Notas & Notas – 23 de outubro de 2018

0

EX-VEREADOR ASSUME VAGA

Foto: Divulgação

O ex-vereador Pedro Paulo Florenzano, será empossado, nesta terça-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores de Resende. Ele assume a cadeira do vereador Davi Manoel de Jesus Silva (MDB), o Davi, que pediu licença, na semana passada, para assumir a secretaria municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura, que era ocupada pelo médico, Jorge Alberto Moiseis, que deixou o cargo. A posse será na sessão legislativa, terça-feira, às 19 horas, no Plenário Jorge Miguel Jayme, na Rua Padre Couto, 10, no Centro Histórico de Resende. Segundo a Câmara de Vereadores, vale destacar que o suplente foi definido segundo os critérios da coligação envolvida; não do partido o vereador titular.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Resende está levando informação e ações de saúde para os estudantes da rede municipal de ensino. O Saúde na Escola, que é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, atendeu em 2017, mais de 14 mil alunos de 51 escolas municipais, situadas nas zonas urbana e rural do município. O Objetivo é levar, para dentro do ambiente escolar, ações simples, mas que ajudam a manter em dia a saúde integral de crianças, jovens e adolescentes.

DIVERSAS IDADES

As ações beneficiam desde os pequenos estudantes que frequentam as creches municipais, até os jovens atendidos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos), passando também pelos estudantes da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “O programa Saúde na Escola atua numa faixa etária muito importante, que é a fase em que os estudantes estão em desenvolvimento. No entanto, nessa idade, nem sempre eles têm acesso à informação, e isso ocorre porque o adolescente, normalmente, tem vergonha de perguntar e acaba não aprendendo sobre temas que são fundamentais para a sua formação integral”, explica coordenadora do programa, Daniela Teodoro.

AÇÕES

O programa, criado através de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, foi resgatado pela atual gestão, já que em janeiro de 2017 o município não estava pactuado com o Governo Federal para desenvolver a iniciativa. Atuando com visitas regulares às escolas, feitas por uma equipe especializada que utiliza, além das palestras de conscientização, jogos e informações que ajudam a promover a saúde dos estudantes de uma forma divertida e interativa, o programa oferece atividades como ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção de segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/ AIDS; prevenção ao uso de álcool e drogas; dentre outras.

ATIVIDADES

Na semana passada, as atividades do programa chegaram até a Escola Municipal Noel de Carvalho, localizada no bairro Nova Liberdade.  Realizada em comemoração à Semana de Valorização do Educando, o evento contou com palestras de conscientização contra o uso de drogas e sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, além de ações voltadas para a promoção da saúde, como verificação da caderneta de vacinação e realização de testes de acuidade visual, que avalia se o estudante apresenta algum problema de visão que possa prejudicar seu aprendizado, entre outras atividades. O objetivo da iniciativa, segundo a coordenadora do programa, Daniela Teodoro, é levar informação e ações para dentro das escolas, proporcionando à comunidade escolar a participação em programas que articulem saúde e educação, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento escolar.

PRESENTE NAS PASSEATAS

O fim de semana do deputado federal eleito, delegado Antonio Furtado (PSL), foi de participação em passeatas que aconteceram nas cidades do Sul do Estado, a favor, claro do candidato a presidente do seu partido, Jair Bolsonaro. Em todas as cidades, a palavra sempre foi de agradecimento pelos votos obtidos na eleição e ressaltando o compromisso de trabalhar pela região Sul Fluminense em Brasília. “As manifestações do fim de semana mostram que as pessoas querem mudanças e que defendem a democracia. Tenho aproveitado todos esses encontros para agradecer o resultado que obtive nas eleições e ressaltar o compromisso que tenho com a região Sul Fluminense”, disse Furtado que esteve em Resende, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.

ELEIÇÃO DIFÍCIL

Foto: Divulgação

A ex-secretária do Comitê Municipal Constituinte de Volta Redonda, entre 1986 e 1990, Eni Braga, de 92 anos, muita lúcida comentou, mesmo com a idade avançada, sobre a esperança de um mundo melhor. Ela falou ainda da motivação de ainda votar, mesmo não precisando. Disse que está diante de uma eleição muito difícil, mas irá votar sim, pois quer salvar o Brasil e paz. Eni falou primeiramente da dificuldade que teve no 1º turno quando foi votar. Lembrou que subiu as escadas com dificuldade, reclamou com os mesários, mas não desistiu. Ela votou no Sesc Aero Clube,VR. Calmamente, Don Eni, recomendou aos que se abstém do voto. “Compareçam às urnas no dia 28, não deixem de votar, vote pela sua consciência. Ditadura nunca mais”, falou convicta.

