Novo semáforo é implantado na Avenida Beira Rio e população precisa se habituar

0

BARRA MANSA

A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), instalou na madrugada desta quarta-feira, 5, um semáforo para pedestre com botoeira na Avenida Beira Rio, próximo a Ponto Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos). O órgão também revitalizou a sinalização vertical e criou uma terceira faixa para facilitar o acesso dos motoristas à Avenida Argemiro de Paula Coutinho. As medidas visam organizar o trânsito nas imediações da ponte que liga o Centro ao bairro Ano Bom. Porém, no primeiro dia em funcionamento, vários pedestres atravessaram a avenida sem antes acionarem o semáforo, e outros nem notaram a presença da nova sinalização.

As pessoas que circulam no entorno da Ponte dos Arcos em direção ao Centro da cidade, deverão seguir pela Avenida Beira Rio até a faixa de pedestres e acionar o semáforo inteligente. Quando o semáforo for acionado pelo pedestre, a travessia ficará liberada durante 15 segundos, interrompendo o fluxo de veículos momentaneamente. Os veículos que trafegam pela Rua Benedita Helena de Lima terão três opções: seguir em direção à Ponte dos Arcos, transpor a linha férrea seguindo pela Rua José Marcelino de Camargo ou ir em direção à Avenida Argemiro de Paula Coutinho, com acesso ao Viaduto Alexandre Fisher.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, as intervenções têm foco na mobilidade urbana e na fluidez do trânsito. “A Ponte dos Arcos concentra um grande fluxo de veículos e também de pedestres durante todo dia. No entanto, entre 17 e 19 horas, o volume de carros e de pessoas aumenta significativamente. Por isso, decidimos realizar as intervenções a fim de melhorar a fluidez no tráfego de automóveis e garantir o direito de ir e vir do cidadão com segurança”, disse, destacando que para a implantação dos semáforos foram instalados braços, grupos focais e os controladores.

Rose Barbosa de Almeida, de 66 anos, estava sentada ao lado da Ponte dos Arcos na tarde de ontem, observando as pessoas atravessando a rua. “Tem muita gente que está atravessando sem apertar o botão, alguns nem perceberam que colocaram o sinal”, disse ao A VOZ DA CIDADE, completando que a implantação do semáforo foi ótima, porém é necessário que haja uma conscientização para a população. “O ideal seria que por algumas semanas tivesse um guarda auxiliando os pedestres e os condutores sobre o novo sinal, já que tem muita gente que não está acostumada com isso”, afirmou.

Vários pedestres e condutores que passaram pelo local, não perceberam a nova sinalização – Foto – Fábio Guimas

A moradora do Ano Bom, Marcia Oliveira, de 40 anos, disse que não gostou do novo sistema na via. “Não gostei desse sinal, acho que já tínhamos a facilidade de atravessar antes, sem precisarmos apertar e ficar esperando o sinal fechar, os carros já paravam para que pudéssemos atravessar”, afirmou, finalizando que  o trânsito pode piorar com o sinal. “Acho que o trânsito vai ficar pior, em horário de pico pode ser que fique ainda mais engarrafado do que já é”, falou.

Já Michele Narcizo, de 25 anos, estava junto com a amiga quando se deparou com o sinal novo. Ela parou para aguardar o sinal ficar verde para os pedestres, porém a amiga já ia atravessando. “Ela não percebeu que tinha o semáforo no local e já ia atravessando direto, eu tive que chamar atenção dela e pedir que ela voltasse. Mas o problema é que as pessoas estão acostumadas a atravessarem direto, provavelmente no início será complicado, causando até mesmo tumulto no trânsito, até que os pedestres e os motoristas se habituem”, disse, contanto que quando passou pelo local de manhã, tinha um guarda orientando as pessoas, porém ao voltar, já não tinha ninguém.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !