Quando não tiver ninguém

0

Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como, também, ao aflito e ao que não tem quem o ajude. (Salmos 72.12)
Sempre estamos rodeados de pessoas amigas, parentes, colegas de escola, familiares e vizinhos.
Nos sentimos prazerosos, felizes. Comunicamos nossos interesses, dificuldades, sonhos, planos. Gostamos de interagir, compartilhar, criar amizades e poder ajudar.
Nos causa calafrio, só em pensar em chegar a uma situação em que não temos, nem vemos ninguém que possa nos ajudar, nos fazer companhia.
Muitos já sofreram esse infortúnio amargura, solidão e desprezo, o vazio interior e não encontraram ninguém; pelo menos com uma palavra de alento ou esperança.
Uns porque se esquivaram, outros porque não se importaram, outros ainda porque não quiseram se comprometer. E outros piores, gostaram de ver seu oponente em angústia e solidão. Se sentiram livres da concorrência de um cargo no emprego, da disputa de uma namoradinha, e agora têm a oportunidade. Infelizmente é assim o afã no mundo e a maldade na índole humana.
Quantos, nos hospitais não recebem visitas, nem dos parentes, e nem dos amigos que foram chegados.
Outros nos presídios esperam olhando pelas grades da cela a ver se contemplam alguém chegando para lhes trazer um pouco de alegria e uns minutos de companhia, e nada.
E os idosos, que foram descartados pela família, família que gerou e criou, não têm mais o prazer de vê-los. Dentro desses idosos existem uma mistura; de saudade com amor, a falta de afeto, com a lembrança.
Mas, enfim; quem se comove em preencher este vazio, em socorrer esse meio-morto de esperança? Se cada um está envolvido com seus próprios afãs e problemas?
Muitos que viviam em solidão, quando não tinham ninguém que os ajudassem; recorreram a Deus e não foram decepcionados, foram atendidos, satisfeitos e consolados. Para isso tiveram a coragem a humildade de usar a coisa mais importante e mais simples possível que é a sua FÉ.
Coragem porque lançaram mão do esforço de buscar o invisível. Humildade porque reconheceram a sua insignificância e impotência. E o mais importante, porque a fé é poderosa em seus efeitos. Simples porque só depende da pessoa que busca. Jesus disse: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crer. (Marcos 9.23).
Tudo isso porque o Ser divino, é um Deus que ama suas criaturas e estar sempre pronto para socorrer os carentes que não têm quem o ajude.
Jesus, como o bom Pastor, disse que deixa as noventa e nove ovelhas guardadas, e vai em busca da que se perdeu, que está solitária e vulnerável. ( Lc 15.4-7).
Se não estais em solidão porque tens amigos e parentes. Mas certamente existe uma solidão no teu interior (solidão cósmica) que nada neste mundo pode preencher: Religião, sacrifícios, vícios, maldade, ócio, sonhos-vãos, esperança fantasiosa. São perda de tempo e objetivo.
O conselho bíblico é: buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55.6).

Pr José Edson
Assembleia de Deus
Av. Pres. Kennedy 1502 – Barra Mansa RJ

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !