Notas & Notas – 23 de maio de 2019

0

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Foto: Divulgação/Agência Brasil


O Ministério da Saúde está preparando uma campanha de vacinação contra o sarampo, que deverá ser iniciada em todo o país no dia 10 de junho. A informação foi confirmada pelo próprio ministério. Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, sendo 43 deles no Pará, 27 em São Paulo, quatro no Amazonas, três em Santa Catarina, três em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro e um em Roraima. Deste total, 27 são autóctones e todos eles de residentes no Pará. Os demais casos foram importados de outro país ou ainda não foi possível identificar a fonte de infecção. De janeiro a maio do ano passado, o ministério havia notificado 117 casos de sarampo no país, com dois óbitos.

CASOS IMPORTADOS

Dos casos importados, 19 deles ocorreram em um surto da doença dentro de um navio de cruzeiro em Santos, no litoral paulista. O mesmo navio também provocou três casos de sarampo em Santa Catarina e um caso no Rio de Janeiro. O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta [acima de 38,5º C], tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

PALESTRA GRATUITA SOBRE REFORMA TRABALHISTA

A Firjan Sul Fluminense será palco de uma palestra gratuita sobre a Reforma Trabalhista. O encontro ocorre em Volta Redonda na próxima terça-feira, dia 28 de maio, e é aberto a empresários, gestores e profissionais de RH. A palestra será ministrada pelo gerente jurídico Cível e Trabalhista da Firjan, Victor Tainah Fernandes Dietzol, e vai tratar sobre as principais mudanças da reforma.

PROJETO ‘PARA NUNCA ESQUECER’

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) realizará um seminário de lançamento do projeto “Para Nunca Esquecer: Pela valorização da vida, em memória do holocausto”, nesta quarta-feira, dia 22, às 9 horas no bairro Santo Cristo, capital do Rio de Janeiro. Durante o ano letivo, os professores realizarão seminário e ações pedagógicas abordando essa temática. A iniciativa pretende contribuir e promover o respeito à diversidade e aos direitos humanos, além de estimular debates e envolver a comunidade escolar.

PROGRAMAÇÃO

A programação do seminário contará com as palestras ‘Resistência e Heroísmo: judeus contra o Nazismo’, promovida pelo professor Mauricio Peres Pencak, filho de um sobrevivente dos campos de concentração; ‘A música como memória de um drama’, ministrada por Sílvia Lerner, especialista no tema Holocausto; e ‘Política de Massas, Cinema e Propaganda na Alemanha Nazista’, com o docente Wagner Pinheiro Pereira. Na ocasião, um sobrevivente do Holocausto também será homenageado.

SERVIDORES RECEBEM UNIFORMES

A Câmara de Vereadores de Quatis entregou uniformes para todos os colaboradores em exercício, como forma de valorização e identificação dos servidores públicos no Poder Legislativo. Os uniformes possuem o Brasão do município e foram confeccionados na cor azul, uma das cores símbolo de Quatis.

UNIDADES DE SAÚDE RECEBEM MELHORIAS

Além de promover diversas ações que estão garantindo mais qualidade ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Serviço Público, está atuando na manutenção predial de 10 módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em todas as partes da cidade. Além disso, a equipe do Serviço Público está promovendo melhorias estruturais no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro da cidade e no Hospital Geral da Japuíba.

IMUNIZAÇÃO CONTRA A INFLUENZA LONGE DA META

A campanha de vacinação vai até 31 de maio em todo o país e, em Angra, a meta é vacinar 50 mil pessoas. Porém, desde que a campanha de vacinação foi iniciada, no dia 10 de abril, mesmo a vacina estando disponível em mais de 50 unidades de saúde, apenas 21.842 pessoas tiveram interesse de se imunizar. Um número bem baixo, que não chega a 50% da meta.  As vacinas estão disponíveis nos módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Especialidades Médicas (CEM) de todo o município, de segunda a sexta, de 8h30min às 17 horas.

SINTOMAS da INFLUENZA

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ser caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.

ILUMINAÇÃO DE LED

Mais sete ruas de Pinheiral foram contempladas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), executado pela Light em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral. Dessa vez, foram ruas José Breves, Francisco Ribeiro de Abreu, Justino Ribeiro, Rua das Acácias, Benedito Honorato, Coronel Joaquim Ferreira Ribeiro e Ana Torres dos nos bairros Ipê, Parque Maíra e Centro. No total, 453 pontos já foram trocados.

CERTIFICADO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA

O Fundo de Previdência da Prefeitura de Barra do Piraí recebeu, nesta quarta, 22, a aprovação do Ministério da Previdência para receber o documento do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS). Barra do Piraí está entre as únicas seis do Rio de Janeiro a ganhar o “sinal verde” da União para ganhar a chancela. De acordo com o Ministério da Previdência, o Pró-Gestão busca aprimorar a administração dos regimes próprios e conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. Inicialmente, apenas os Fundos de grandes cidades, como a capital fluminense, haviam conseguido integrar o programa. Agora, com a aprovação, Barra do Piraí passará a compor esse grupo, sendo o sexto município de 92 de todo o estado.

