O Perigo do Engano

0

 

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. (Ef 5.6).

Existem muitos perigos no mundo, nos quais devemos evitar para nossa preservação, nossa paz, nossa saúde, nossa própria vida. O fato de ser enganado é muito angustiante. Porque o engano é um erro, uma confusão, um engodo, uma ilusão. O engano nos leva ao prejuízo, a tristeza e até a morte. Quem engana sempre quer o mal para alguém, tem mau interesse, quer tirar proveito. Quem foi enganado deve retornar. Tomar novas atitudes. Considerar que foi enganado, e não se conformar. Porque persistir no erro é destruição certa.O engano se antecipa a verdade e quem conhece a verdade dificilmente se deixa enganar.

Muitos, são enganados pelas conversas, pela aparência, pelas ofertas, pela rebeldia, pela negligencia, pela falta de confiança, pela precipitação. São enganados os que buscam resultados rápido e fáceis. Os que aproveitam as oportunidades ilícitas.

O engano, no princípio é deslumbrante, oportuno e convincente. Haja vista os argumentos sagazes de um jovem para se aproveitar de uma moça ou mulher casada. O sábio Salomão usa uma metáfora para quem está sendo ludibriado: Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro. ( Pv 6.5).

O engano pega “carona”: Na brincadeira, no proveito, na boa aparência, nas promessas, na confiança, na traição, no vício, nas vantagens, na compra, na venda, na qualidade. O engano esta patente na Mídia. Nas propagandas, compramos uma coisa e nos mandam outra. Na política; quantos usando de engano foram eleitos; e continuam enganando.

O diabo é chamado de enganador. Ele oferece o vil, enganando como se fosse valioso, o que é passageiro como se fosse eterno, as trevas como se fosse luz, o que é derrota como se fosse vitória, a miséria como se fosse glória, a morte como se fosse vida. Por isto muitas vezes Jesus advertiu: “Não vos enganeis”. “Ou não vos deixe enganar”.

Se engana quem pensa que o pecado que praticou com o tempo vai se desfazer como as nuvens. A verdade de Deus vai destruir a confiança do teu engano no Dia da tua apresentação diante dEle. ( Ap 20.12). Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. (Ef 5.6). Jesus veio para te livrar da religião cega e envolvente com as mentiras. Das promessas de pregadores infundados e mentirosos, confrontando a Biblia Sagrada.

O importante é que você não pode ser enganado: O verdadeiro caminho para o céu, é Jesus. Se não, certamente terminarás nas profundezas do inferno. ( Pv 9.16-18; Jo 14.6).

Jesus veio para tirar você do engano, das ilusões que o mundo oferece. Da sua vontade carnal e maligna repugnante a Deus.

O caminho da verdade é difícil, amargoso, estreito, sofredor; te priva de muitas coisas que gostas e amas. Mas te garanto, no caminho de Deus. Não há engano.

Pr José Edson

Assembleia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 B. M.