POSSE DO CONSELHO O FURBAN

Acaba de tomar posse, o Conselho Comunitário eleito do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban). Vale lembrar que, somente em 2018, o Fundo realizou investimentos que somam R$ 2 milhões em 40 obras nos núcleos urbanos informais de Volta Redonda. Todos os nove conselheiros titulares e os 9 suplentes, eleitos nas comunidades divididas em 9 setores, foram diplomados e homenageados. Segundo o diretor geral do Furban, Ronie de Oliveira, os conselheiros são fundamentais para Fundo. Segundo Ronie, desde o início o prefeito Samuca Silva, enfatizou a importância do Furban, e os conselheiros que agem como fiscalizadores do Fundo são fundamentais na definição das prioridades das obras para o orçamento de 2019, em 174 núcleos urbanos informais, onde vivem cerca de 30 mil pessoas.

DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO

O vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, destacou o diálogo e a valorização do trabalho voluntário dos membros do Conselho Comunitário do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban). Disse que o Conselho vai ajudar o Poder Público a levar os serviços necessários, a melhoria da infraestrutura e contribui para reduzir as áreas de riscos. O coordenador do Conselho, André Cardoso, que também é presidente da Associação de Moradores do Santa Cruz 2, comentou a atuação do conselho. Disse que o trabalho do Conselho será definir as necessidades  para o Orçamento de 2019, priorizando as obras de emergência, em saneamento, contenção, drenagem, reformas de quadras e praças que forem necessárias.

CAMPANHA INCENTIVA DOAÇÃO DE CABELOS

Foto: Divulgação

A Unimed Volta Redonda lançou a campanha “Menos é mais” neste Outubro Rosa, para incentivar suas colaboradoras a doarem 15 centímetros de seus cabelos. As doações serão usadas para a confecção de perucas para mulheres em tratamento do câncer de mama.  Em cinco horas de ação, que aconteceu ontem, e contou com a parceria da ONG Laços de Amor e o Espaço Manoel Luiz, mais de 40 mechas foram arrecadadas. Além disso, algumas colaboradoras tiveram que ser agendadas para cortar os cabelos em outra data, devido ao grande movimento.  “Fiquei seis anos sem cortar os cabelos e vi essa oportunidade de ajudar outras pessoas. Confesso que não ia cortar tanto, mas estou feliz com o resultado e muito emocionada pela causa. Espero poder devolver a autoestima a outras mulheres”, disse a colaboradora Andrea de Melo Oliveira.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A equipe da Vigilância Ambiental estará em Penedo, em Itatiaia, neste sábado, vacinando cães e gatos contra a raiva. A Campanha de Vacinação Antirrábica no bairro acontecerá das 9 às 16 horas, em cinco postos fixos. São eles: Colégio Dom Otorino Zanon, Colégio Fernando Octávio Xavier, Escola Sebastião Bernardo, Associação de Moradores da África I e Unidade de Saúde 24 horas de Penedo (proximidade) Na oportunidade deverão ser vacinados contra a raiva todos os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. Para receber a dose da vacina o animal não pode estar doente e nem as fêmeas no período de gestação.

META

A campanha começou em agosto e a meta é vacinar 7 mil cães e gatos até o termino.De acordo com os números da Secretaria de Saúde até o momento 5 mil animais já foram imunizados. Conforme explica o coordenador de Vigilância Ambiental, Getúlio Barreto, a campanha foi dividida em quatro etapas e será realizada até dezembro, ou seja, os bairros que ainda não foram contemplados receberão a campanha na próxima fase.

FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO

A Light promove entre hoje e quarta-feira  um Feirão de Negociação de dívidas em Volta Redonda, na região Sul Fluminense. A agência móvel de atendimento ficará na Praça Sávio Gama, próximo à prefeitura, sempre entre 10 e 16 horas. Entre os serviços oferecidos, os clientes poderão parcelar suas dívidas em até 60 vezes, pagando um valor de entrada no ato do acerto. Para isso, basta levar documentação e o código do cliente disponível na conta de energia (número com oito dígitos).

UM FATO NA FOTO

Caminhão sem freio, moradores sem luz

Foto: André Matheus

Boa parte dos moradores do bairro Boa Sorte, em Barra Mansa ficou sem energia elétrica na tarde de ontem. É que, um caminhão baú, que estava parado na Rua Domingos José Dantas, ficou sem freios, desceu de ré e bateu no poste. Segundo informações da Defesa Civil, que foi chamada ao local, o motorista do caminhão, ao retirar o veículo do local, acabou provocando a queda do poste que continha um transformador. A imagem foi feita pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus. Até o fechamento desta edição, os funcionários da Light estavam trabalhando na substituição do poste para recolocar o transformador no local e, assim, reestabelecer o fornecimento da energia.

Deixe um Comentário