Mais dois postos de identificação civil do Detran.RJ são abertos em maternidades

0

RIO DE JANEIRO

Para atender os recém-nascidos com um serviço especial, o Detran.RJ inaugurou mais duas unidades de Identificação Civil em maternidades públicas. Nesta quinta-feira, dia 29, o departamento iniciou as emissões do documento no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. Na última terça-feira, dia 27, já tinha aberto um posto no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

Ao todo já são 11 postos de emissão de carteiras de identidade para bebês em unidades de saúde de todo o Estado do Rio de Janeiro.
No local, é possível obter o primeiro documento de identidade dos bebês, garantindo assim, a cidadania dos recém-nascidos. Os postos funcionam junto ao setor de cartórios, no qual são emitidas as certidões de nascimento. Segundo o presidente do órgão, Adolfo Konder, o trabalho de identificação civil nas unidades de saúde é desenvolvido pelo Detran.RJ, em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, e prefeituras. “Entendemos que o serviço do Detran precisa ser eficiente desde a ponta. Por isso, só neste ano, abrimos 11 novas unidades de identificação civil para os recém-nascidos. Lá, os pais já conseguem tirar o documento de seu bebê, facilitando a cidadania das crianças”, explicou Konder.
O serviço é primordial para combater o problema do sub-registro civil, já que o recém-nascido sai com o registro de identificação do local. Já foram feitos mais de 3.400 identidades para os bebês.

Deixe um Comentário