DEBATA TEMÁTICO RESENDE – Como utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social?

0

CRISTIANO GONÇALVES 

Foto: Divulgação

A pratica desportiva é um motivador da qualidade de vida, da saúde e da convivência social. Resende não incentiva isso de forma adequada, não fomenta esportes populares e não produz desportistas de referência há muitos anos. Uma política eficiente para o setor esportivo dialoga com quase toda a administração pública, da educação à saúde. A prática desportiva é auxiliar da saúde mental, da saúde física e também pode ser fonte de renda para desportistas de todas as áreas. O Ministério do Esporte dedica um bom orçamento para incentivar a prática desportiva, mas Resende não usa, por falta de projetos no Siconv. O Sistema de Convênios com o Governo Federal. Além disso, alguns esportes construíram boas plataformas para suas práticas no meio digital. Como o jogo de xadrez, por exemplo, que é utilizado em vários países do mundo, como prática complementar ao aprendizado de ciências exatas. Outra dinâmica desportiva que vem crescendo e merece a atenção do poder público são os jogos eletrônicos. São muitos os relatos de competições familiares de truco e futebol. O que aponta para os novos negócios na área de criação de aplicativos e jogos eletrônicos. O pós-pandemia deverá ser momento de fomento destas novas frentes inovadoras, que o município tem que aderir. Mas isso, correndo em paralelo, por que nossas referências esportivas mais clássicas são no futebol, voley, montanhismo e ciclismo. Os atletas de alto desempenho vão encontrar apoio técnico e social com gente capacitada na prefeitura. Queremos descobrir talentos novos nas quadras de esportes e campos de várzea dos bairros da cidade e vamos incentivar isso.  Zelar do patrimônio do povo é uma obrigação. Ir além, com iniciativas e projetos que despertem entusiasmo esportivo é um compromisso. Um governo que pensa no amanhã, pensa com carinho na prática desportiva também na terceira idade. A nossa secretaria de Esporte e Lazer dará um trato muito especial no incentivo a prática desportiva nas praças públicas.

 

 DIOGO BALIEIRO 

Foto: Divulgação

Uma das metas da atual gestão que vem sendo alcançadas é proporcionar o acesso ao esporte de forma gratuita. São, ao todo, 17 atividades disponíveis: yoga, zumba, futebol, futsal, basquete, Projeto Esporte na Escola, Melhor Idade + Ativa, karatê, jiu jitsu, judô, balé, funcional, funcional kids, jazz, hip hop, natação e ginástica localizada. Tudo gratuito.

Neste período a gestão municipal contribuiu com estrutura e materiais fundamentais para o esporte, como os 300 kimonos destinados aos alunos da zona rural. Em 2019, inauguramos o Centro Municipal de Esportes, que oferece diversas modalidades.

Outro ponto importante que reforçamos é o incentivo à competitividade de forma sadia e como forma de aprimoramento e troca de experiência entre atletas. Promovemos torneios de tênis de mesa, no Parque das Águas, iniciamos as Copas Resende de Judô e Jiu Jitsu, fortalecemos a parceria com o Programa AABB Comunidade Resende para promover o Torneio Apaixonados Por Natação, demos continuidade ao tradicional “Ruralzão”, entre outras disputas.

Durante a atual gestão, o esporte esteve presente e foi um importante aliado da educação, através de projetos como “Esporte na Escola” e “Judô na Escola”, que iremos ampliar ainda mais.

Ainda aliando esporte e educação, assim como acontece a expansão da educação em tempo integral, implantaremos modalidades olímpicas nas escolas e, ao fortalecer a base dos atletas, teremos uma geração preparada para as competições de âmbito estadual que vamos atrair para Resende.

Não podemos esquecer das mais de 2 mil pessoas atendidas pelo programa Melhor Idade +Ativa, que ganharam ônibus personalizado e quase 50 novas academias espalhadas pelo município. Essas pessoas que cuidamos com tanto carinho ainda terão muitas novidades. Vamos ampliar as atividades de natação em parceria com o SESI, incluindo hidroginástica. E também vamos continuar integrando alunos com deficiência, ampliando ainda mais as atividades.

 

GABRIELA LIMA

Foto: Divulgação

A prática esportiva é um dos fatores do vigor de um povo. Vigor físico e mental. Mens sana in corpore sano era o lema dos antigos romanos que dominaram centenas de povos por centenas de anos. No mundo moderno,  EUA e URSS travaram memoráveis batalhas nos jogos olímpicos, cada qual exibindo os seus melhores atletas.  Daí, incluirmos em nosso programa de governo diversas modalidades esportivas amadoras e novas categorias.  Teremos uma das melhores estruturas para a prática de esportes do país, formando atletas, descobrindo talentos e proporcionando bons espetáculos aos resendenses.

1) Promover: [i]atividades de lazer em todo o Município, em espaços públicos, nos finais de semana e  feriados, ensejando entretenimento à comunidade em geral através do programa Praça Ativa [ii]o programa  Ginástica Para Todos, com aulas de alongamento, ginástica aeróbica, localizada, funcional e laboral [iii]a  iniciação desportiva nas modalidades olímpicas e paraolímpicas.

