ESTADO/BARRA MANSA
Um fenômeno raro passou por várias cidades do país, inclusive em Barra Mansa, durante a noite desta segunda-feira, dia 19. Astrônomos descartaram que o que foi visto no céu seja um tipo de lixo espacial, mas sim um meteoro brilhante conhecido como ‘bólido’, ou estrela cadente, que explode ao atravessar a atmosfera da terra.
A moradora de Barra Mansa, Lucimar Emídio, estava caminhando no bairro Saudade com a filha quando as duas viram uma luz verde e vermelha no céu. “Fiquei encantada com o que vi. Na hora não consegui identificar o que era, mas depois descobrimos que se tratava de um fenômeno raro. Me senti privilegiada em poder vê-lo”, disse.
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o fenômeno durou cerca de 30 segundos. Os pesquisadores calculam que ele percorreu mais de 400 quilômetros a uma velocidade de 53 mil quilômetros por hora. O fenômeno foi visto em Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.
Nas redes sociais do A VOZ DA CIDADES, leitores relatam terem avistado o obejto também nas cidades de Volta Redonda e Porto Real.