Notas & Notas – 20 de novembro de 2019

0

AMPLIADO NÚMERO DE VAGAS

O Detran informou ontem que após um estudo da Diretoria de Registro de Veículos, foi constatada uma demanda reprimida para os serviços de transferência de propriedade, troca de município e troca de jurisdição em Volta Redonda. Por este motivo, o setor responsável pelo serviço montou uma equipe de apoio e irá ampliar em 60% a quantidade de vagas oferecidas diariamente para as próximas quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro. Em Volta Redonda o aumento será de 100 vagas.

AGENDAMENTO

Os motoristas interessados em realizar um dos procedimentos precisam agendar o serviço pelo teleatendimento (0800 020 4040) ou pelo site (www.detran.rj.gov.br). As unidades ficarão abertas das 8 às 17 horas.

Além de Volta Redonda, Campos também sofreu aumento. Outras unidades, como Petrópolis, Paraíba do Sul e Duque de Caxias (Reduc), receberão as equipes em breve.

NOVO CAMINHÃO COMPACTADOR DE LIXO

A Prefeitura de Piraí recebeu na última segunda-feira, dia 18, um novo caminhão compactador de lixo, da marca Mercedes Benz, adquirido com recursos próprios no valor de R$ 386 mil. O novo irá integrar a frota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a coleta de lixo domiciliar, agora composta por cinco caminhões compactadores em funcionamento. A frota de limpeza pública da Prefeitura conta ainda com um caminhão basculante para coleta de lixo extraordinário, um basculante trucado para coleta de entulho, dois caminhões com carroceria para coleta de material verde resultado das podas, roçadas e capinas, uma retroescavadeira e dois caminhões baús para coleta de lixo reciclável.

TREINAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS

Foto: Divulgação


Na manhã de ontem, dia 19, quem passou pela Praça Brasil, no Centro de Pinheiral, pode observar a movimentação dos bombeiros do 22º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) do Rio de Janeiro, que faziam uma simulação de resgate de uma vítima de acidente automobilístico. A ação foi possível através de uma parceria entre o Grupamento de Bombeiros Militar, a Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Departamento de Defesa Civil.

SOBRE O TREINAMENTO

Segundo destacou o major e subcomandante Operacional, Anderson Cardoso da Silva, a operação realizada em Pinheiral foi um simulado de um resgate de uma vítima de acidente automobilística presa nas ferragens. “Nosso socorro foi acionado, chegamos prontamente ao local e realizamos a retirada das ferragens para resgate da vítima. Fizemos esta manobra juntamente com a guarnição de resgate, que trabalha na ambulância. Temos médicos e enfermeiros que ficam o tempo todo com a vítima monitorando as questões vitais e nossa guarnição de incêndio para fazer a prevenção caso aconteça algum princípio de incêndio. Fizemos a retirada do teto do carro para facilitar a retirada da vítima, e finalizamos o simulado colocando a vítima na ambulância. Agradeço o Departamento de Trânsito de Pinheiral pelo apoio e o Departamento de Defesa Civil pela parceria, comemorou.

INTERCÂMBIO ARTESANAL

A Prefeitura de Pinheiral em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda promoveu mais uma edição do ‘Intercâmbio Artesanal’, na Feira de Produtores Rurais e Artesãos de Pinheiral, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Além dos artesãos de Pinheiral e de Volta Redonda, que fizeram a exposição e venda de seus produtos artesanais, o evento que aconteceu no último sábado, dia 16, contou com as presenças do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e da vice-prefeita, Sediene Maia. Além de incentivar a divulgação, produção e venda de artesanato, o evento que foi iniciado pela atual gestão, foi marcado por muita música com os shows musicais de Klebeyr, da dupla, Kris e Kailane, de Gustavo Sabença e do Jeferson Torres.