2) Manter o programa de instalação de academias de todas as idades e academias ao ar livre em diversos  pontos da cidade e das áreas rurais;

3) Viabilizar recursos para a construção de uma moderna arena multiuso; prestigiar e apoiar atletas locais  para representar Resende nos jogos olímpicos; organizar as Olimpíadas Municipais com disputa de várias  modalidades esportivas, visando à integração social e promoção da saúde; incentivar a realização de  competições amadoras de diversas modalidades; criar o programa de ginástica rítmica.

4) Promover acesso digital à toda população por meio de redes de WiFi públicas.

 

LAUREANO  

Foto: Divulgação

O candidato não enviou a resposta ao debate temático até o fechamento desta edição.

 

Robson Dias 

Foto: Divulgação

Resende precisa diversificar sua matriz esportiva, e investir em outras modalidades além do futebol, futsal e vôlei. Há muito potencial em todas as áreas, o que falta é investimento e dedicação para que outros esportes se desenvolvam.

As olimpíadas escolares devem retornar e serem realizadas de forma regular. Como professor, sei o quanto esse tipo de competição saudável estimula crianças e adolescentes a se tornarem cada vez melhores no que fazem. E, para realizar esses eventos, é preciso que várias modalidades estejam sendo praticadas nas escolas o ano todo.

Alguns esportes como o remo, por exemplo, que já foi muito praticado em Resende, devem voltar a receber incentivos.

O esporte é uma das ferramentas mais poderosas de inclusão social. Ele quebra barreiras e melhora a qualidade de vida. Todas as crianças e jovens de Resende devem ser inseridos em pelo menos uma prática esportiva ainda na infância. Não medirei esforços para que isso aconteça. Também pretendo apoiar e ajudar os nossos atletas de ponta que sofrem em busca de patrocínios.

 

SELMA ÁLAMO 

Foto: Divulgação

O esporte transforma! Na direção de garantir os direitos sociais do cidadão Resendense e, efetivamente executar políticas públicas que possibilitem acesso ao esporte, lazer, educação, inclusão social e qualidade de vida que: em nosso governo vamos incentivar campeonatos esportivos entre escolas; criar projetos que contribuam através de práticas esportivas com o desenvolvimento de crianças e adolescentes; fornecer material, uniforme e alimentação para os alunos que participarem dos projetos esportivos; criar uma Bolsa de incentivo a prática de esporte; incentivar os projetos da iniciativa privada de escolinhas de Futebol, assim como outras modalidades de esporte; resgatar espaços públicos esportivos e culturais que possibilitem a integração da comunidade; incentivar o intercâmbio através do esporte, que possibilite aos alunos conhecerem outras culturas e aprendizado; fomentar parceria com a Academia Militar das Agulhas Negras possibilitando aos alunos de toda rede pública e privada conhecerem o complexo poliesportivo e os jogos militares; incentivar torneios de esporte adaptado para pessoas com necessidades especiais;  fomentar toda política pública relacionada ao desporto.

Através do esporte o nosso governo ofertará a oportunidade de superar a exclusão social; práticas emancipadoras; prevenção ao contato com drogas e atos infracionais; acesso a práticas pedagógicas através de atividades físicas; exercício de sua cidadania através do direito social ao esporte, cultura e lazer e; contribuir para o afastamento de crianças e jovens das tristes estatísticas da violência. O esporte, enquanto política pública, é importante ferramenta que pode transformar o futuro da nossa sociedade. Um futuro digno, BOM PARA TODOS, esta é a proposta do meu governo e, junto com a cidadão Resendense vamos tornar a nossa cidade um lugar de INCLUSÃO SOCIAL.

 

SILVIO DE CARVALHO 

Foto: Divulgação

Cultura e esporte são os principais meios de inclusão social. Várias são as propostas que tenho nessa área, sendo a principal delas a volta dos jogos estudantis e o programa Atleta do Futuro, em parceria com a AMAN, Sesi e Resende Futebol Clube.

O uso de drogas e a violência é também um problema de saúde pública que deve ser combatido com programas sociais, através da cultura e do esporte. Um jovem que tenha oportunidade de tocar um instrumento, praticar esportes ou ter acesso à cultura terá menos chances de se interessar pelas drogas ou pelo crime.

Os jovens sabem que para se praticar esporte e obter um bom desempenho, saúde é fundamental.

Vamos voltar com os jogos estudantis nos três níveis: fundamental, ensino médio e universitário.

Vamos voltar com o programa Atleta do Futuro. Os jovens que se destaquem nas modalidades de atletismo e natação, por exemplo, passarão a treinar dentro da AMAN, com os melhores profissionais.

O Resende Futebol Clube vai voltar a ser o Gigante do Vale. Aquele clube que os melhores times da primeira divisão o respeitavam como adversário!

Vamos trazer eventos internacionais e construir uma Arena Multiuso. Voltar com os campeonatos de bairro, esporte inclusivo engloba todas as modalidades escolhidas por cada localidade da cidade.

O esporte inclui e liberta! Resende pode mais. O morador de Resende merece mais.

 

 

 

 

Deixe um Comentário