Notas & Notas – 22 de setembro de 2021

0

TESTAGEM SOROLÓGICA EM MAGÉ

Foto: Costa Jr/PMM


O Ministério da Saúde está (MS) realizando em Magé, a PrevCov, uma das maiores pesquisas sobre a Covid-19 do mundo, que vai gerar um mapa detalhado da transmissão e comportamento da doença no Brasil, com o objetivo de ajudar e aperfeiçoar as ações de combate e prevenção. “A PrevCov é um programa do Ministério da Saúde que tem a proposta de medir a quantidade de anticorpos da população, seja ela adquirida por intermédio de vacinação ou em contato direto com o vírus. O Vidalab é o laboratório que está prestando esse serviço na cidade, fazendo a coleta de sangue de maneira aleatória para que essa análise seja feita na cidade”, explica Daniel Martins, coordenador da Vigilância Epidemiológica.

AS VISITAS

A escolha das residências é feita pelo próprio MS que é responsável pela pesquisa e em Magé é realizada de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Para facilitar o trabalho da equipe, a prefeitura está apoiando a ação disponibilizando Agentes Comunitários de Saúde para acompanhar o trabalho.

‘MARATONA ENEM’ DO UNIFOA

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve estar acompanhada de boas rotinas e, claro, profissionais capacitados para levá-lo ao sucesso. Se a nota 1.000 na redação é o seu objetivo o “Maratona Enem UniFOA” prepara você para arrebentar na prova.  Pensando nisso, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promove, no próximo sábado, dia 25, das 9 horas ao meio-dia o “Maratona Enem”, com a professora de redação Ana Malfacini. O evento acontece no Campus Olezio Galotti, no Auditório William Monachesi, em Três Poços. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

SELO DE SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural, de Pinheiral, realiza através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o cadastro de estabelecimentos para inspeção e fiscalização industrial de produtos de origem animal e vegetal no município. O serviço é aplicável às propriedades e estabelecimentos de produtos de origem vegetal e animal como a carne, pescado, leite, ovo (e seus respectivos derivados) mel e demais produtos apícolas, e compreende qualquer instalação ou local nos quais eles sejam recebidos, abatidos, industrializados, manipulados e afins com finalidade industrial ou comercial. Para se cadastrar e solicitar o selo os interessados devem comparecer à Rodovia Benjamin Constant 4.703, no Km5.

APREENSÃO DE PÁSSAROS

Foto: Divulgação/PMVR


A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal resgatou 15 pássaros, sendo 11 coleiros, três azulões e um trinca-ferro em uma ação fiscal no bairro Retiro, em Volta Redonda. A ação ocorreu na segunda-feira, dia 20, após denúncia anônima enviada através do telefone 156 da Central Única de Atendimento (CAU) da prefeitura. O morador foi notificado e orientado que caberia multa no valor de R$ 3.953,00 por crime ambiental pela captura dos animais em seu habitat natural.

AÇÃO NA RESIDÊNCIA

Após a ação em uma residência, foi constatado pela fiscal que havia 15 pássaros que foram capturados do seu habitat natural. “O infrator foi notificado, pois se trata de crime ambiental, passível de multa e apreensão dos animais na esfera administrativa, bem como responder criminalmente sob a égide da Lei Federal 9.605/98 em seu Art. 29, a pena é detenção de seis meses a um ano, e multa”, informou a coordenadora de Proteção e Bem-Estar Animal. As aves estavam em gaiolas.

VISITA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação


A Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores esteve na manhã de terça-feira, 21, a Escola Municipal Maria Carraro, no Mariana Torres. A visita faz parte do compromisso assumido pelos vereadores que compõe o grupo de fiscalizar o retorno das aulas presenciais no município. O presidente da comissão, Jari de Oliveira, esteve na unidade, acompanhado de Sidney Dinho e constatou que a escola precisa de reforma geral para atender os alunos e profissionais de educação que lá atuam.

ELABORAR REQUERIMENTO

A comissão, vai agora elaborar um requerimento para ser encaminhado à Prefeitura de Volta Redonda para saber se há previsão para realização de reforma na Escola Maria Carraro. O documento vai solicitar ainda informações sobre o andamento do processo de licitação, caso as obras estejam programadas. No último dia 13, primeiro dia do retorno das aulas presenciais na rede municipal de Volta Redonda, Jari e o vereador Paulo Conrado, que também faz parte da comissão, estiveram nas Escolas Municipais Bahia, no Minerlândia, e Damião Medeiros, no bairro Ponte Alta.

ILUMINAÇÃO NO BAIRRO VILA BRASÍLIA

A Prefeitura de Volta Redonda segue avançando na melhoria da iluminação pública da cidade. Enquanto as lâmpadas de LED estão sendo instaladas inicialmente nos centros comerciais da cidade, as lâmpadas de vapor de sódio substituídas são realocadas para atender regiões que mais precisam., como a entrada do bairro Vila Brasília. As equipes estão atuando nos seis postes, com quatro lâmpadas cada, localizados na Avenida Waldir Sobreira Pires, no Retiro, no trecho onde ficam localizados os boxes do Mercado Popular, do Banco da Cidadania.

PROJETO ‘CULTURA NOS BAIRROS’

Nesta sexta-feira, dia 24, será realizada a 2ª edição do projeto “Cultura nos Bairros” levando apresentações gratuitas culturais para a comunidade do Parque Maíra. A ação acontecerá de 13 horas às 15h30min ao lado da unidade saúde do bairro Parque Maíra. O projeto promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (Semecult) de Pinheiral contará com show com a cantora Talita Marçal, Confronto de MC’s, Feira de Artesanato e Oficina de Culinária.

PALESTRA DE PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL

Na manhã desta terça-feira, dia 21, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) realizou uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool para redução de danos decorrentes do abuso. A ação faz parte de uma série de eventos em alusão ao tema, que serão realizados na autarquia no decorrer desta e da próxima semana.

PALESTRANTE

O técnico de segurança e palestrante do evento, Elias Valentim de Souza, ressaltou a importância do evento para a segurança dos funcionários. “Essa palestra serve para trabalhar de maneira preventiva e inibir o uso abusivo de álcool e drogas ilícitas, assim como conscientizar os funcionários a induzir esse perigo e danos ao agravo à saúde em função de uma situação que comprometa a coordenação motora do trabalhador”.

ENCONTRO DE FUSCAS E CARROS ANTIGOS

No último domingo, dia 19, o campo do Oriente Sport Club de Pinheiral recebeu o Encontro de Fuscas e Carros Antigos, promovido pelo Fusca Club de Pinheiral, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (Semecult) de Pinheiral que cedeu toda a estrutura com tendas, som e, ainda, a tradicional Feira dos Artesãos da cidade. O evento beneficente aconteceu de 9 às 18 horas e contou com a participação de aproximadamente 350 veículos.

BARRA MANSA SEDIA ENCONTRO SOBRE O IMCS ECOLÓGICO

Foto: Felipe Vieira/PMBM


 Barra Mansa sediou nesta terça-feira, dia 21, no Parque Municipal Natural de Saudade, a oficina de consulta pública sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (IMCs Ecológico) com o tema “Diálogos Sustentáveis”. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, teve total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas dez foram escolhidos para sediar os eventos, o que consolida a cidade como um polo ambiental voltado à preservação ecológica, o equilíbrio ecossistêmico e o desenvolvimento econômico equilibrado e sustentável. O encontro contou com a participação do subsecretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Flávio Gonçalves, e secretários de Meio Ambiente dos municípios que compõem o polo coordenado por Barra Mansa para realizar um amplo e democrático debate, formatado na forma de Consulta Pública sobre o imposto, visando à concretização de avanços na agenda do desenvolvimento sustentável.

PROJETO ‘AFROSABERES’ DIVULGA MAIS UM VÍDEO NO YOUTUBE

O projeto ‘Afrosaberes’, coordenado pela Fundação Cultura Barra Mansa em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Educação, divulgou mais um vídeo no YouTube, produzido pela da Fundação. Dessa vez, o conteúdo detalhou sobre a estrutura química que compõe os cabelos e explicou a diferença entre cada fio. A iniciativa tem como finalidade conscientizar a sociedade que não há cabelo ruim ou bom, o que existe é cabelo com estruturas diferentes.

error: Conteúdo protegido !