Notas & Notas – 16 de março de 2020

0

DELEGACIAS ESTÃO ATENDENDO APENAS CASOS DE EMERGÊNCIA

Foto: Fábio Guimas


A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) informa que, desde sexta-feira, dia 13, no prazo de 15 dias, todas as delegacias do estado passam a atender apenas casos de emergência como, por exemplo, homicídio, prisões em flagrante, roubo de veículo e ocorrências em que haja perecimento da prova. Outros registros devem ser realizados pela delegacia online: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/ . A Sepol informa ainda que o acesso às delegacias também está restringido, para evitar aglomeração dentro das unidades.

TRABALHO REMOTO

Os setores administrativos funcionarão em trabalho remoto, por meio de ferramentas de tecnologia da informação. Também estarão no mesmo regime de trabalho os policiais civis que apresentarem pelo menos uma dessas condições: idade superior a 60 anos; portadores de doença cardíaca ou pulmonar, portadores de doenças tratadas com medicamentos imunodepressores, quimioterápicos ou diabéticos; e transplantados. A Polícia Civil também determina que ficam cancelados todos os seminários, eventos, palestras e similares no prazo de 15 dias.  As medidas previstas da resolução serão revistas em 15 dias ou se houver alteração no nível de ativação de contingência do Plano de Enfrentamento da Secretaria Estadual de Saúde.

CURSOS GRATUITOS DE ARTE

A partir da terça feira, dia 17, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, abre as inscrições para cursos gratuitos de formação e qualificação em cerâmica, argila, desenho e pintura em Tela. As matriculas devem ser feitas na Estação das Artes, no Centro, as terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 20 horas. Os cursos de formação e qualificação fazem parte do Plano Municipal de Cultura. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 3326-0405, pelo WhatsApp (24) 9 8822-0674, ou pelas plataformas Instagram e Facebook, através do @culturabarramansa.

PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou a criação de um plano de contingência contra a proliferação do Covid-19, o novo coronavírus. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, um plano de ação efetiva está em desenvolvimento e poderá servir para nortear ações. Na manhã de sexta-feira, dia 13, setores estratégicos do governo municipal se reuniram para traçar as metas para as próximas duas semanas. A declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia ao Covid-19 e considera que os próximos 15 dias será o prazo mais crítico da contaminação do vírus.

PRIMEIRO ATO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o primeiro ato do plano de contingência que determina a suspensão e não liberação de qualquer tipo de evento que tenha aglomeração de pessoas durante os próximos 15 dias, podendo ser prorrogado ou não pelo mesmo período. As próximas ações começam a ser efetivadas a partir desta segunda-feira, dia 16.

ALERTA CONTRA FAKE NEWS

A prefeitura alertou para que a população fique atenta com fake news nesse momento de alerta. “Todas as informações oficiais serão divulgadas pela prefeitura. Estamos atentos e traçando a melhor estratégia. Não há nenhum caso do coronavírus confirmado na cidade”, destacou Samuca. A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com entidades de classes e o setor privado, vai distribuir material de conscientização, prevenção e orientação sobre o tema. O básico é que todos façam a higienização das mãos, e que empresas, principalmente as de transporte, disponibilizem álcool em gel para as mãos.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) de Porto Real deu início às obras de infraestrutura no Loteamento das Palmeiras. Segundo a SMOSP, a primeira etapa dos serviços é a implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. O loteamento já passou pela implantação da rede de distribuição de água e de coleta de esgoto. O prefeito Ailton Marques, esteve no local e ressaltou como os serviços contribuirão para o aprimoramento das condições de vida da população do loteamento. “Essa é uma obra de infraestrutura urbana, que mesmo invisível após a conclusão, é primordial para dar mais qualidade de vida, auxiliando no bem-estar dos moradores do local. A Prefeitura está empenhada em assegurar à população as condições necessárias para o fortalecimento dessas ações”, destacou o prefeito.

DEBATENDO ESTRATÉGIAS

Foi realizada na quinta, dia 12, no Palácio Municipal 5 de Novembro, junto às autoridades do Poder Executivo, Legislativo e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) uma reunião de regulação, onde foram debatidas as estratégias para a promoção de melhorias nas atividades desempenhadas pelo setor em Porto Real. Na ocasião foram apresentados os dados referentes ao número de atendimentos realizados pelo Samu e ainda o protocolo de funcionamento do serviço.

OS ATENDIMENTOS

No período compreendido entre outubro de 2012 ao mesmo mês em 2016 foram 1.427 ocorrências. Considerando ainda o mês de outubro de 2016 até o último dia 11 de março o número registrado chegou a 3.447.

BASE DO SAMU

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Porto Real está localizada à Rua Fernando Bernardelli, anexa ao Hospital Geral Municipal. O telefone para acionamento do serviço é 192 e funciona 24 horas por dia gratuitamente.

CENTRAL DE AMBULÂNCIAS

A Central de Ambulâncias realiza o agendamento dos serviços disponibilizados que não seja de urgência e emergência, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, através do telefone: 0800 282 4220. O endereço da Central é Rua Fernando Bernardelli, nº 1219, Centro (atrás da Secretaria Municipal de Saúde).

FEIRA DE ARTESANATO OFERECE OPÇÕES DIFERENCIADAS PARA A PÁSCOA

Foto: Divulgação


Quem buscava uma opção especial e diferente do tradicional chocolate para presentear na Páscoa, encontrou diversas alternativas, como coelhos de pano e peças decorativas, na Feira de Artesanato realizada neste sábado, dia 14, na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, em Barra Mansa. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e conta com a participação de 80 artesãos. A gerente de Turismo Bhella Santos apresentou uma novidade nessa feira. “Cada artesã veterana trouxe uma novata como afilhada. Isso é importante, pois uma artesã estimula e ajuda a outra, fazendo com que a economia criativa e a taxa de renda cresçam. Essa é a primeira vez que esse sistema de apadrinhamento de artesãos acontece em Barra Mansa. Essas madrinhas dão total apoio a quem está iniciando, repassando o que foi aprendido em cursos e feiras”.

SERVIÇO SEGUE NA PRAÇA DAS NAÇÕES UNIDAS

Bhella também informou que a Feira de Artesanato continuará acontecendo na Praça das Nações Unidas nos dois primeiros sábados do mês e que há um projeto de expansão para outros bairros, valorizando o artesão local e fazendo circular a economia do município. Tânia Maria da Conceição, 53 anos, é moradora do Siderlândia e há 30 anos vive do artesanato, com destaque para suas bonecas. “Comecei quando estava grávida. Quando não havia máquina de costura, eu fazia na mão. Fui me especializando. Hoje, o artesanato passou por uma grande mudança com a ajuda da prefeitura. Eles estão apoiando nossa arte, o que fez o nosso trabalho crescer. Hoje vivo tranquilamente com o meu artesanato”, comemorou.

ROMPIMENTO DA ADUTORA NA AVENIDA BEIRA RIO

Foto: Divulgação


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informou que na noite de sábado, dia 14, foi identificado um rompimento da adutora na Avenida Beira Rio, causando a diminuição da capacidade de abastecimento de água para 75% de funcionamento. O motivo do rompimento teria sido a pressão na rede diante da variação do nível do Rio Paraíba do Sul, que nas últimas semanas oscilou diante das fortes chuvas e da abertura das comportas de Furnas. A alteração do nível causou a sedimentação da terra e o desencaixe do tubo. A autarquia tomou as medidas necessárias e a manutenção, até o fechamento desta edição, estava sendo realizada, com previsão para ser finalizada ainda no domingo. O Saae-VR ainda ressalta que está fazendo a substituição do material antigo, de PVC, pelo tubo de ferro que, além de ser mais resistente, minimiza as chances de rompimento.

CEDAE REALIZA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO DISTRITO DE LÍDICE

A Cedae  vai realizar manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água do distrito de Lídice, em Rio Claro, nesta segunda-feira. Para realizar o serviço, que terá início às 7 horas e deve ser encerrado até às 17 horas, será necessário interromper o abastecimento do distrito. O abastecimento será retomado logo após a conclusão do reparo, mas pode levar até 48 horas para ser normalizado em alguns locais. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reservação (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a Companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada, e adiem tarefas que exijam grande consumo de água.

CORONAVÍRUS NO BRASIL

O Ministério da Saúde informou no final de semana que subiu de 121 para 176 o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença. Os casos confirmados estão em 14 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo tem 112 registros; no Rio de Janeiro, 24; no Paraná, seis; no Rio Grande do Sul, seis; no Distrito Federal, oito; em Santa Catarina, seis; Goiás, três; Pernambuco, dois; na Bahia, dois; em Minas Gerais, dois; no Rio Grande do Norte, um; em Alagoas, um; e no Espírito Santo, um.

INFORMAÇÃO

Hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde privados podem ser obrigados a divulgar uma tabela com todos os serviços prestados e seus respectivos preços. É o que define o projeto de lei 491/15, do ex-deputado Tiago Mohamed, que foi aprovado, em redação final, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quinta-feira. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.A divulgação deverá ocorrer na internet ou de forma impressa em local de fácil acesso nas unidades de saúde.

SERVIÇOS DE SINALIZAÇÃO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou neste fim de semana serviços de sinalização em diversos pontos da cidade. Na tarde de sábado, dia 14, a equipe esteve na Rua Olavo Marassi, no Bairro Vila Maria, onde a via foi recentemente asfaltada. Já na madrugada desta sexta-feira, dia 13, a Secretaria de Ordem Pública deu início ao trabalho de revitalização da sinalização no Centro e continuou o serviço na Rua José Hipólito, no Bairro Cotiara.

FOGO EM PIRAÍ

Na manhã de sábado, dia 14, uma carreta pegou fogo na pista de descida da Serra das Araras, em Piraí. Ninguém se feriu. O incêndio atingiu parcialmente a cabine do cavalo-trator, sendo controlado e não atingindo o semirreboque(compartimento de carga) da carreta. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até que as chamas fossem contidas, foi necessário interditar a pista sentido Rio de Janeiro no Km 227 da Rodovia Presidente Dutra. Por volta das 7h50min, o local foi totalmente liberado, aguardando a retirada do veículo.

CONTENÇÃO DA DISSEMINAÇÃO

O Barra Mansa Futebol Clube divulgou neste domingo, dia 15, que, devido às solicitações dos governos estaduais e municipais, por conta da pandemia do Covid-19 que assola toda a população mundial, as avaliações que aconteceriam no Estádio Leão do Sul, na próxima semana, entre os dias 18, 19 e 20 de março, foram adiadas. A diretoria ressaltou que a medida colabora com as estratégias para contenção da disseminação do coronavírus, e ao mesmo tempo, preserva a saúde de parceiros, atletas, torcedores, jornalistas e de todos que, de alguma maneira, acompanham o clube.

Um Fato na Foto

‘Asfalto de Volta’: nove vias recebem recapeamento

Foto: Divulgação

As equipes de recapeamento asfáltico da Prefeitura de Volta Redonda atuaram em diversos pontos da cidade no final de semana. Neste sábado, dia 14, os bairros Jardim Amália, São João, Santa Cruz, Três Poços, Monte Castelo e São Geraldo receberam as ações do programa ‘Asfalto de Volta’. Com recursos próprios, esse é o maior programa de pavimentação dos últimos vinte anos na cidade. As ações são realizadas com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !