Não transportes os males

0

 

Deixando as coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. (Fl 3.13,14).

Devemos considerar uma grande benção da parte de Deus, porque chegamos no final desta década de muitas lutas, muitas surpresas desagradáveis. Mas também de muitas vitorias, conquistas, mudanças aprazíveis, e respiração aliviada. E podemos dizer como o salmista: Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres. (Salmos 126.3)

É importante que, diante deste início de década, tenhamos uma nova visão das coisas, das possibilidades de mudar nosso comportamento, nossas atitudes e propósitos. O que geramos na década passada fique para trás, passe o apagador para que possamos desfrutar de paz, alegria, satisfação e prazer de viver e contribuir para que outros fiquem aliviados e felizes também.

Não é bom transportarmos as mazelas que acumulamos na década passada, coisas que nos feriram, nos envergonharam, nos decepcionaram e nos causaram tristezas.

Se Deus nos fez entrar pelas portas do Novo Ano. Não comecemos com o mesmo espirito de perturbação, de intriga, de contendas, de ciúme, de avareza prejudicando e entristecendo esposa e filhos.

O apostolo Paulo nos mostra como devemos reiniciar para o nosso bem: “Deixando as coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim”. No lugar de olhar para trás; olhemos para o horizonte que está diante de nós, é muito mais alvissareiro, Certamente que coisas más aconteceram na década passada, mas as boas coisas também aconteceram. Devemos ter a capacidade de colher as boas coisas e deixar para trás as coisas más.

Isto chama-se, reconciliação, mudanças de atitudes, regeneração, conversão, perdão, a cura do mal caráter. Você acha isto impossível? Pois Jesus disse: Tudo é possível ao que crer. Cre no amor, crer no perdão, crer na justiça, crer no abandono do revanchismo. Crer que Deus está sempre pronto a ajudar, a mudar, a libertar, os que inclinam sua vida para o melhor.

Se você não deixa, não abomina, não joga fora, não se desfaz das coisas velhas, onde você encontrará lugar para botar as novas?

O coração do homem é um depósito de coisas más, foi Jesus que disse. Mas quando tememos a Deus e praticamos sua vontade, o nosso coração fica limpo. (Sl 119.9). O inimigo sai, mas com o tempo ele volta para ver se aquele coração foi negligente, se estava ocioso, privado da graça de Deus. Então ele torna com mais sete demônios e o estado daquele homem torna-se pior do que antes. (Mt 15.19; 12.43,44).

Devemos nos ocupar bem nesta década. Vivendo sabiamente, aprendendo o que é proveitoso. Temos um governo sério e promissor, boas oportunidades surgirão e não podemos ficar de fora.

Usemos a fé a coragem, a sinceridade e o amor. E teremos uma década abençoada. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo ele fará. (Salmos 37.5).

 

Pr José Edson

Diretor do Seminário CETEC

 

error: Conteúdo protegido !