Notas & Notas – 14 de março de 2020

0

PREFEITURA REFORÇA FROTA DE VEÍCULOS

Foto: Gleisiane Carvalho/PMR


A Prefeitura de Resende renovou a frota de veículos e dois carros do modelo Chevrolet Montana integram o patrimônio municipal. Além disso, a administração municipal também recebeu uma nova retroescavadeira, na manhã desta sexta-feira, dia 13. Os dois carros irão realizar diversos serviços à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, além de atenderem também à Superintendência de Eventos. Já a retroescavadeira será utilizada para a Secretaria de Desenvolvimento Rural para a manutenção das estradas rurais do município. São 78 novas aquisições para atender a toda a população em diversos setores públicos.

 GENERAL MIOTO VISITA AMAN

Foto: Divulgação/Aman


O general de Exército Geraldo Antonio Miotto, comandante militar do Sul, realizou recentemente uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, que constou de uma formatura, uma palestra e  almoço com os cadetes. Em sua palestra, o Gen Miotto apresentou as características e peculiaridades do Comando Militar do Sul (CMS), destacando que este Comando Militar de área é o Braço Forte do Exército Brasileiro devido ao seu poder de combate. Ressaltou também a importância estratégica da região Sul do Brasil, por possuir 14,3% da população do país, pela existência do 2º maior aquífero do mundo na área  da região, por ser responsável por 22% da energia elétrica produzida no Brasil e por possuir 2.517 km de fronteiras com três países vizinhos.

CARRETA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA SARAMPO

Foto: Divulgação/PMR


Resende ampliou a vacinação de moradores contra o sarampo nesta semana, quando a carreta de imunização itinerante de atendimento prestou serviços no Paraíso e Cidade Alegria, nos dias 12 e 13. O horário flexível foi escolhido justamente para contemplar pessoas que trabalham e não podem ir ao posto de saúde durante o dia. A imunização contra o sarampo foi destinada a população de seis meses a 59 anos de idade e para pessoas que estejam com a cobertura atrasada ou ainda não tenha recebido nenhuma dose.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

A 4ª edição do ‘Praia Limpa’ já tem data confirmada em Angra dos Reis. Vai acontecer no dia 21 deste mês, a partir das 8 horas, com concentração na Praia de Itinga. O projeto foi criado por moradores locais e conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Serviço Público, que ajudará no descarte do lixo recolhido pelos participantes.

AJUDANDO O MEIO AMBIENTE

Para participar do Projeto ‘Praia Limpa’ não é necessário realizar inscrição ou algo do tipo. Basta o interessado chegar ao local marcado e começar a ajudar. Para o ano de 2020, a meta é fazer a limpeza e recolhimento das seguintes localidades: Praia do Laboratório, Praia Secreta, Praia do Frade, Praia do Recife, Praia do Bracuhy, Praia da Itinga, Ilha do Jorge, Ilha Cunhambebe e outras regiões. Há quatro anos, um grupo de amigos, ao perceber a grande quantidade de lixo jogado nas praias e os animais que sofriam com a poluição, decidiram criar a ação para conscientizar os moradores e garantir mais segurança para os animais.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO DISTRITO LÍDICE

A Cedae  vai realizar manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água do distrito Lídice, em Rio Claro, na próxima segunda-feira, dia 16. Para realizar o serviço, que terá início às 7 horas e deve ser encerrado até às 17 horas, será necessário interromper o abastecimento do distrito. O abastecimento será retomado logo após a conclusão do reparo, mas pode levar até 48 horas para ser normalizado em alguns locais. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reservação (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a Companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada, e adiem tarefas que exijam grande consumo de água.

META DE VACINAÇÃO NÃO CUMPRIDA

A Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com foco na população de cinco a 19 anos, terminou ontem, dia 13, longe de atingir a meta de vacinar três milhões de pessoas nessa faixa etária. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 156,1 mil pessoas foram vacinadas, desde o início da ação, dia 10 de fevereiro até o dia 12 de março. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério da Saúde enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos estados.

REFORMAS NA ILHA GRANDE

Pensando na melhoria quanto à acessibilidade e à locomoção dos moradores e turistas que visitam a Ilha Grande, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, realizou intervenções na Enseada do Sítio Forte e também na Praia da Tapera. Em um período de três semanas, foram reformadas as passarelas da Ponta da Barra e do Canto, no Sítio Forte. Cada uma possui sete metros de comprimento e um metro e meio de largura.

MELHORIAS NA TAPERA

Já na Tapera, o cais foi reformado por completo. Foram trocadas todas as madeiras da estrutura e as réguas do deck, que mede 22 metros de comprimento e tem dois metros e meio de largura.

ASFALTANDO EM RITMO ACELERADO

A Prefeitura de Volta Redonda segue atuando em ritmo acelerado com o programa ‘Asfalto de Volta’. Nesta sexta-feira, dia 13, as equipes estiveram em diversos pontos da cidade com novas intervenções e dando continuidade a obras de drenagem e asfaltamento. O objetivo é acelerar os trabalhos e melhorar as condições das vias para os motoristas. Um dos locais que recebeu asfaltamento foi o bairro Ponte Alta, onde as equipes atuaram próximo à passarela. Na Vila Santa Cecília, os trabalhos aconteceram na curva em frente ao Hospital do Idoso. O asfaltamento também foi realizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo, próximo ao trevo de acesso ao bairro Santa Cruz, e na Avenida Paulo de Frontin, nas proximidades da descida da ponte Pequetito Amorim.

