Notas & Notas

0

SISTEMA DE ABASTECIMENTO
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando o trabalho de implantação do encanamento do bairro Marrocos com o objetivo de entregar aos moradores um sistema de abastecimento de água. Para amenizar a situação, de segunda a sexta-feira dois caminhões pipas ficam o dia todo no local. “No Marrocos mantemos o caminhão continuamente, pois ainda estamos implementando o sistema de abastecimento de água. Já em Penedo, o morador que precisar de complemento no abastecimento pode fazer a solicitação do serviço junto a Administração Regional de Penedo, no telefone (24) 3351-3298”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares.
SISTEMA DE CAPTAÇÃO
Em setembro, a Prefeitura adquiriu o material necessário para a construção do novo sistema de captação de água em Penedo. A nova rede terá cerca de 4km de extensão, desaguará na caixa do bairro onde receberá o devido tratamento, e vai solucionar o problema de distribuição de água no bairro. Segundo o Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o investimento está sendo realizado com recursos próprios da prefeitura. “Esse é um problema antigo que os moradores de Penedo enfrentam e que estava entre nossas prioridades no trabalho a ser desenvolvido. O material acabou de chegar e estamos trabalhando para iniciar o mais rápido possível a construção do novo sistema. Cabe ressaltar que conseguimos diminuir o valor da obra, pois a própria prefeitura executará o serviço. Aos poucos vamos dando passos para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou Dudu.
COMITÊ SELECIONADO
O Programa Nacional de fortalecimento dos Comitês (Procomitês, é um programa desenvolvido pela Agência Nacional das Águas (ANA) com o apoio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH. Seu objetivo é apoiar a estruturação dos Comitês de Bacias Hidrográficas com uma verba de R$ 500 mil por ano e por estado. Existem no estado do Rio de Janeiro, nove comitês, sendo assim cada um deles receberá R$ 50 mil durante cinco anos dentro do programa. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, José Arimathéa Oliveira, participou de uma oficina na sede da ANA, onde foi apresentado uma planilha com o regulamento do programa. Segundo ele, de acordo com a ANA, o Comitê está entre os mais avançados a nível nacional, sendo que alguns Comitês do Brasil não cumprem nem com a burocracia básica.
DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS
Com um largo sorriso no rosto a pequena Ana Lívia Xavier tinha muito o que comemorar. O aniversário de 10 anos era celebrado no Aldeia das Águas Park Resort ao lado dos amigos do Capsi Bem Viver – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil – de Barra do Piraí. Para a surpresa de Ana e das demais crianças, além de passarem o dia no parque aquático na última semana, o Aldeia tinha preparado uma ação ainda mais especial: a doação dos brinquedos arrecadados na campanha Doe um brinquedo, gere um sorriso, realizada nos meses de setembro e outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. “Não consegui nem dormir, fiquei muito ansiosa para vir pra cá. Gostei muito de passar meu aniversário aqui no parque”, contou.
ALDEIA SOLIDÁRIA
Através do projeto Aldeia Solidária, o Aldeia das Águas, de Barra do Piraí, desenvolve uma série de ações sociais. A campanha do Dia das Crianças que, contou com o apoio dos associados e visitantes do parque, arrecadou 942 brinquedos, distribuídos para os mais de 30 meninos e meninas atendidos pelo Capsi Bem Viver e para crianças de mais oito instituições filantrópicas da região Sul Fluminense. E as ações não param por aí. Até o final do ano as portas serão abertas para mais instituições filantrópicas que atendem crianças em situação de risco e pessoas com deficiência. Outra ação solidária está sendo programada para o Natal.
ENTERRO TRANSFERIDO
A família do nadador Ramon Melo informou que enterro do atleta que seria realizado ontem, dia 31, às 19 horas, foi transferido para hoje, às 10 horas, no Cemitério Municipal, no bairro Vila Odete. O horário do velório também sofreu uma alteração e começou ontem, a partir das 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos, anexo ao Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto. O Ginásio fica na Avenida dos Expedicionários, s/n, no Centro. Ramon Melo era natural de Itatiaia, tinha 25 anos de idade e começou a nadar em um projeto de natação no município. Atuou no Clube da Siderúrgica de Volta Redonda, no Minas Tênis Clube, no Flamengo, na Seleção Brasileira. Foi campeão e recordista dos 50 livres no Multinations. Ele faleceu no último dia 25 de setembro em Dallas, Texas, quando teve um mal súbito.
