Mundial de Futevôlei acontece pela primeira vez em São Paulo

0

SÃO PAULO

Pela primeira vez na Capital paulista, as melhores duplas do mundo buscarão o título mundial de futevôlei, nas categorias masculino e feminino. A competição, que acontece entre os dias 14 e 16 de outubro, em Tatuapé/SP, promete grandes confrontos desde o primeiro dia, já que, na fase de grupos, brasileiros e estrangeiros disputam entre si quatro vagas nas semifinais. Entre os brasileiros estão os atuais campeões Hiltinho e Franklin, acompanhados de quatro das melhores equipes à nível nacional. O grupo internacional, Estados Unidos, Itália, Argentina, Israel e Paraguai buscam vaga nas semifinais, mas também manter suas posições no ranking mundial. Os ingressos já estão sendo vendidos na Ticket Sports.

Na competição feminina, representantes de oito estados brasileiros estarão na disputa. Lideradas pelas cariocas Natalia Guitler e Vanessa Tabarez, atuais campeãs, duplas do Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul formaram dois grupos na busca pela vaga nas semifinais. Ainda pouco desenvolvido internacionalmente, a competição na categoria feminina também resultará em um título mundial.

Entre os estreantes, Brisa e Sandrey (BRA 2), formam uma dupla conhecida por grandes jogadas e comemorações extravagantes. Os alagoanos têm marcado presença nas finais nacionais em 2022, e terão sua primeira participação em um Mundial.

“Neste ano, reuniremos 36 atletas profissionais e mais de 150 atletas nas categorias amadoras. Além de investir no futevôlei como negócio e entretenimento, queremos fomentar a criação de novos talentos,” analisa Luiz Gomes, CEO da World Footvolley.

No feminino, Paula e Renata são a grande esperança dos paulistas e terão, além das três medalhistas da última edição, a dupla de Goias, Amanda e Monique, que tem se destacado em 2022, como confrontos diretos. Somando a lista de estreantes, as baianas Liz e Thamara, as gaúchas Emily e May e Tais e Rafaella, representando Minas Gerais, completam a lista. No feminino, a disputa será de alto nível, com experientes atletas, que prometem não medir esforços para maior conquista. A dupla representando MG, Taís e Rafaela, é a mais jovem da competição.

Quanto ao formato, todas as equipes se enfrentarão dentro de seus grupos e as melhores avançam para as semifinais. Todas as partidas são jogadas em até 3 sets de 15, 15 e 11 pontos, respectivamente, com tempo estimado em 35 min cada.

A expectativa é de que o evento paulista receba cerca de 3.500 espectadores e alcance mais de dez milhões de pessoas em transmissões televisivas, streaming e conteúdos no digital.

Participantes (masculino)

Hiltinho e Franklin (BRA1)

Brisa e Sandrey (BRA2)

Rafael e Michel (BRA3)

Bruno e Bruninho (BRA4)

Paraná e Tavinho (BRA5)

Ron e Maor (ISR)

Tadeo e Juan (ARG)

Plentz e Dener (EUA)

Iacopucci e Faccini (ITA)

Steban e Chorei (PAR)

Participantes (feminino)

Natalia / Vanessa (RJ)

Lane / Ray (ES)

Lana / Josy (DF)

Paula / Sabrina (SP)

Liz / Thamara (BA)

Amanda / Bianca (GO)

Emily / Mayara (RS)

Rafaela / Tais (MG)