Notas & Notas – 14 de setembro de 2018

0

SAMUCA É EXPULSO DO PODEMOS

A direção estadual do Podemos decidiu pela expulsão do partido do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. O anúncio foi por conta da decisão do chefe do Executivo de Volta Redonda em apoiar publicamente nessa semana o candidato ao Governo do Estado, Eduardo Paes, do Democratas. O Podemos tem como candidato a governador, o atual senador Romário.

DANDO SINAIS

Não era novidade que Samuca Silva não estava tendendo para apoiar Romário. Segundo o secretário-geral do Podemos e coordenador de campanha do Romário, Marco San, que fez a expulsão do prefeito, na quarta-feira, a decisão foi política. “O Samuca desde o primeiro momento agiu muito mal. Ensaiou que queria ser candidato a governador e abandonar a prefeitura. Falava no diretório nacional que queria ser governador e pra a gente dizia que apoiaria Romário. Só lamentamos que um cara tão novo ficasse tão velho na política e tão rápido e colocasse no colo os ladrões do estado do Rio”, disse San.

LAMENTÁVEL

Marcos San disse que quando informou a decisão de expulsão de Samuca a Romário, presidente estadual do partido, apenas ouviu a seguinte palavra: Lamentável. Segundo ele, como secretário-geral tomou essa decisão após decisão em conjunto de Rogério Loureiro, presidente Podemos de Volta Redonda e de Gustavo Lopes, coordenador regional do Sul Fluminense. A decisão foi respaldada pelo diretório estadual e ele não espera que Samuca recorra. Para Gustavo Lopes, o Podemos é um partido unido, leal e sério e um dos pontos que precisa ser respeitado é a fidelidade partidária. Até o fechamento desta nota, Samuca Silva não tinha sido localizado pelo A VOZ DA CIDADE para falar sobre sua saída do Podemos. Vale lembrar que ele foi eleito prefeito de Volta Redonda pelo Partido Verde.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Os moradores de Itatiaia com idade mínima de 18 anos, interessados em participar do processo seletivo que preencherá vagas para cursos de Eletricista de Automóveis e de Fundamentos de Eletricidade, realizados gratuitamente pela Firjan Senai Resende, devem confirmar seu cadastro até hoje. O Núcleo de Emprego e Qualificação recebe as inscrições entre 8 e 12 horas e das 3h30min às 17 horas. A iniciativa é uma parceria do Senai com a empresa INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e a Prefeitura, através do Projeto Saber Mais. Para participar do processo é preciso, no mínimo, estar cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental. O NEQ funciona na Avenida dos Expedicionários, nº 575, no Centro. A prova de seleção será realizada nesta sexta-feira, dia 14, no Centro de Qualificação Profissional, na Vila Odete.

ESTÁCIO ABRE VESTIBULAR PARA CURSO DE DIREITO

Quem deseja cursar o ensino superior em Angra dos Reis conta com uma nova oportunidade: o curso de Direito oferecido pela Universidade Estácio de Sá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: http://inscricoes.estacio.br/?cod_agente=34256404. A previsão para o início das aulas é a partir da próxima semana. Segundo a Estácio, por determinação do Ministério da Educação (MEC), as vagas para o curso são limitadas. Outro dado importante é que servidores da Prefeitura de Angra e seus dependentes terão 40% de desconto, devido a um convênio firmado entre o município e a instituição de ensino.

OFICINA PÚBLICA

O auditório da sede da Prefeitura de Pinheiral foi palco da Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento aconteceu na tarde de quarta-feira e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos; do secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, e demais secretários municipais.  A Oficina teve como objetivo a discussão junto a sociedade da etapa de prognóstico (produto 4), do Plano Municipal, que é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). O plano trará as diretrizes e estratégias que o município adotará nos próximos 20 anos para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

FEIRA DE CIÊNCIAS MULTIDISCIPLINAR

O Centro Integrado de Educação Vieira da Silva, em Barra Mansa, realizou na manhã de ontem mais uma edição da Feira de Ciências. O evento, multidisciplinar, envolveu alunos do 6º ao 9º anos da unidade escolar, que abordaram em seus trabalhos temas variados, como a demonstração de um vulcão em erupção, o funcionamento do aparelho digestório, circulatório, digestivo até a extração de DNA (Ácido desoxirribonucléico). A feira contou com a participação da equipe do Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa do município, que na ocasião, abordou sobre a importância da solidariedade ao próximo, que pode se estender ao período pós-morte encefálica, através da doação de órgãos. Paralelo à feira, integrantes do Projeto Afro Saberes encerraram o ciclo de atividades desenvolvidas ao longo da semana.