COBRAS SÃO ENCONTRADAS EM RESENDE

Foto: Divulgação


O 23º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Resende resgatou, na terça-feira, dia 21, duas cobras. Uma delas foi encontrada por professores na Escola Noel de Carvalho, localizada no bairro Nova Liberdade. A outra, em uma rua no bairro Alphaville. Segundo o Corpo de Bombeiros, professores da escola encontraram a cobra no corredor. Eles capturaram a cobra utilizando uma pá de lixo e a colocaram em uma caixa de papelão. Em seguida acionaram o Corpo de Bombeiros que foram ate a unidade escolar retirar a cobra que é da espécie ‘CornSnake’, conhecida como ‘cobra-do-milho’ e é considerada um animal doméstico. Já no início da noite, os moradores do bairro Alphaville acionaram os bombeiros para resgatarem uma cobra que estava na rua. A cobra, que seria uma falsa-coral foi retirada pelos militares. Os dois répteis, que segundo o Corpo de Bombeiros, não são venenosos, foram encaminhados para a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), localizada no Parque das Águas, que encaminhará os animais para um local apropriado.

REPARO DA REDE DE ÁGUAS NA VIA DUTRA

A Prefeitura de Resende iniciou o reparo da rede de águas pluviais, na pista que margeia a rodovia Presidente Dutra (BR-116), no bairro Paraíso. O objetivo é sanar uma erosão da via, comprometendo a segurança dos motoristas que trafegam pelo local. O problema foi ocasionado devido a um rompimento de uma manilha ligada à caixa coletora. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com a concessionária CCR NovaDutra, que administra a rodovia. “Problemas sempre vão existir, mas com gestão, empenho, trabalho e parceria, um a um vai sendo solucionado”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) em sua rede social.

AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA

O vereador Rosemar Rodrigues apresentou projeto de lei no plenário da Câmara Municipal de Rio Claro solicitando que a Secretaria de Saúde realize, anualmente, avaliação oftalmológica nos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública do município. Segundo o vereador muitos alunos têm o ensino prejudicado por problemas visuais.

REUNIÃO NA PREFEITURA

Ontem o auditório da Prefeitura de Volta Redonda recebeu representantes de 48 associações de moradores que se reuniram com o prefeito Samuca Silva. Na ocasião, o novo secretário municipal de Segurança Pública, coronel PM Antônio Goulart Matos, que foi apresentado às associações. Todas as reivindicações foram respondidas pelo poder público. Antonio Goulart, disse que o seu trabalho será auxiliar o comando da Guarda Municipal, abrir um canal de conversações com os órgãos estaduais e federais na área de segurança pública.

FOGO EM LANCHONETE

Uma lanchonete pegou fogo na manhã de ontem na Avenida Lucas Evangelista, no Centro de Volta Redonda. O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas e por sorte ninguém se feriu. Segundo informações dos bombeiros, o fogo teve início após um curto circuito no sistema elétrico do estabelecimento.

PENEIRA FUTEBOL FEMININO

Pela primeira vez, a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizará umA seletiva para meninas que sonham em jogar futebol. A peneira feminina será realizada entre os dias 24 e 28 de junho, no campus da USP, em São Paulo, será gratuita e aberta a meninas de 14 a 17 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do endereço: fpfacademia.fpf.org.br. Serão aceitas inscrições de meninas nascidas em 2005 (desde que já tenham completado 14 anos), 2004, 2003 e 2002, com documentação completa.

CONSCIÊNCIA TRANQUILA

Quando você é imune à opinião alheia você se torna mais forte, centrado em suas escolhas e no seu modo de viver. Afinal, porque se importar com o que os outros vão pensar e falar, quando, na verdade, só você sabe de si mesmo, e isso é o que realmente importa? Pois, quando se tem uma consciência tranquila, o que o outro fala é sempre problema do outro, mas se você passa a se incomodar com isso, também se torna um problema seu.

CASA DA CULTURA PARATY

A Casa da Cultura de Paraty informa seu novo horário de funcionamento. As segundas-feiras a casa está fechada ao público, funcionando, apenas, a secretaria. De terça a sábado o local funciona de 12 às 21 horas e, aos domingo das 16 as 20 horas. A entrada é franca, a Casa fica na Rua Dona Geralda, 194, Centro Histórico.

Um Fato na Foto

Fogo na Via Dutra

Foto: Divulgação/PRF

No final da tarde de terça-feira, dia 21, um caminhão pegou fogo em Paracambi. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fato aconteceu no Km 218 da Rodovia Presidente Dutra e deixou muitos motoristas que passavam pela via bem assustados. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para combater as chamas, que só foram contidas totalmente na parte da noite. Por sorte ninguém se feriu. A foto foi cedida pela equipe da PRF.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !