Municípios do Sul Fluminense planejam a cobrança do IPTU 2019

2

SUL FLUMINENSE

Os contribuintes do Sul do estado devem ficar atentos aos procedimentos das prefeituras da região quanto aos valores e emissão dos carnês de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2019). O imposto anual é obrigatório e deve ser pago pelo proprietário de imóvel, seja ele domiciliar, industrial ou de serviços. Geralmente, os governos municipais oferecem dois tipos de pagamento: à vista ou parcelado.

O valor arrecadado com o IPTU é utilizado pelas Prefeituras conforme estipula a Constituição Federal, sendo destinados 25% do recurso para a Educação e 15% para a Saúde. O saldo restante é dividido entre outros investimentos definidos pelo governo municipal, como pavimentação e assistência social.

A emissão dos carnês é realizada de forma distinta por cada município. Atualmente, Angra dos Reis realiza a cobrança do IPTU 2019. Desde o dia 10 teve início a distribuição dos carnês via Correios, para o endereço dos proprietários de cada imóvel. São 66 mil carnês remetidos, sendo que os contribuintes podem ainda retirar o documento via internet no site www.angra.rj.gov.br ou no Cadastro Imobiliário, situado na Praça Nilo Peçanha, nº 8, durante horário comercial. Em Angra dos Reis o prazo da cota única com desconto de 10% vence no dia 11 de fevereiro e o parcelamento é de 10 meses. A projeção do governo angrense é arrecadar R$ 62 milhões.

A Secretaria de Fazenda de Resende deve emitir os carnês ainda neste mês de janeiro

Ainda na Região da Costa Verde, a Prefeitura de Paraty informa, por meio da Secretaria de Finanças, que o carnê do IPTU 2019 já está sendo distribuído aos moradores. Os munícipes podem realizar o pagamento em cota única, com 10% de desconto, ou parcelar em 12 vezes sem juros. O vencimento da cota única e da primeira parcela é em 31 de janeiro. As demais, no último dia de cada mês.  Neste ano, os moradores da Zona Rural e Costeira devem retirar o carnê nos Correios. Já os moradores da Zona Urbana vão receber no próprio imóvel. O boleto também está disponível no site da prefeitura, www.prefeituradeparaty.com.br no ícone IPTU. Para ter acesso é preciso o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel, código do contribuinte ou do imóvel ou, ainda, a inscrição imobiliária.

Nas Agulhas Negras, a Prefeitura de Resende pretende realizar ainda em janeiro a emissão dos carnês do IPTU 2019. Os documentos estão em fase de impressão e serão remetidos via Correios para o endereço de cada proprietário. Os procedimentos serão divulgados em breve, mas de antemão é sabido que o valor da cota única terá vencimento no dia 15 de fevereiro, com desconto de 15%. Segundo a Secretaria de Fazenda, o parcelamento será em até 10 meses e caso o contribuinte pague a parcela em dia, terá ainda o desconto de 5%. São 35.702 imóveis cadastrado, 326 a mais que no ano anterior. Será viável, ainda, ao contribuinte emitir a segunda via do IPTU através do site da Prefeitura, no endereço www.resende.rj.gov.br.

Em Itatiaia, a distribuição dos carnês do IPTU 2019 deve ocorrer em março. A cota única terá vencimento no dia 31 do mesmo mês, concedendo desconto de 20% para imóvel residencial e de 15% para imóvel industrial, comercial ou de serviços. Já o parcelamento será em 10 vezes.

CIDADE DO AÇO

Em Volta Redonda o governo trabalha na emissão dos cerca de 110 mil carnês de IPTU, que começa a ser entregue nas casas dos contribuintes na segunda quinzena de fevereiro. O pagamento em cota única será no dia 28 de fevereiro e prevê desconto de 18%, mas haverá ainda outra opção para quitação do imposto em cota única, com desconto de 10%, no dia 29 de março. O contribuinte também pode optar pelo pagamento integral, sem desconto, dividido em seis vezes. A segunda via pode ser retirada no saguão do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, ou no Na Hora, no Retiro. O documento também pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.voltaredonda.rj.gov.br/smf/mod/iptu/ ou pelo acesso rápido ‘IPTU e Taxas’ na página principal do Portal VR. “Caso não concorde com alguma informação, deve comparecer aos guichês 8 e 9 na sede da prefeitura, no Aterrado, para apresentar a reclamação até o dia 29 de março para que seja feita a revisão”, avisou o secretário de Fazenda de Volta Redonda, Fabiano Vieira.

Em Volta Redonda serão emitidos 110 mil carnês do IPTU 2019, segundo dados do governo

Na cidade vizinha de Barra Mansa, a Prefeitura está em fase de planejamento do calendário de cobrança do IPTU 2019, o que deve ser divulgado em breve. A expectativa é que a metodologia seja semelhante à do ano anterior, com carnês sendo remetidos via Correios e segunda via internet. A projeção para este ano é que os boletos sejam remetidos em fevereiro, tendo a cota única vencimento no dia 15 de março.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Fazenda concedeu para o pagamento da cota única o desconto de 30%, e permitiu o parcelamento do imposto em até oito vezes, com desconto de 15%. No ano passado, por exemplo, foram distribuídos 69 mil carnês.

2 Comentários

  1. Recebi cobrança retroativa de IPTU já pago integralmente. Um dos anos, até foi em cota única. Sem nenhuma alteração no imóvel.

    As CIAS elétricas são obrigadas a emitir anualmente, documento de quitação.
    Prefeitura pode fazer reajuste retroativo?

Deixe um Comentário