FISIOTERAPIA NA ACADEMIA DA SAÚDE

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real, através do Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis, iniciou nesta terça-feira, 19, o projeto de descentralização dos atendimentos de fisioterapia do município na Academia da Saúde do Novo Horizonte. Ao todo são 57 pacientes sendo atendidos em unidades do município, com a proposta de diminuir a fila de espera para os atendimentos de fisioterapia. Segundo o diretor de Fisioterapia, Vinícius Santiago, o trabalho envolve grupos de pacientes que possuem patologias da coluna como: cervicalgia (dor na coluna cervical); dorsalgia (dor na coluna torácica) e lombalgia (dor na coluna lombar).

RANKING DE ATENDIMENTO NA SAÚDE

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, divulgou na manhã de ontem, que o município lidera o ranking no Sul Fluminense nos serviços de Saúde. Os dados, segundo ele, são do Ministério da Saúde, que fiscaliza sistematicamente a qualidade do atendimento médico e de enfermagem, a oferta de medicamentos e de exames de baixa, media e alta complexidade. Quando analisadas no contexto estadual, Barra Mansa está entre os três primeiros municípios com atendimento de excelência em Saúde.

OFICINA DE RECICLAGEM

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 21, a terceira Oficina de Reciclagem para confecção de guirlanda de Natal, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Paraíso. O curso será realizado com turmas de dois períodos, a partir de 9 e de 14 horas. A atividade gratuita de sustentabilidade faz parte do projeto ‘Educação Ambiental para o Enfrentamento do Aedes Aegypti’, desenvolvido por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

GMVR TREINA AGENTES DE CIDADES VIZINHAS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Guarda Municipal (GMVR), coordena o curso de formação de agentes dos municípios vizinhos de Itatiaia e Paty do Alferes. As aulas, ministradas em parceria com instrutores da guarda de Itatiaia, começaram no início do mês e encerram no dia 13 de dezembro, somando carga horária de 290 horas. As disciplinas seguem a Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS

São 16 novos guardas de Itatiaia e três de Paty do Alferes que estão esta semana em Volta Redonda para instruções de trânsito, aulas de educação física e legislação, que engloba conhecimentos sobre o Código Penal e Processo Penal, além da Constituição da República Federativa do Brasil, disciplina que será ministrada pelo delegado adjunto da Polícia Civil de Volta Redonda, Rodolfo Atala.

QUARTA TURMA

De acordo com o coordenador do curso, o Guarda Municipal de Volta Redonda, Valdo Gomes Rocha, essa é a quarta turma de guardas municipais de Itatiaia formados pelo curso de Volta Redonda e a segunda turma contemplada de Paty do Alferes. Disse que o coordenador que no curso são abordados todos os temas pertinentes à função, convidando especialistas para ministrar as aulas. Neste mês, além do delegado, um instrutor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil vai falar sobre equipamentos de letalidade reduzida e uso legal e progressivo da força.

MORRE A MÃE DO EX-PREFEITO GOTHARDO LOPES

Morreu na madrugada de ontem, no Hospital Hinja, no Jardim Amália I, em Volta Redonda, a mãe do ex-prefeito, Gothardo Lopes, Vilma Lopes da Silva Neto, de 88 anos. Ela estava internada e teve falência múltipla dos órgãos. O corpo de Dona Vilma foi velado no Portal da Saudade, onde foi sepultado na tarde de ontem, às 16h30min.

LUTO DECRETADO

Na manhã de ontem, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, decretou luto oficial de três dias na cidade, em decorrência do falecimento da mãe de ex-prefeito Gothardo Lopes, que comandou o Palácio 17 de Julho entre 2005 e 2008. Dona Vilma, que trabalhou na primeira farmácia de Volta Redonda, a Farmácia Neto, no bairro Aterrado, ao lado do marido Gothardo, deixa, além do ex-prefeito, outros quatro filhos Paulo, ex-presidente da Empresa de Processamento de Dados (EPD) e ex – secretário municipal de planejamento, Ângela, Denise e Mário Vitor, atual presidente da Associação de Pais e Filhos dos Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PAUTA

Representantes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania da Prefeitura de Angra participaram, na tarde de ontem, 19, de uma reunião com a equipe da Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida, do 33º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o fluxo do atendimento da patrulha e começar a alinhar as ações desenvolvidas pelos setores no trabalho de assistência às mulheres vítimas de violência. A Patrulha Maria da Penha começou a atuar nos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, área do 33º BPM, no dia 16 de setembro e, até o momento, realizou 72 atendimentos.

BARRA MANSA COMEMORA O DIA DO IDOSO

A Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro do Idoso, e em parceria com o Supermercado Royal, realizará um evento nesta quarta-feira, dia 20, para comemorar o Dia do Idoso. O acontecimento contará com palestra sobre Alzheimer, bingo, shiatsu, massagem relaxante, alongamento físico funcional, jogos de exercício para memória, artesanatos, capoeira da melhor idade e bandas musicais.  A iniciativa acontecerá no estacionamento do novo Royal, no bairro Jardim Boa Vista.

SEMANA DO POVO PRETO

Dentro da programação da 3ª Semana do Povo Preto está à abertura da exposição ‘Orixá Itan’ (Mitologia Africana), às 18 horas, com os trabalhos da artista Júlia Cídio, participante do edital de ocupação cultural do espaço. A exposição poderá ser visitada até dezembro no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. A entrada é franca.

FUNDO ORÇAMENTÁRIO

Os empreendimentos que têm incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado podem passar a ter que depositar 10% do valor incentivado em um Fundo Orçamentário Temporário. A determinação é do projeto de lei 1.011/19, do deputado Luiz Paulo (PSDB), que a Alerj aprovou em segunda discussão ontem. O projeto revoga a Lei 7.428/16, que instituiu o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal do Estado (FEEF) e está sendo questionada na Justiça.

SUS TEM NOVO TRATAMENTO

Uma das principais causas de perda da visão em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 é o Edema Macular Diabético (EMD). A doença atinge principalmente pacientes com longo tempo da doença ou que não fazem o devido controle da glicemia (açúcar no sangue). Para tratar a EMD e evitar sua evolução para perda definitiva da visão, o Ministério da Saúde aprovou a oferta do Aflibercepte no SUS. O medicamento é uma injeção que é aplicada no olho para bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos da retina, que levam ao agravamento da doença.

CELULAR ROUBADO

Uma menor, de 14 anos, foi vítima de roubo no final da manhã de segunda-feira, dia 18, no Campos Elíseos, em Resende. Segundo registro na 89ª Delegacia de Polícia (DP), a adolescente passava pela Avenida Albino de Almeida quando foi abordada por um homem, que pegou seu aparelho celular e em seguida fugiu. Agentes do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram buscas pelo bairro, mas o mesmo não foi localizado.

VASCO COMEÇA A PENSAR EM 2020

O Vasco cedeu o empate para o Goiás aos 51 minutos do segundo tempo e ficou com apenas um ponto no confronto na noite de segunda-feira, dia, 18, em São Januário. O resultado praticamente elimina as chances de queda do clube, que já começa a pensar na temporada de 2020. O técnico Vanderlei Luxemburgo quer um projeto e planejamento para o time no próximo ano, a fim de evitar novamente brigas contra o rebaixamento no futuro.

CINCO MIL AVALIADORES

As redações dos 3,9 milhões de participantes presentes no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ganham atenção especial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, 5.168 avaliadores vão realizar a correção dos textos que tiveram como tema a ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. A nota máxima prevista é 1.000. Textos com até sete linhas ou que fogem ao tema estão entre os critérios para zerar a redação.

Um Fato na Foto

Retirada de entulho no bairro Colônia Santo Antônio

Foto: Paulo Dimas/PMBM


Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) iniciaram na manhã de ontem, dia 19, a retirada de lixo e entulhos próximos aos condomínios da Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Colônia Santo Antônio. O A VOZ DA CIDADE publicou no mesmo dia a reclamação dos moradores a respeito do problema, que temiam que a situação causasse a proliferação de vetores originados do lixo. O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa, previstos na Lei Municipal 3049/98, que podem variar os valores de R$ 239,48 a R$ 4.823,75. Para denunciar o ato, o informante pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa, através do telefone (24) 2106-3408, ou pelo telefone de plantão da Guarda Municipal (24) 3322-7817.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !