Notas & Notas – 28 de dezembro de 2018

0

HORÁRIO DO SIDER SHOPPING

Passada a temporada da compra dos presentes, o Sider Shopping retoma os horários de atendimento normal, até 30 de dezembro, mas funciona com horário diferenciado no dia 31 (Estarão abertos das 9 às 18 horas – lojas e quiosques e das 10 às 18 horas praça de alimentação e lazer) e estará fechado no dia 1º de janeiro de 2019. É o melhor momento para as trocas de presentes ou para aproveitar todo o mix de produtos e serviços que o Sider Shopping oferece. Ainda está valendo a promoção ‘Natal mágico Sider Shopping’ cuja dinâmica é a seguinte: os clientes que acumularem R$200 em compras nas lojas do shopping poderão trocar as notas fiscais por um cupom para participar do sorteio de uma moto da marca Motorino, modelo Scooter Cappuccino 150cc, 0km, ano/modelo 2018/2018, que será realizado na noite do dia 31. E também poderá participar do sorteio de um carro, da marca Renault, modelo Kwid Life, 1.0, 0Km, Flex, Ano/Modelo 2018/2018, no dia 02 de janeiro.

ATIVIDADES DE INCLUSÃO EM VOLTA REDONDA

Foto: Divulgação


Durante este ano de 2018, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) realizou diversas atividades voltadas para a assistência social de Volta Redonda. Uma das principais ações foi à capacitação continuada dos funcionários para o Sistema Único de Assistência (SUAS).  Do mês de abril até dezembro foram realizadas capacitações internas e externas, através do I Ciclo de Educação Permanente para Trabalhadores do SUAS. A SMAC também promoveu ações de mobilização social com o objetivo de sensibilizar a população de Volta Redonda sobre alguns temas importantes como: Dia Internacional da Família, em prol da pessoa em situação de rua; Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente; XII Mostra de Artes do CAPD – Centro Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência; além das Rodas de Conversas com Adolescentes, realizadas nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

CENTRO DE REABILITAÇÃO SERÁ INAUGURADO EM JANEIRO

A Prefeitura de Angra dos Reis inaugura no dia 4 de janeiro, às 9 horas, o Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, que vai funcionar na Rua Maria José Lucas Peixoto, nº 359, no Parque das Palmeiras. O local vai receber pacientes de todas as idades com sequelas neurológicas e ortopédicas recentes, sendo que as crianças que possuem múltiplas deficiências continuarão sendo atendidas na Pestalozzi. Estarão reunidos em um mesmo espaço os serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, acupuntura, psicologia e osteopatia. Atualmente, a Prefeitura oferece tratamento nessas especialidades, mas em ambulatórios individuais, sem integração. O novo espaço terá como prioridade as sequelas recentes, pois têm melhores prognósticos e evolução terapêutica.

ÚLTIMO DIA DE PAGAMENTO DO IPTU

Hoje é o último dia para pagar a décima segunda parcela do IPTU sem acréscimos. O contribuinte pode acessar o boleto através do site da prefeitura, www.prefeituradeparaty.com.br em ‘serviços’, ‘imposto/certidão’. Para isso, é preciso ter em mãos o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, código do contribuinte ou do imóvel ou, ainda, a inscrição imobiliária.

SERVIÇO DE RESGATE RECEBE JET SKI

Recentemente foi entregue à população paratiense, a nova sede do SAMU e uma ambulância totalmente equipada, além de contar com o convênio entre PMP e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que disponibiliza um helicóptero de resgate para nossa região. Complementando o serviço e atendendo a reivindicação da comunidade de Trindade, foi entregue pela prefeitura, um jet ski, que ficará sediado naquela localidade, contribuindo com o resgate em mar, já que as estatísticas apontam uma alta incidência de afogamento nessa região. A Secretaria de Saúde coordena esse serviço e em atenção ao período de alta temporada turística, coloca em prática o Plano Verão. Trata-se de estratégia operacional, visando o melhor atendimento à nossa população e aos turistas.

BISPO CELEBROU MISSA DE NATAL EM RESENDE

Foto: Divulgação


O bispo diocesano, dom Francisco Biasin, presidiu a missa de Natal na manhã de terça-feira, dia 25, na comunidade São João Batista, no bairro Jardim Alegria, em Resende. A comunidade faz parte da paróquia Sagrada Família. Durante sua homilia, dom Francisco ressaltou que sobretudo no Natal fica nítido que Jesus ilumina a todos que vêm a esse mundo sem qualquer exclusão. “Ninguém é dono da luz. A luz é de graça. Está em todo o bem presente no coração de cada ser humano, de todas as igrejas e religiões, de quem guarda o desejo de justiça, ama e se dedica às pessoas”, destacou dom Francisco.

PRIMEIRA

Essa foi a primeira missa de Natal que dom Francisco celebrou na comunidade. Uma das coordenadoras, Norma Franco Mariano, explicou que a Missa de Natal com o bispo foi o encerramento do trabalho que a comunidade fez durante todo o advento. “Nós fizemos toda a preparação para a Missa na novena de Natal…foi uma surpresa, um nervosismo e uma alegria imensa saber que nosso pastor estaria com a gente nesse dia”, disse Norma.

ALMOÇO

Após a missa que contou com a bênção dos pães, dom Francisco seguiu ao lado de padres da região pastoral de Resende para o almoço promovido no centro da cidade pela pastoral da população em situação de rua. De acordo com o padre Rafael Ferreira, coordenador da região pastoral, existem dois perfis de moradores de rua na cidade: o próprio resendense que foi abandonado pela família ou saiu de casa devido a conflitos, muitas vezes gerados pela dependência química, e os transeuntes que, de passagem pela cidade que fica no eixo Rio e São Paulo, acabam precisando de apoio. “Em Resende nós contamos com o trabalho do Centro POP, específico para a população de rua e que está presente em muitas prefeituras. Contudo, por mais que se dediquem, e se dedicam, é sempre insuficiente. Daí entram os grupos que para além de um atendimento alimentar, de material de higiene, procuram levar também um pouco de humanidade”, disse o padre.

ESTIMATIVAS PARA INFLAÇÃO

Especialistas do mercado financeiro reduziram pela oitava vez seguida a estimativa para a inflação neste ano. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central, o Boletim Focus, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, passou de 3,71% para 3,69%. O Boletim Focus é um relatório divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central e reúne as previsões de 100 analistas a respeito dos indicadores econômicos. Os dados divulgados pelo boletim segunda-feira, dia 24, mostram ainda que os analistas esperam que a inflação fique dentro dos parâmetros perseguidos pelo Banco Central, que permite uma variação do IPCA de 3% a 6%, nos próximos anos. Em 2019, a expectativa é que o IPCA termine o ano em 4,03%; em 2020, 4%; e, em 2021, as projeções apontam para uma inflação em 3,75%.

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Foto: Divulgação


A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, em 2018, priorizou a segurança do trânsito e dos pedestres na cidade. A retirada do trânsito pesado do Centro, desviando-o definitivamente para Rodovia do Contorno foi efetivada, a pedido do prefeito Samuca Silva, para reduzir os riscos de acidentes nas vias urbanas, uma vez que a Rodovia foi construída para tirar os caminhões do centro da cidade. A cidade tem atualmente 256 veículos de táxis, uma frota de 236 ônibus nas suas 47 linhas municipais. No transporte escolar são 121 veículos. Além da responsabilidade de controlar estes transportes individuais e coletivos, a STMU atendeu a diversas demandas de trânsito do público, fez alterações de ruas e auxiliou na implantação de ciclovias. Um total de 300 quilômetros de revitalização da sinalização existente e novas pinturas viárias foram serviços executados pela secretaria.  

