Notas & Notas Políticas – 28 de outubro de 2020

0

JARDIM DAS ACÁCIAS

A agenda do candidato a prefeito de Porto Real, Valcir da Silva, do Progressistas, esteve no bairro Jardim das Acácias conversando com moradores. “Ouvimos o que as pessoas tinham a dizer, discutimos ideias para uma Porto Real melhor. Juntos seremos a mudança que nossa cidade merece”, disse.

PLANO DIRETOR DA EDIMETAL

Tuca, candidato a prefeito de Barra Mansa pelo PDT, falou sobre o problema do desemprego, lamentando a situação e apresentando uma forma de solução. “Minha ideia é executar o Plano Diretor da Edimetal, fazendo um grande distrito industrial no município. Para que assim possamos criar mais empregos e consequentemente, crescer economicamente”, disse.

REALIDADE DAS FILAS DE BANCO

Foto: Divulgação

Ontem, dia 27, o começou cedo para o candidato à prefeitura de Volta Redonda, Granato. Ele foi ver a dura realidade dos moradores da cidade que precisam ficar por horas nas filas bancárias para resolver seus problemas financeiros. As maiores ficam nas portas das agencias da Caixa Econômica Federal nos bairros Vila, Aterrado e Retiro, que é responsável por pagar os benefícios do governo federal. Ele conversou com várias pessoas, como a dona de casa, Marcia Ferreira, que lhe relatou ter chegado a agência da Vila por volta das seis da manhã para ser uma das primeiras. Indagada do porque disso, ela revelou que mora no bairro São Lucas e lá não tem creche para deixar seus dois filhos. Como sua sogra trabalha apenas a partir das dez, ela tentou ir resolver os problemas e voltar a tempo para cuidar das crianças, uma de três meses e outra de três anos.

GARANTINDO CRECHES

Granato garantiu a ela que isso acabará no governo dele. “Onde não houver creches vamos construir. Por coincidência, um dia desses um eleitor me mandou uma demanda falando que há uma escola estadual abandonada nesse bairro e que o atual gestor esteve lá no inicio do seu mandato prometendo a municipalização, mas nada fez. Mas nós vamos fazer! Vamos analisar a estrutura e fazer não só a creche, que é prioridade, mas também, quem sabe, abrimos mais uma escola”, afirmou.

FALTA ACESSIBILIDADE

Na agência do Aterrado foi à vez das pessoas que estavam na fila reclamarem da falta de acessibilidade para as pessoas deficientes nas calçadas do bairro que estão esburacadas. Granato anotou a queixa e afirmou que no governo dele, a acessibilidade será total. “Nossa cidade conta com muitos deficientes físicos e visuais que dependem disso para o seu caminhar no dia a dia”, disse Granato.

DIREÇÃO DO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito Alex Martins (PSB) participou na tarde desta terça-feira, dia 27, de entrevista com representantes do Sindicato do Funcionalismo Público Municipal de Volta Redonda. A reunião ocorreu na sede da entidade sindical, no bairro Aterrado. Logo no início do encontro, Alex Martins pontuou alguns pontos fundamentais para a valorização da categoria, como reajuste salarial, plano de carreira, revisão do estatuto e condições dignas de trabalho.

NÚMERO EXCESSIVO DE COMISSIONADOS

“Volta Redonda tem hoje, em média, sete mil servidores municipais de carreira, 700 exercendo cargos em comissão e em torno de mil RPAs. É praticamente impossível tratar de reajuste salarial ou da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários com um número extremamente excessivo de comissionados. Vale lembrar que esse quantitativo era de mil cargos em comissão e, com a pandemia da Covid-19 foi reduzido para 700. Outro fator que precisa ser analisado é o custo com a folha de pagamentos e a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita os gastos em 60%”, esclareceu Alex Martins, destacando que o último reajuste concedido à categoria foi em julho de 2015, de 7%.

REDUÇÃO

Neste cenário, o prefeitável afirmou que seu plano de governo vai reduzir sistematicamente o número de cargos em comissão. “A Constituição Federal de 1988 estabelece que a forma justa, transparente e séria de ingresso no serviço público é através de concurso. Nossa meta é realizar o concurso, oferecendo chances igualitárias aos candidatos e o equilíbrio financeiro para prover o tão almejado reajuste à categoria”, detalhou, completando que o Plano de Carreira será implementado de forma gradativa. “Vamos criar um PCCS que atrele a necessidade do servidor público à realidade orçamentária do município. Para que isso ocorra da melhor maneira possível, será instituída uma comissão, formada por dois servidores de carreira de cada secretária, além da representação sindical e do poder público”, ratificou.

CAMINHADA NO SANTO AGOSTINHO

Foto: Divulgação

Durante a manhã desta terça-feira, dia 27, a candidata à Prefeitura de Volta Redonda, Dayse Penna, caminhou pela região do bairro Santo Agostinho. Acompanhada de Ademar Esposti, candidato a vice-prefeito e o líder do PSDB e candidato a vereador, Jorginho Fuede, Dayse apresentou as propostas da coligação ‘Por uma Volta Redonda que vale a pena viver’ (Pros-PSL-PSDB) aos eleitores. “Caminhamos pelas ruas do Santo Agostinho e pudemos conversar com moradores e comerciantes sobre as nossas ideias e propostas. Estamos contagiando mais corações, juntos queremos reconstruir a nossa casa, a nossa cidade”, falou Dayse.

ATHIS

Uma das propostas de Dayse para resolver os problemas de moradia na cidade é a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) que de acordo com a candidata vai regulamentar a já aprovada lei municipal de assistência técnica gratuita para captar os recursos da lei federal 11888/2008 para contratação de profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, que irão oferecer assistência a construções, reformas e nas regularizações imobiliárias da população de baixa renda.

URBANISMO COLABORATIVO

Outra medida a ser tomada pelo governo de Dayse Penna, segundo seu plano de governo, seria colocar em prática o projeto Urbanismo Colaborativo que visa tornar o serviço de aprovação de projetos da prefeitura mais eficiente e transparente por meio de um sistema de análise e aprovação online. O ATHIS propões através desse sistema, melhorar a comunicação com todas as secretarias e autarquias por onde o processo de aprovação deve passar, além disso, promete capacitar profissionais de engenharia e arquitetura sobre o processo de aprovação, o Plano diretor e a lei municipal de edificações para reorganizar a cidade.

APOIO DE DR. TONINHO

Em vídeo divulgado nas redes sociais na última segunda-feira, dia 26, o ex-prefeito de Pinheiral, Antônio Carlos Leite Franco, o Dr. Toninho, declarou apoio ao seu sobrinho, Mário Arthur, candidato a vereador pelo Democratas em Pinheiral nas eleições deste ano e reiterou o apoio a reeleição do prefeito, Ednardo Barbosa, e da sua vice-prefeita, Professora Sediene.“Estou dando apoio ao meu sobrinho Mário Arthur que é uma pessoa integra, correta, formado em jornalismo, sempre comprometido com nossa cidade. Já enviei uma carta aberta chamando a atenção para nosso candidato Ednardo Barbosa e Professora Sediene para Pinheiral continuar a avançar. Mas é fundamental para o governo municipal, o poder executivo, ter uma Câmara de Vereadores fortalecida, comprometida com Pinheiral, com pessoas honestas e corretas”, ratificou.

AGRADECIMENTO

O jornalista, Mário Arthur, destacou a importância do apoio do ex-prefeito.
“Pra mim é motivo de emoção receber o apoio de quem a gente ama e admira. Meu tio sempre foi um exemplo de homem, de médico e de político. Receber o apoio de quem a gente admira da mais confiança pra gente. Meu objetivo é fazer política do jeito que eu aprendi com ele, voltada para as pessoas. Colocando sempre os interesses da sociedade acima dos meus interesses particulares ou de grupos políticos”, afirmou.

‘ESCOLAS DE CAIXOTE’

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Barra Mansa, Jackson Emerick, gravou um vídeo em frente a uma escolas de containers, afirmando que irá construir escolas em Barra Mansa, para que os alunos tenham melhor condição. “ Fui até as ‘escolas de caixote’ para que você possa ver, com os seus próprios olhos, como está a vida dos nossos estudantes. É isso mesmo, eles estão estudando nesses contêineres, que são caixas montáveis. Você acha que essa é a estrutura certa para o seu filho estudar? Faltam escolas na nossa cidade e nossas crianças e jovens precisam se submeter a isso. Os profissionais do ensino não merecem, nossos alunos não merecem e nós, que pagamos nossos impostos, não podemos deixar nossos filhos sem acesso ao mais básico.

NOVAS ESCOLAS

“Por isso, vamos construir 20 novas escolas, além de mapear o déficit de vagas por bairros para verificar as regiões com maior necessidade. Serão escolas de verdade, com paredes de concreto e a estrutura necessária para que todos possam aprender com conforto e segurança”, garantiu Jackson.

Deixe um Comentário