TORNEIO UNIVERSITÁRIO
Volta Redonda vai receber amanhã, dia 2, o Torneiro Universitário Sul Fluminense (TUSF), que conta com jogos de basquete, futebol, futsal, handball, vôlei e cabo de guerra (masculino e feminino) e as competições individuais de corrida, tênis e natação (feminino e masculino). O evento será realizado durante o feriado e vai contar com a participação de 25 atléticas (entidades responsáveis em promover e coordenar a parte esportiva das faculdades) de 12 universidades da região Sul Fluminense. A estimativa é que mais de dois mil universitários participem do torneiro, que será realizados em diversos ginásios da cidade e na Ilha São João.
REUNIÃO
A diretoria do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro se reuniu na última segunda-feira, dia 30, na Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, em Duque de Caxias. O objetivo do encontro foi dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos desde a reativação do Fórum, em maio de 2017. Regulamentado na Lei 7.035/2015, ele possibilitará a participação e atuação dos Gestores Municipais, em especial os dirigentes de Cultura, na formulação de diretrizes de uma política cultural comum, respeitando as características e a diversidade cultural de cada região fluminense. O presidente do fórum é o superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo. Ele disse que o fórum dinamizará o tema no estado. De acordo com Bravo, há mais de dez anos os gestores públicos de cultura não se reuniam para debater o setor de forma organizada e democrática.
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
Ontem no encerramento das atividades do Pré-Vestibular Cidadão do MEP em Volta Redonda, alunos e professores com cantos, troca de energias, relaxamento, avaliação escrita do Pré e positivação memorial foram ‘enviados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muita emoção, até choros. “Estou me sentindo tão bem, terei saudades do MEP”, disse uma vestibulanda. Outra prometeu otimista que retornará para trabalhar no projeto’. Os trabalhos foram coordenados pelo professor de Cultura e Cidadania, Érique Barcelos, com participação dos também professores Caio Teixeira, Nelma Vieira, Anderson e Paulo Ricardo Ramos Cardoso, o tesoureiro Carlos e secretário Geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho.
HORÁRIO EM SHOPPING
O Dia de Finados, 02 de novembro, será o último feriado prolongado do ano, já que acontece numa quinta-feira. Quem for passar estes dias na região, pode aproveitar as opções de lazer, gastronomia e compras do Sider Shopping. Amanhã, o shopping funcionará em horário diferenciado. Lojas e quiosques ficarão abertos das 15 às 21 horas, já a praça de alimentação e área de lazer funcionarão das 11 às 22 horas. Na sexta e sábado o funcionamento segue em horário normal. Lojas e quiosques das 9 às 21 horas e praça de alimentação e lazer das 10 às 22 horas. Domingo, quiosques e lojas abrem as 15 e a praça e lazer às 11 horas.
CAPACITAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS
Pensando na capacitação de seus funcionários, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa promoveu na semana passada, o curso sobre “Termo de Referência: Projeto Básico e Projeto Executivo”, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nova. Ministrado por funcionários da autarquia, a atividade serviu para aprimorar as técnicas de elaboração do documento e unificação entre os setores. A atividade foi idealizada pelo diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, que em setembro ofereceu aos gerentes da autarquia a possibilidade de participar do curso. A formação sucedida pela editora NDJ (Nova Dimensão Jurídica) aconteceu na capital paulista e contou com a presença de 14 funcionários. Além da especialização, o objetivo também é que, na volta, os participantes possam passar os conhecimentos para os demais colegas de trabalho. A ideia do diretor executivo é que essas atividades se repitam outras vezes.

UM FATO NA FOTO

FIAÇÃO EXPOSTA
O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, registrou a imagem acima. É possível ver fiação exposta sob o pontilhão da linha férrea entre os bairros Roberto Silveira e Vila Coringa, em Barra Mansa. Partes do fio estão até emendadas.