Notas & Notas

0

ELEIÇÃO PARA NOVA CIPA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa está se preparando para o processo eleitoral dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Um grupo está montando todo o processo para que a comissão já esteja formada até o final do ano. A Cipa é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de acidentes de trabalho, de acordo com a exigência da Lei 6.514. A formação da comissão será para garantir, segundo o diretor Executivo do Saae, Fanuel Fernando de Paula, a integridade física de todos os trabalhadores. “Vamos trabalhar e fazer o que a CIPA determinar em termos de segurança, com a autonomia que precisa ter, visando sempre a segurança dos funcionários”, disse. A comissão terá dez membros titulares, sendo cinco do empregador e cinco do empregado. A previsão é que o dia 1° de novembro a eleição já esteja acontecendo, para que até no máximo dia 10 de dezembro a Cipa do SAAE já esteja instituída.
RECOMPOSIÇÃO E TAPA-BURACOS
Falando em Saae, as condições das ruas de Barra Mansa estão sendo melhoradas pela autarquia, através da Coordenadoria de Água e Esgoto (CAE). Além da operação limpeza urbana, a autarquia tem feito a operação tapa-buraco com a recomposição de bloquetes e asfalto. Utilizado para pavimentação, os bloquetes são blocos de concreto ou cimento que se assemelha aos calçamentos de paralelepípedo. De acordo com o coordenador do CAE, Fábio de Paula Rodrigues, o procedimento deverá ser feito em toda a cidade. “Fizemos em torno de 540 metros quadrados de recomposição de bloquete. Acredito que até o final do mês que vem finalizamos os buracos em aberto para fechar apenas o que for abrindo a partir de então”, disse.
BAIRROS JÁ VISITADOS
Dentre os locais já visitados estão Vila Orlandélia, Cotiara, Centro, Morada da Colônia, Vila Nova, São Vicente, Apóstolo Paulo, Colônia, Rialto, bairro de Fátima e outros.
COMBATE À DENGUE
A Prefeitura de Pinheiral iniciou a segunda etapa do Projeto “+ Educação,+ Ambiente, + Saúde” que visa à conscientização de alunos da rede pública sobre a importância do descarte correto de lixo e resíduos sólidos para combater a dengue. O projeto “+ Educação, + Ambiente, + Saúde” é um projeto realizado em conjunto pelas secretarias de Ambiente, Saúde, Educação financiado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). No mês de outubro todas as escolas receberão até o dia 31 o projeto. Essa semana é a vez dos alunos do maternal ao 3º ano participarem com o teatro itinerante que conta com a peça “Exército do Marquito: todos contra o mosquito”. Trata-se de um teatro de fantoches que aborda o tema da reciclagem e do combate ao foco do mosquito da dengue de forma lúdica.
FESTA PARA SERVIDORES
A Prefeitura de Volta Redonda está preparando uma grande festa comemorar o Dia do Servidor Público. As festividades irão acontecer nos dias 28 e 29 deste mês, sábado e domingo. No primeiro dia, o prefeito Samuca Silva vai entregar o prêmio ‘VR de Gestão Pública Municipal’, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF) Campus Aterrado, durante a realização do II Seminário de Integração da categoria. As inscrições do prêmio terminaram ontem com mais de 80 servidores inscritos e vários relatos, divididos em duas categorias, o ‘Servidor em Destaque’ e ‘Melhores Práticas’. No domingo, às 16 horas, os servidores e familiares poderão assistir uma partida entre o time máster do Flamengo contra a equipe formada pelos funcionários da Prefeitura, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Nunes, Ronaldão, Rondinelli e Beto estarão presentes na partida. Em seguida, previsto para acontecer às 19 horas, haverá show com o cantor Erasmo Carlos, o Tremendão.
FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS EM ENGENHEIRO PASSOS
O vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo de Engenheiro Passos (PSB) está comemorando o sucesso da Festa das Crianças realizada no último domingo, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende. Cerca de 500 crianças foram comemorar a data com muita animação e diversão. A festa contou com a animação de recreadores, vários brinquedos, dentre eles touro mecânico inflável, tombo legal, futebol de sabão, escorrega, entre outros. A criançada ainda cantou, dançou e se deliciou com algodão-doce, pipoca, refrigerante, tapioca e bolo que foram distribuídos. No final das festividades, as crianças ainda receberam lembrancinhas. A festa foi realizada com o apoio da Associação de Moradores e Amigos de Engenheiro Passos (AMAEP), moradores do distrito, da Prefeitura de Resende e do próprio vereador Reginaldo Engenheiro Passos.
FESTA ROSA
Cerca de 300 pessoas participaram na noite da última quarta-feira, da ‘Festa Rosa’, um evento alusivo ao mês do “Outubro Rosa”, que teve como objetivo difundir informações e trabalhar a conscientização da prevenção ao câncer de mama e doenças ligadas a saúde da mulher. A festa organizada pela Prefeitura de Itatiaia, por meio das Secretarias de Saúde, Políticas Públicas para Mulheres e Esporte e Lazer, em parceria do Grupo de Apoio ao Câncer (GAPC), aconteceu na quadra de Esportes do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro da cidade. Os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o trabalho oferecido pela GAPC às pessoas portadoras de câncer, através de uma explanação da representante da instituição, Rosana Abraão. Durante o evento as mulheres também conheceram a boneca Tati do GAPC e através dela também puderam aprender a fazer o autoexame, sentindo inclusive os tipos de caroços que podem surgir nos seios como sintomas de câncer de mama.
ZUMBA PARA ANIMAR PARTICIPANTES
Um grande Aulão de Zumba, ministrado pela professora Adriana Leal animou o público. A apresentação contou com o reforço de professores da região, de São Paulo e do Rio de Janeiro. E o evento não parou por aí. A ‘Festa Rosa’ contou ainda com um momento de solidariedade onde as participantes realizaram a doação de lenços para pacientes em tratamento de câncer de mama. Quarenta e seis acessórios foram arrecadados durante o evento.
MELHORAR AUTOESTIMA
A iniciativa, que faz parte da programação do “Outubro Rosa”, tem como objetivo melhorar a autoestima das mulheres que ficam mais sensíveis por conta da queda dos cabelos em decorrência da quimioterapia. Também foram doados cabelos, leite, alimentos e roupas. O recolhimento foi feito por voluntários do 19º Grupo de Escoteiros Campo Belo. A campanha de doação acontece em parceria com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer – GAPC – que será responsável pela distribuição do material junto às mulheres do grupo e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres estará arrecadando os lenços durante todo o mês de outubro. “Foi muito gratificante ver a mobilização das pessoas em prol de um evento de prevenção ao câncer de mama. Foi uma festa muito bonita em que a solidariedade foi o grande destaque”, disse a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Janaína Sá Dantas.
REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DO AARÃO


O vereador Tiago Forastieri (PSC) está comemorando a revitalização do Parque do Aarão, situado no Centro Histórico de Resende. A reforma que está sendo feita pela prefeitura foi motivada a partir de uma indicação do vereador Tiago, aprovada pelo plenário do Legislativo. “Além de dar vida nova ao Parque do Aarão, a reforma vai proporcionar ainda mais conforto, segurança e um espaço revitalizado para o lazer da família resendense”, disse Forastieri.
CONTRATAÇÃO DE FISIOTERAPEUTA
A contratação de um fisioterapeuta para prestar atendimento na APAE no bairro Jardim Itatiaia, em Itatiaia, foi pedida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Vander Leite Gomes (PMDB). A indicação de N.º554/2017 foi aprovada por unanimidade pelo plenário. “A presente indicação destina-se a melhorar o atendimento fisioterápico realizado na Apae. Hoje não temos um fisioterapeuta trabalhando lá. Devido a enorme demanda de pacientes que necessitam de reabilitação é necessário se fazer a contratação de um profissional fisioterapeuta para suprir essa demanda”, ressaltou Vander.
ABERTURA DE QUIOSQUES
A Prefeitura de Volta Redonda, através de uma parceria entre o Banco VR de Fomento, a Secretaria de Fazenda e a Guarda Municipal de Volta Redonda, realizou ontem, a abertura dos quiosques que estavam fechados no mercado popular, próximos à Praça da Chaminé, no Aterrado. Os objetivos da ação, que já aconteceu em outros dois bairros da cidade, são: identificar os quiosques e boxes que não estão sendo utilizados; fazer uma revitalização dos mercados populares; e deixar esses espaços disponíveis para nova utilização. Ao todo, foram abertos e vistoriados 19 quiosques. De acordo com o gestor do Banco da Cidadania, Nelson Kruschewsky, a intenção é revitalizar todos os mercados populares da cidade. “É mais uma forma de gerar emprego e renda na cidade. Esses espaços não podem ficar fechados. É um desperdício”, comentou Nelson.

UM FATO NA FOTO

AVE DA ESTRADA

Ferido, o tucano da imagem acima resolveu dar uma paradinha sobre a pista da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), na altura de Barra do Piraí. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 13h10 de ontem agentes depararam com o animal silvestre se debatendo sobre o asfalto quente. Imediatamente, o mesmo foi socorrido e conduzido para o Hospital Veterinário de Vassouras, que tomou os cuidados necessários e demais procedimentos junto aos órgãos ambientais. A imagem foi cedida pela PRF.