MAIS TRABALHOS REALIZADO

As equipes também continuaram com ações na Rodovia dos Metalúrgicos, asfaltando próximo ao trevo de acesso à Rodovia Presidente Dutra, e dando prosseguimento às obras de drenagem na Avenida Arlindo Francisco Soares, de acesso da BR-393 ao bairro Santo Agostinho. Essa é a primeira parte da obra, que conta com duas intervenções de drenagem – com colocação de novas tubulações – para evitar acúmulo de água na via e degradação rápida do asfaltamento. Após a obra, será aplicada a nova camada de asfalto.

INTERDIÇÕES DE RUAS NO DOMINGO

Neste domingo, dia 15, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e com apoio da Guarda Municipal, vai interditar duas importantes vias da cidade para acelerar os trabalhos do programa ‘Asfalto de Volta’. No bairro Três Poços, a interdição acontecerá na Avenida Paulo Erlei Abrantes das 7 às 17 horas. No bairro Vila Santa Cecília, a Rua 33 ficará interditada a partir das 7 horas. A previsão é de que a interdição termine às 16 horas. A orientação é para que os motoristas utilizem vias alternativas.

CONSELHO DE TURISMO

Na quinta-feira, dia 12, o auditório da Prefeitura de Pinheiral foi sede de mais uma reunião do Conselho de Turismo do Vale do Café (Citvale). Uma das pautas da reunião foi à apresentação da Imprensa Oficial do Estado para realizar assistência na produção de material turístico da região. O coordenador do setor de Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jorge Luiz Gomes, destacou que essa aproximação com a Imprensa Oficial do Estado será muito importante para a divulgação dos pontos turísticos da região. “Nossa região tem um potencial turístico muito forte, e essa aproximação da Imprensa Oficial do Estado será muito importante para gente colocar esse potencial em materiais de divulgação”, disse Jorge Luiz.

FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS

Acontece neste sábado, dia 14, o I Espaço de Adoção do Lar São Francisco de Assis, onde cachorros e gatos estarão disponíveis para adoção responsável. O movimento é uma proposta da ONG Associação Barrense Amiga dos Animais (Abaa) credenciada pela Prefeitura de Barra do Piraí para gerenciar aquele lar. O Lar São Francisco de Assis fica na Avenida Chequer Elias, nº 4248, no bairro Vila Helena. A Feira de Adoção acontecerá de 8 horas ao meio-dia.

ENTENDENDO O LAR TEMPORÁRIO

O evento contará com o suporte da equipe do Departamento de Bem Estar Animal, que dará o apoio necessário. “É um evento de extrema importância, pois a população precisa compreender claramente que a finalidade do lar temporário não é virar um abrigo, onde se amontoam centenas de animais, sem qualidade de vida. Estamos trabalhando com uma proposta de política pública de promoção e defesa de animais, e não de assistencialismo, que não vai se sustentar em longo prazo”, disse o diretor do departamento, Felipe Carotta.

EVENTO ADIADO

Seguindo orientações de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), foi adiado o evento de amanhã ‘Águas de Marcos’, que seria realizado no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro. De acordo com a direção do parque, ainda não há previsão de uma nova data.

NA INTERNET

O Poder Executivo pode ser obrigado a publicar na internet a lista de espera para procedimentos médicos feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS), como cirurgias, consultas com especialistas e exames de alto custo. É o que propõe o projeto de lei, do deputado Márcio Canella (MDB) e do ex-deputado Waguinho, que foi aprovado, em segunda discussão, pela Alerj na quinta-feira. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

FEIRA DE ARTESANATO

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, promoverá neste sábado, dia 14, a Feira de Artesanato alusivo à Páscoa, na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom. O evento será aberto ao público a partir das 8 horas, seguindo até às 14 horas.

EMPODERADAS AMPLIA ATUAÇÃO

Enfrentamento da violência contra a mulher combatida com empoderamento, informação e esporte. Estes são os lemas do Empoderadas, programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que oferece aulas com técnicas de defesa pessoal feminina. Atualmente, 20 polos estão instalados no estado e atendem, aproximadamente, 1.800 mulheres, entre CIS – Em estudos de gênero, a cisgeneridade é a condição da pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento.

VENDAS DE INGRESSOS SUSPENSA

A Federação e Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) determinou aos clubes que suspendam preventivamente a venda de ingressos para os jogos da 3ª rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, que será disputada neste fim de semana. A Ferj aguarda diretrizes dos órgãos governamentais para decisão final.

FLEXIBILIDADE

A única parte do corpo que necessariamente deve ser muito flexível na prática do Yoga é a mente.  Com o tempo e com a prática, os músculos vão se soltando e você se torna mais flexível que cada corpo tem uma estrutura óssea e muscular própria, exercitar a flexibilidade da mente ajuda muito mais do que forçar a abertura das pernas em um Split. Ter uma mente flexível implica também reconhecer que cada um tem suas próprias limitações. Conhecer e aceitar seu corpo são os primeiros passos para uma excelente prática.

Um Fato na Foto

Cães e gatos da cidade do Aço ganham novos lares

Foto: Gabriel Borges/PMVR

O trabalho do departamento de Bem Estar e Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em Volta Redonda não para. Por meio de denúncias da população, a equipe faz apreensão de animas em situação de risco, cuidam e encaminham para adoção no Espaço de Adoção da SMMA ‘Família Animal’. A próxima ação, que será realizada na Feira Livre de Volta Redonda neste domingo, dia 15m das 9 às 14 horas, também disponibiliza animais captados por entidades que compõem o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, grupos de proteção animal e protetores independentes. No ano passado, 74 animais, sendo 50 caninos e 24 felinos, foram adotados.