância (ou não).

Há de o que os avós encarecidamente pedem: ver, abraçar, beijar seus netos e netas. Eles são a cura e até o alimento dos avós. Portanto, não os prive desta bondade.

O Criador de todas as coisas ver tudo o que se passa no coração de todos.

 

Pr José Edson

Assembleia de Deus.

Av. Pres. Kennedy 1502 – Barra Mansa – RJ

 

 

 

error: Conteúdo protegido !