Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas em Itatiaia

0

ITATIAIA

A prefeitura realizou nesta terça-feira, dia 21, em comemoração ao Dia da Árvore, o plantio de mudas de espécies nativas. Foram plantadas mudas de quaresmeiras e de babosa branca na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, na Estrada do Parque Nacional. Participaram o secretário de Meio Ambiente, Vladir Fernandes, a bióloga do Horto Florestal, Eliana Gouvêa, viveiristas do horto, integrantes do Grupamento Especial de Meio Ambiente (Gema), o comandante da Guarda Municipal, Gerson da Silva, e equipe da empresa prestadora de serviços da Secretaria de Obras.

“A iniciativa marca o Dia da Árvore e o início de uma revitalização na via. Nosso objetivo principal é atuar diretamente para promover boas práticas ambientais e a preservação das áreas verdes, no município. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população”, disse o secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, Vladir Fernandes.

DOAÇÕES DE MUDAS 

O Horto Florestal de Itatiaia disponibiliza aos moradores mudas de espécies de árvores frutíferas, nativas, entre outras, todas as quintas-feiras, das 8h30min ao meio-dia. Cada morador tem direito a dez mudas por mês, contabilizadas no cadastro realizado no ato da primeira entrega.

No momento da retirada é registrado o local que receberá a plantação das mudas, portanto o morador que desejar também poderá obter no local orientações de como fazer o plantio e qual é o tipo mais adequado para cada área. Localizado na Vila Odete, nos fundos da Oficina da prefeitura, o Horto funciona com o objetivo de incentivar o cultivo de plantas nos jardins, pomares, áreas de preservação permanente e arborização urbana.

Não é necessário nenhum tipo de vasilhame para o transporte das mudas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas estão condicionadas em um plástico, prontas para serem entregues.

error: Conteúdo protegido !