PRINCIPAIS AÇÕES

As principais ações da STMU foram as obras de acesso ao novo Shopping Park Sul, ciclovias do Santa Cruz, melhorias no trânsito nas vias do Jardim Amália, aumento do número de vagas nos principais corredores do centro da cidade, citando Rua Gustavo Lira e na Rua 33, na Vila Santa Cecília.  No bairro Jardim Amália I, a STMU fez a inversão, com a introdução da mão inglesa, do trânsito na Rua Cel. Camilo de Assis, reduzindo o índice de acidentes e congestionamentos na via. Na Rua 33, a STMU quase dobrou o número de vagas, de 90 para 170 vagas, melhorando o fluxo de veículos, com total apoio dos motoristas e comerciantes do bairro.

DOENÇA DE PAGET

Os portadores da doença de Paget, doença rara que atinge os ossos, terão à disposição mais um medicamento para o controle da enfermidade. O Ministério da Saúde incorporou, na última sexta-feira, dia 21, o medicamento ácido Zoledrônico (ZOL), que atua especificamente para restaurar os ossos e aliviar a dor de quem sofre com o mal. A nova aquisição deve estar disponível aos pacientes nas unidades públicas de saúde de todo o país em até 180 dias. A incorporação do Ácido Zoledrônico (ZOL) aos SUS deve gerar um impacto, inicial, de R$ 9,6 milhões por ano.

CUIDADO COM O LIXO

A Prefeitura de Barra do Piraí informa que, no feriado do último dia 25, o Aterro Sanitário licenciado, em Vassouras, não funcionou, de maneira que a empresa responsável pela coleta de lixo da cidade não pode fazer o transbordo. A prefeitura informa ainda que recebeu do aterro a informação de que no feriado do próximo dia 1° a unidade também não funcionará, a orientação é para que a população se programe, pois a coleta de lixo será feita em dois de janeiro de 2019.

INTERVENTORES FEDERAIS

O Interventor Federal e Comandante Militar do Leste, general de Exército Walter Souza Braga Netto, e o secretário de Estado Segurança, general Richard Nunes, receberam, ontem,  das mãos do presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e do governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, a Medalha Tiradentes. A entrega da maior homenagem do Legislativo fluminense foi realizada durante cerimônia simbólica de encerramento da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, no Palácio Duque de Caxias, centro do Rio.

PREFEITURA E FACULDADE ASSINAM CONVÊNIO

A Prefeitura de Vassouras e a Faculdade de Miguel Pereira assinaram um importante convênio, através  dele o munícipe terá desconto de 50% nos cursos de Direito e Gestão Pública. O convênio é estendido também aos servidores públicos municipais que não residem em Vassouras.

APREENSÃO DE DROGAS 

Quarta-feira, dia 26, um homem foi preso na Rua Dr. José Pinto Rezende, no bairro Eldorado, em Paraíba do Sul, sob suspeita de tráfico de drogas. Segundo informações do 38° Batalhão da Polícia Militar, ele foi flagrado com 11 sacolés de maconha, oito pinos de cocaína e R$ 20 em espécie. Ele foi preso e encaminhado para a 107ª Delegacia de Polícia (DP), onde foi autuado no artigo 33 do Código Penal (CP).

SONORA BRASIL

O Sesc Paraty trouxe a exposição Sonora Brasil para abrir o ano de 2019. A partir do dia 2 de janeiro proporcionará ao público uma experiência sonora sobre os sons e ritmos do Brasil. A Música do Brasil é reconhecida, de forma positiva, em todo o mundo. O visitante poderá tomar contato com a história, o território e a musicalidade de cada pedacinho do nosso país caminhando nas cinco estações montadas nos dois andares da Unidade Sesc Santa Rita. A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas. Entrada gratuita.

UM FATO NA FOTO

Alunos visitam Parque Nacional do Itatiaia

Foto: Divulgação

Em uma das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, através dos Cras I e II, cerca de 40 crianças e adolescentes participaram de um passeio cultural ao Parque Nacional do Itatiaia. A visita objetivou desenvolver ações junto às crianças e adolescentes que buscam resgatar suas habilidades e potencialidades, por meio de atividades culturais, lúdicas, esportivas e inclusão social. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Rivello, a intenção, neste caso, foi fazer com que os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tivessem contato com a natureza, conscientizando-os sobre a importância da sustentabilidade ambiental.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !