Noel de Carvalho se reúne com secretário Estadual do Ambiente para discutir situação de obras

0

SUL FLUMINENSE

O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) se reuniu recentemente com o secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha. O parlamentar levou para discussão a preocupação com a demora da liberação de licenças ambientais para obras na RJ-163 (Penedo/Capelinha) e na RJ-161 afetarem o andamento dos projetos. Além disso, sobre a situação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) que pode dificultar a construção de ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em Resende. Também foram debatidas questões envolvendo a Barragem do Funil, o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) e o fortalecimento da Agência Regional do INEA, em Volta Redonda.

Sobre o licenciamento das obras na RJ-163, já foi aprovado e o da RJ-161 está em andamento. O problema é a demora na emissão do licenciamento ambiental. O secretário se comprometeu com o deputado em fortalecer o Inea de Volta Redonda, com parcerias com outros órgãos para contratação de técnicos para agilizar os processos de licenciamento e melhorar a fiscalização. “A Região das Agulhas Negras é riquíssima em natureza e uma das áreas mais importantes do estado em constante desenvolvimento. Precisamos conciliar essas duas vocações da nossa região para criarmos empregos, atrairmos o turismo e, consequentemente, melhorar a vida dos moradores”, afirmou Noel de Carvalho.

No Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), os proprietários reclamam que tiveram seus terrenos afetados. O secretário disse que conversará com eles. “Isso vai ajudar o desenvolvimento econômico e, principalmente, o turismo ecológico da região, que é a vocação da Região das Agulhas Negras”, afirmou Pampolha.

Sobre a APA citada que pode ser um empecilho para construção da ponte em Resende, fica localizada na altura da Nissan e seria pertencente a ela.

“Precisamos encontrar uma solução satisfatória para esta questão, que está travando o início das obras da ponte que será construída sobre o Rio Paraíba ligando os polos industriais (de Resende e Porto Real), obra que consegui junto ao DER e a Secretaria das Cidades”, disse Noel. A

ponte ligando os polos industriais de Resende e Porto Real foi reivindicação do Cluster Automotivo do Sul Fluminense feita ao deputado em maio quando os executivos do grupo se reuniram com Noel de Carvalho. Além dessa obra, também serão recapeados 14 quilômetros de vias.  “As demandas são uma antiga reivindicação das indústrias da região que finalmente sairão do papel contribuindo para o desenvolvimento da região e, consequentemente, de todo o Estado do Rio”, comemora o deputado.

Deixe um Comentário