Moradores do Santa Cruz vão ao Legislativo manifestar contra fim de atendimento 24 horas em posto de saúde

0

VOLTA REDONDA

Moradores do bairro Santa Cruz estiveram na terça-feira, dia 11, na Câmara de Vereadores a fim de manifestar contra o fechamento da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, única da cidade com funcionamento de emergência e urgência 24 horas. Recentemente, membros do Conselho Gestor do Posto de Saúde do Santo Cruz, estiveram na porta do Palácio 17 de Julho para o mesmo motivo. Desta vez, o objetivo dos usuários foi pedir ajuda dos vereadores para que a unidade continue atendendo 24 horas.

A representante do Conselho Gestor de saúde, Dislene Maia de Oliveira, contou que a população local está na luta desde quando foi informada que a unidade não atenderia mais 24 horas. “Isso não é justo com o nosso bairro, pois a população é grande e estamos longe de tudo. Com essa unidade funcionando 24 horas como sempre foi, é melhor para todos nós. Não tem motivo para esse serviço acabar”, disse Dislene.

Os manifestantes lembraram que estão buscando ajuda de tidos os lados. Além da Câmara de Vereadores e prefeitura, já enviaram ao Ministério Público um abaixo assinado com mais de três mil assinaturas e um relato sobre o fechamento do atendimento 24 horas do Posto de Saúde do bairro.

OBRA GERAL

Vale lembrar que a unidade está em obra geral e o atendimento está acontecendo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nas proximidades. O local vem sendo adaptada para fazer o atendimento aos pacientes e a mudança deve ocorrer em breve e irá atender até a reforma encerrar.

Aos vereadores, os moradores lembraram que a Unidade de Saúde do Santa Cruz é uma unidade da rede de Atenção Básica e também presta serviço de pronto atendimento 24 horas com urgência e emergência. Por isso, o atendimento tem que prosseguir.

A unidade de Saúde sempre funcionou de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas, com a emergência atuando 24 horas. Além de atender moradores do Santa Cruz, também recebe a população dos bairros Santa Rita do Zarur, Voldac, Ingá 1 e 2 e outras localidades próximas