Morre o ex-vereador de Volta Redonda, José Garcia, aos 91 anos  

0

Foi sepultado na tarde desta terça-feira, 25, no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda, o corpo do ex-vereador José Garcia. Garcia, que tinha 91 anos, morreu na tarde de segunda-feira, no Hospital das Clínicas, antigo Vita, onde estava internado desde o último domingo, 23. Ele deixou a esposa Marisa de Assis Garcia, de 81 anos, cinco filhos, onze netos e seis bisnetos.

O corpo de ex-vereador foi velado no Plenário da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, durante a noite de segunda-feira até ontem à tarde quando ocorreu o sepultamento. José Garcia foi vereador entre 1989 e 1991 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Durante o velório várias personalidades da política local passaram pelo Legislativo, falaram sobre o ex-vereador e cumprimentaram os familiares, entre elas o ex-vereador Macaia, a secretária Municipal de Cultura, Aline Marah Ribeiro, o Diácono da Igreja Católica, Lázaro Correa Mattos, Evaldo Pontes do Grupo Fé e Política, entre outros. Na sessão da Câmara de segunda-feira, houve um minuto de silêncio em intenção da alma do ex-vereador.

DEPOIMENTO DAS NETAS

Um das netas do ex-vereador, Mariana Garcia, falou ao A VOZ DA CIDADE que ele morava no bairro Conforto e que desde maio quando fez uma angioplastia na perna esquerda seu estado de saúde só foi piorando. Ainda de acordo com Mariana, e foi há três semanas que o quadro dele piorou com a insuficiência renal. “Mesmo assim, no último domingo, ele convocou a família toda para comemorar o aniversário de 81 anos da minha avó. Durante o almoço ele passou mal, se internou no Hospital das Clínicas, onde na segunda-feira deu duas paradas cardíacas e a tarde faleceu”, contou Mariana.

A outra neta do ex-vereador, Adriane Garcia de Oliveira, também fez questão de falar sobre o avó. Disse que era uma pessoa alegre, sorridente e muito cheia de vida. Em relação à política, ela disse que ele nunca deixou de atuar. Lembrou que não tão atuante como antes, mas sempre estava ligado na política. Maria Luiza Garcia Leal, outra neta, falou sobre a homenagem que ele recebeu em julho no Memorial Zumbi, o Prêmio Dandara Zumbi dos Palmares em reconhecimento às personalidades negras da cidade. Disse que para ele foi um momento muito gratificante.

PESSOA GUERREIRA E COERENTE

O coordenador do Movimento pela Ética na Política (MEP), José Maria da Silva, o Zezinho, também esteve no velório do ex-vereador onde conversou com familiares, amigos e autoridades diversas. Disse que se tratava de uma pessoa guerreira que sempre buscou seus ideais com trabalho e muita luta. Em seu perfil no facebook, Zezinho destacou que José Garcia morreu deixando um legado de coerência e humildade. “Peço licença aos familiares e amigos do Sr. José Garcia, posto aqui minhas condolências e solidariedade diante da sua páscoa definitiva. Sr. Garcia, militante social, ex-vereador em Volta Redonda (PT) entre 1989 a 1991”. Disse que Garcia sempre lutou com muita humildade e serenidade.