Notas & Notas – 16 de abril de 2024

0

Hemonúcleo de Barra Mansa reforça necessidade de novas doações

Foto: Felipe Vieira/PMBM

O Hemonúcleo de Barra Mansa reforça o pedido para que a população continue a procurar a unidade para realizar a doação de sangue. O ato voluntário e de generosidade dura apenas 15 minutos, sendo que uma doação pode salvar até quatro vidas. No momento, os tipos sanguíneos em baixa são B+, A- e O-, enquanto os outros seguem normalizados, mas toda doação ajuda a manter o estoque e não ter risco de baixa.

Importância da doação

A coordenadora da unidade, Thaís Mendes, destacou a importância da contribuição dos voluntários nesse processo. “Toda doação é bem-vinda. Hoje os tipos sanguíneos negativos são os mais requisitados, mas precisamos que as doações de todos os tipos sejam constantes para conseguirmos atender as demandas e chegar a todos que precisarem. Doar sangue salva vidas”, frisou a coordenadora.

Quem pode doar

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Os menores de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7 e 11 horas, exceto feriados. O telefone para mais informações é o (24) 3512-0788.

Educação antirracista e cultura de paz em escolas públicas

Uma ação muito especial para toda a sociedade. Comprometida com a cultura de diversidade e inclusão, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Ocyan, está desenvolvendo o programa Ocyan nas Escolas. O projeto, a ser lançado no dia 24 de abril, foca na conscientização e formação de professores para promoção de uma educação antirracista, com foco na cultura de paz nas escolas. Nesta primeira etapa, o projeto será aplicado em unidades escolares localizadas em Macaé e na zona portuária do Rio.

De volta para casa

Foto: Divulgação


A população de Piraí testemunhou um momento histórico na noite de domingo, dia 14, quando a imagem sacra de Sant’Ana Guia, furtada da Igreja Matriz em 2007, foi finalmente recuperada e devolvida à Paróquia de Sant’Ana. A peça do século XVIII foi encontrada no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG), graças à ação conjunta da Vara Única da Comarca de Piraí, da 94ª Delegacia de Polícia Civil e da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda.

Procissão pelas ruas

No final da tarde uma procissão percorreu as ruas de cidade, com a chegada da imagem de Sant’Ana Guia à Prefeitura de Piraí. O evento, que começou às 18 horas, contou com a participação de autoridades locais e membros da comunidade, todos unidos em devoção e fé.

Igreja de Sant’Ana

Após a procissão, a imagem foi conduzida até a matriz ao som da banda municipal, recebida com rosas que os fiéis lançavam do alto da igreja. Alguns fiéis já estavam dentro da igreja de Sant’Ana e receberam a imagem colocada em local de destaque na igreja. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, o Pároco da Paróquia Sant’Ana, de Piraí, Padre Márcio Mendes e demais representantes do clero, entraram logo após imagem em um momento histórico marcando o retorno de Sant’Ana Guia, após 17 anos.

Comunhão e renovação da fé

A celebração foi um momento de comunhão e renovação da fé, fortalecendo os laços entre os fiéis e a comunidade em geral.

O Pároco da Paróquia Sant’Ana, de Piraí, Padre Márcio Mendes, fez um agradecimento especial a Dom Luiz Henrique pelo apoio na localização da imagem.

Pesquisa com alunos PVC cidadão do MEP

A professora Joan Myrrah, organizou recentemente uma atividade avaliativa, junto aos estudantes do Pré-vestibular Cidadão do MEP, por meio de uma pesquisa. A sondagem objetivou conhecer a realidade do trabalho do bimestre aulas de 2024, com a participação de 86% dos alunos do curso. Ao apresentar o resultado da pesquisa, a professora destacou o relevante reconhecimento da dedicação dos educadores, 88,4% de aprovação, e as revelações das diferentes situações psicoemocionais e também o alto nível crítico dos estudantes.

Resultado da pesquisa

Segundo o resultado da pesquisa, na autoavaliação, a maioria dos entrevistados, 71,4,1 %, acreditam ter um bom desempenho, seguido de desempenho regular. Apontaram ainda que a maior dificuldade é o fator emocional, com 37,2% das respostas, seguido da questão financeira, 16.3%, e o peso da rotina, já que muitos estudam em outras escolas e trabalham.

Trabalho para implementação da Meta 17

A Prefeitura de Angra dos Reis criou um grupo de trabalho para implementar a estratégia 17.7 da Meta 17 do Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio de 2015 a 2025. Esta estratégia visa garantir a equiparação salarial dos professores com os demais cargos de nível técnico. O grupo foi estabelecido através do Decreto nº 13.494, como uma resposta à urgência de planejamento e gestão estratégica para a adequação salarial na área da educação.

Secretário

O secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, será o coordenador desta equipe, que contará com representantes de diversas secretarias da Prefeitura, incluindo a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Procuradoria-Geral do Município, Controladoria-Geral do Município, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), CACS FUNDEB, Câmara Municipal e um representante da categoria dos Docentes I da rede pública municipal de ensino.

Deixe um Comentário