Moradores fazem mutirão de limpeza no Rio das Pedras, neste sábado, em Penedo

0

ITATIAIA

Um grupo de moradores de Penedo uniram forças e realizam neste sábado, dia 25, uma ação simbólica para limpeza do Ribeirão das Pedras ou Rio das Pedras, como também é conhecido, um dos cartões postais do município. A ação, que acontece no Dia Mundial dos Rios, visa também a conscientização das pessoas para não jogarem lixo no rio que corta todo o bairro e é a principal fonte de abastecimento de água do local.

Organizadores contam que é comum encontrar vários tipos de lixo nas margens e até dentro do rio-Divulgação

Com o slogan “No dia dos Rios, Jogue limpo com o das Pedras” os organizadores estão mobilizando voluntários para recolherem resíduos deixados as margens e até dentro do Rio das Pedras, que nasce no alto do Parque Nacional do Itatiaia. A ideia também é de chamar a atenção da comunidade, turistas e autoridades para o crescente acúmulo de lixo que é visto no ribeirão, principalmente nos finais de semana, quando a região recebe muitos visitantes. “A ação de limpeza surgiu após a discussão de um grupo de moradores no WhatsApp sobre a crescente quantidade de lixo deixada as margens e até nas águas do Ribeirão das Pedras. A partir daí o grupo se uniu e elaborou a ação no Dia Mundial dos Rios não só para recolher os resíduos de um trecho do Ribeirão das Pedras como também conscientizar a população sobre a importância de preservação do rio que abastece Penedo”, disse Aime Virkki moradora do bairro. Ela também conta que é comum encontrar todo tipo de lixo no ribeirão, como garrafas Pet e de vidro, sacolas e copos plásticos e até lixo verde. “São vários os tipos de resíduos encontrados no rio, principalmente na região mais próxima das cachoeiras”, completa.

O fotógrafo Pedro Luz, outro morador de Penedo, disse que a ação é legítima. “A água é nossa vida e a gente precisa dela para viver. As pessoas ficam pensando que o Rio das Pedras é só ponto turístico, só beleza natural, mas não. É necessidade de vida nossa, dos animais e das plantas. Toda esta mobilização começou com um grupo de pessoas reclamando da situação do lixo no rio. Após questionamento, resolveram tomar uma atitude para limpeza do ribeirão e ainda conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, comentou.

A mobilização dos moradores acontece a partir das 8h30min com concentração será nas Três Cachoeiras. “Pedimos que as pessoas que compareçam de luvas, roupas leves, boné e sapato confortável que possa molhar. A ideia é recolher os resíduos nas margens e até dentro do rio, quem tiver mais habilidade. Queremos limpar as Três Cachoeiras, as Três Bacias e até a Cachoeira de Deus”, informou a equipe de organizadores.

Foi criado um formulário de presença, não obrigatório para os interessados, que pode ser acessado pelo link, https://forms.gle/F1SYCzJsQcQw6Bqc7

error: Conteúdo protegido !