Notas & Notas – 19 de outubro de 2021

0

CHAMADA ESCOLAR 2022 EM BARRA MANSA

Foto: Divulgação/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, inicia na quarta-feira, 20, a Chamada Escolar para quem irá ingressar na Rede Municipal em 2022. Pais ou responsáveis podem procurar a escola mais próxima de sua residência e fazer a pré-matrícula da criança até o dia 05 de novembro. No mesmo período também será realizada a pré-matrícula para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O processo de renovação de matrículas já existentes nas 68 unidades de ensino da cidade será automático.

SEGUINDO NORMAS-continuação

De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, a portaria segue a norma do Conselho Nacional de Educação, que estabelece que as idades determinadas devem ser completadas até o dia 31 de março. “Conforme a portaria nº 104/21, o cadastro dos alunos ingressantes nas séries estipuladas está diretamente relacionado à idade: dois anos para o maternal II; três anos para o maternal III; quatro anos para o pré I; cinco anos para o pré II e seis anos para o 1º ano do Ensino Fundamental, além da EJA”, explicou o secretário de Educação.

SIPRON TESTA PLANO DE EMERGÊNCIA

Nos dias próximos dias 20 e 21, será realizado, em Angra dos Reis, o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. O objetivo é avaliar a eficácia da estrutura de resposta e dos procedimentos do Plano de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear e do Plano de Emergência Externo (PEE) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

EM ANOS ÍMPARES

Tradicionalmente, nos anos ímpares, são realizados exercícios gerais, que incluem uma simulação da evacuação de áreas vizinhas à central nuclear. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, em 2021, será realizando novamente um simulado parcial (que ocorre nos anos pares), onde não há movimentação externa. Não por isso a simulação será menos importante. Serão ativados e testados os centros de emergência nuclear, de forma a avaliar a capacidade de comando, coordenação e controle entre as organizações envolvidas. Trata-se de uma operação complexa, que envolve várias entidades civis e militares. O simulado prevê a mobilização de uma rede de cerca de 80 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

Ativação de centros de comando e controle

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela supervisão da atividade, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).

Durante o exercício, são ativados o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cnagen), localizado em Brasília; o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cestgen), no Rio de Janeiro; o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), em Angra dos Reis; e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), também situado no município da Costa Verde fluminense. Além disso, será estabelecido um gabinete de crise na CNAAA para proporcionar a coordenação e a resposta a eventos de segurança física fictícia.

APLICAÇÃO DE D1, D2 E D3 EM BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, dá continuidade à aplicação de doses contra a Covid-19 nesta terça-feira, dia 19. A vacinação acontece das 9 às 16 horas nos postos de saúde dos bairros, e das 9 às 20 horas na Unidade do Ano Bom. O público será o mesmo desta segunda-feira, dia 18: repescagem de primeira dose (D1) para pessoas com a idade a partir dos 12 anos e a aplicação de D2 para quem já estiver agendado.

DOSE DE REFORÇO

A dose de reforço (D3) será aplicada para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que tomaram a D2 até o dia 12 de abril.
Para ser vacinado, menores precisam estar acompanhados de um responsável e apresentar RG, CPF, cartão de vacina, comprovante de residência em nome dos pais ou declaração do posto de saúde.
Para receber a D2 ou a D3 é indispensável à apresentação do cartão de vacina comprovando a aplicação anterior.

CAMPANHA INTERMINISTERIAL ‘RESPEITÁVEL CIRCO!’

A Secretaria Especial da Cultura e a Funarte lançam a campanha interministerial Respeitável Circo!, na quarta-feira, dia 20, às 16 horas. A cerimônia será realizada no Auditório do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com apresentação de espetáculo circense. A iniciativa integra ações nas áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social, em benefício da população circense itinerante no Brasil. Durante o evento, a Funarte vai apresentar a cartilha Respeitável Circo!, material que busca orientar agentes públicos e instituições, e também o Selo Município Amigo do Circo.

PARCERIAS
Na ação, a Funarte, órgão vinculado à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do seu Centro de Artes Cênicas e de sua Coordenação de Circo, conta com a parceria do Ministério da Saúde, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Educação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Programa Pátria Voluntária. A campanha tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da atividade artística circense no país e de qualificar a intervenção dos agentes públicos dos municípios, estados e do Distrito Federal, na implementação de ações regionais.