EM 20 ESCOLAS

A Feira de Ciências está sendo realizada em 20 escolas da rede municipal de ensino, e faz parte da etapa inicial do processo para a seleção de cinco bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A segunda etapa está agendada para o dia 18 de outubro, com a realização da V Mocem (Mostra de Ciências das Escolas Municipais de Barra Mansa), no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (Micinense), que funciona no Ciep Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho, no bairro Vila Maria.  A etapa final acontece dia 8 de novembro, quando serão divulgados os projetos selecionados.

REGULARIZAÇÃO DE EVENTOS

A Prefeitura de Volta Redonda realizou Seminários de Regularização de Eventos nesta semana para esclarecer sobre o Decreto 15.274/2018, que entra em vigor neste mês. O documento normatiza e estabelece procedimentos para a emissão de autorização para a realização de eventos no município. O primeiro encontro, na tarde de terça-feira, dia 11, reuniu representantes das secretarias e autarquias municipais. E na noite de quarta-feira, dia 12, a reunião foi com produtores, associação de moradores, representantes de igrejas, organizadores de eventos em geral. A regularização garante mais estrutura e segurança em competições esportivas, bailes, espetáculos, festas, eventos culturais e religiosos e os de caráter público, ou divertimentos populares de qualquer natureza que promovam concentração de pessoas.

REUNIÃO SOBRE EDIFÍCIO REDONDO

Representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Volta Redonda, além de um engenheiro se reuniram ontem no antigo Restaurante Popular de Volta Redonda, no bairro Aterrado, com os moradores e comerciantes do Edifício Redondo, localizado também no Aterrado, que nesta semana foi interditado pela Defesa Civil. A síndica e a subsíndica do edifico também estiveram presentes. O objetivo do encontro foi definir a desocupação do prédio que está com a estrutura e outras em condições precárias, como na rede elétrica. Entre outros assuntos foi discutido o prazo para a desocupação dos moradores e vendedores.

OUTRO LOCAL

A maioria dos comerciantes do Edifício Redondo, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, que está interditado pela Defesa Civil, garantiu que está a procura de outro local, mas até o prazo a ser determinado eles permanecem no mesmo lugar. Muitos deles também já estão alugando outro espaço para continuar trabalhando. Para os que insistem em continuar no prédio foi apresentado um termo de responsabilidade.

IDOSOS DE ITATIAIA PARTICIPAM DE VIAGEM CULTURAL

Cento e cinquenta pessoas que participam do Centro de Convivência do Idoso (CCI), ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia, retornaram ontem de São Lourenço (MG). Toda a viagem, incluindo a hospedagem e o transporte dos participantes foram oferecidos pela prefeitura. Na localidade, os idosos puderam conhecer pontos turísticos, participaram de um baile especial, etc.

ATENDENDO INDICAÇÃO

O passeio foi em atendimento a indicação n.º 133/2017 da vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (MDB), que solicitou ao Poder Executivo a criação de Programa de Passeio turístico no município para os idosos. Na ocasião, a parlamentar justificou que o Programa tem como objetivo de proporcionar às pessoas idosas, especialmente àquelas que não puderam ou não tiveram condições de conhecer os pontos turísticos mais importantes do município, a oportunidade de realizar esse desejo.  “Esse passeio seria realizado pelo menos duas vezes por mês com a presença de guias. Poderia ainda ser realizado convênio com empresas de ônibus e com outras empresas públicas ou privadas para ajudarem na viabilização do Programa”, argumentou Andréa do Dilino.

UM FATO NA FOTO

Nem o tempo nublado desanimou vendedor de enormes guardas-sol

Um homem carregando um guarda-sol enorme foi à sensação, no início da tarde de quinta-feira, na Avenida Gustavo Jardim, no Centro de Resende. Carregando o grande objeto com a maior dificuldade, o vendedor passava entre os veículos para ganhar um dinheiro extra. Mesmo com o tempo nublado, ele oferecia os sombreiros aos pretensos clientes. Para se deslocar de uma ponta da avenida a outra, o vendedor caminhava pela ciclovia. O registro acima é da repórter do A VOZ DA CIDADE, Cyntia Freitas.

error: Conteúdo protegido !